Como Compor Um Jardim de Vasos

Ter um jardim é o desejo de muitas pessoas, ter aquele contato diário com a natureza, cuidar das plantas e através das suas mãos, ter o prazer de ver aquelas espécies vegetais se desenvolverem e transbordarem beleza e vida ao ambiente.

No entanto, para ter um jardim, não é necessário morar apenas em casa como a grande maioria das pessoas imaginam. As pessoas que vivem em apartamento também podem ter o seu jardim, bastando usar de criatividade e realizando um bom aproveitamento dos espaços.

Uma alternativa para quem tem pouco espaço em sua residência é fazer um jardim de vasos. Essa possibilidade pode explorar os espaços tanto no chão como na parte da alta da casa, criando uma espécie de jardim suspenso. No entanto é necessário cuidado, para não termos vários vasos jogados e espalhados pela casa.

Os vasos jogados e espalhados pelo chão podem passar para as demais pessoas um aspecto de desorganização e desleixo, por isso é importante que os vasos sejam bem cuidados, estejam limpos e transmitam um aspecto agradável e harmônico.

Por isso, para quem pretende montar um jardim de vasos em sua residência é importante pensar em algumas questões como:

a)      Quais são os tipos de vasos (barro, concreto, plásticos e outros materiais) que serão utilizados para compor o seu jardim?

b)     Qual o estilo que pretende ser dado ao jardim?

A Jardinagem em Vasos

A jardinagem em vasos é um dos tipos de jardinagem mais versáteis que existem, pois o cultivo de plantas em vasos permite diversas situações para a composição do jardim, inclusive em locais que não existe nem mesmo quintal, solo e grandes espaços disponíveis como os apartamentos. A jardinagem em vasos pode ser feitas em locais como terraços, em um balcão, em áreas de concreto e outros locais.

A jardinagem em vasos é uma grande alternativa para as pessoas que desejam cultivar um jardim, mas limitadas pelos espaços cada vez mais raros das construções modernas, não podem cultivar o seu jardim direto no solo.

Uma grande vantagem da jardinagem em vasos é que as plantas irão ficar nos locais desejados por você, compondo decorações de ambientes, contudo é necessário cuidado para respeitar as características da espécie vegetal cultivada (ventilação, luminosidade e etc.).

Na jardinagem em vasos é importante que os vasos utilizados tenham a capacidade de reter a terra e capacidade de escoar a água usada na irrigação. Essas características são de grande importância, pois as plantas se desenvolvem com mais rapidez quando cultivada em locais com grande quantidade de terra, pois o solo terá uma maior quantidade de nutrientes, e o nível de temperatura e de umidade irão oscilar menos.

Um dos problemas causados pelo cultivo de plantas em vasos é que as plantas possuem maiores possibilidades de sofrer com superaquecimento e secas quando são cultivadas em pequenos vasos com pouca quantidade de terra.

É importante que a planta e o vaso criem um conjunto capaz de trazer vida e beleza ao ambiente.

Criando Um Jardim de Vasos

Para compor ou criar um jardim de vasos é interessante que a pessoa interessada defina os vasos a serem usados e se eles serão partes de decoração. Outra escolha a ser feitas é com relação às espécies vegetais que serão cultivadas e o local onde elas irão ficar.

Com relação às plantas que serão cultivadas, os especialistas indicam as seguintes espécies vegetais: samambaias, crótons, Artemísia, heras, cultivo de flores (lírios, crisântemos, flor de cone, lavanda e etc.), gerânios perfumados, rabo de gato e outras plantas com características ornamentais.

No entanto, é a pessoa que vai escolher as espécies vegetais a serem cultivadas em seu jardim, e é importante ter ciência que cada jardim é único e a composição será de acordo com o gosto pessoal do interessado em criar um jardim. O importante é que crie uma combinação de plantas harmônica e que traga vida e beleza ao local.

Outro fator a ser levado em consideração na composição do jardim é o local onde o vaso será colocado, pois é importante verificar a questão da luminosidade que a espécie vegetal cultivada possa receber para se manter bonita e saudável.

Também são fatores importantes a serem levados em conta é a irrigação e a adubação para manter a planta sempre vistosa.

Dicas Para Compor Um Jardim de Vasos

Segue abaixo algumas dicas para auxiliar na composição de um belo jardim de vasos:

  • Procure escolher vasos que tenham uma boa capacidade de drenagem. É interessante fazer uma pequena camada de pedriscos ou areia grossa para fechar os furos existentes no vaso para drenagem. É recomendado que seja colocado uma bandeja embaixo do vaso para conter o excesso de água que escorra e acabe não sujando o local onde você cultiva suas plantas com lama;
  • Para evitar o surgimento de pragas e doenças é interessante que os vasos sejam esterilizados, com a aplicação de uma solução de água sanitária antes de colocar as plantas para serem cultivadas. Essa atitude é importante para o reaproveitamento de vasos e no momento de transplante de plantas;
  • Procure cultivar plantas apropriadas para cada estação do ano, pois desta maneira o seu jardim irá sempre transmitir vida e cor ao ambiente;

Cuidados A Serem Tomados No Cultivo de Plantas em Vasos

As plantas cultivadas em vasos exigem poucos cuidados de manutenção e que exigem pouco tempo da pessoa que cultiva as plantas, no entanto, é necessário que sejam despendidas uma série de atenções diariamente para que as suas plantas cultivadas em vasos sejam mantidas bonitas, saudáveis e bem desenvolvidas.

Segue abaixo algumas dicas de cuidados a serem tomados com as plantas quando cultivadas em vasos:

  • É necessário verificar a umidade da terra diariamente. Quando a temperatura estiver mais alta, com o tempo seco e com muito vento, é necessário verificar a umidade 02 (duas) vezes ao dia (pela manhã e a noite). Para verificar a umidade basta esfregar o dedo no solo e sentir se o mesmo se encontra molhado ou não. É interessante que a rega seja feita antes do solo secar, e é importante tomar cuidado para não encharcar o solo;
  •  Faça a remoção das folhas e flores mortas, esta atitude ajuda a manter o vigor e uma floração mais bonita e abundante;
  • Verifique se existe algum sinal de pragas, insetos e doenças para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível;
  • Quinzenalmente coloque uma pequena solução de fertilizante na água que irá regar as suas plantas. o crescimento das plantas está associado ao uso de fertilizantes de liberação;
  • Caso você utilize vasos de plástico e de argila na garagem antes que chegue o inverno para evitar que estes rachem ou quebrem quando o tempo ficar mais frio;
  • Procure utilizar vasos que possuam sistema de irrigação para manter a planta com a umidade necessária. Esses vasos possuem uma espécie de reservatório que fica conectado ao vaso por uma espécie de corda, que puxa a água do reservatório conforme a terra vá ficando seca;

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vasos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *