Arranjos Com Galhos Secos

Em determinada época do ano, as folhas da árvore caem e junto com elas alguns galhos. Se você tiver “sorte” terá perto da sua casa um amontoado de galhos e ao invés de recolher e jogar no lixo dá para reutilizá-los. Sim, com criatividade dá para fazer arranjos com galhos secos, que ficam lindos e são ótimos para usar na decoração da casa.

Você pode fazer vários tipos de arranjos com galhos secos, a nossa primeira dica é usá-los para fazer uma “árvore da gratidão”. Aprenda como!

Comece Fazendo Um Vaso Para Sua Árvore Da Gratidão

Passo a passo:

1- Pegue um tubo de papelão e corte ao meio. O ideal é que você tenha um tubo de papelão com a altura de 30 centímetros. Nem muito mais que isso e nem muito menos.

2- O segundo passo é recortar um círculo de papelão (paraná) usando como medida a base do tubo de papelão e depois é só colar. Cole o círculo no fundo do tubo de papelão.

3- Depois de bem seco é hora de usar um rolo de barbante para a decoração. Passe o barbante em toda a volta do tubo de papelão.

Fazendo As Flores Usando Papel De Seda

1- Pegue papel de seda na sua cor preferida e recorte vários quadrados do mesmo tamanho.

2- Em cada um dos quadrados desenhe uma flor de 4 pétalas e depois recorte cada uma delas.

3- Use cola de papel, passe na primeira flor e depois vá colocando uma a uma. Coloque as flores intercalando a posição para ficar ainda mais bonita a sua árvore.

4- Passe cola no meio e coloque mais flores formando uma espécie de funil e pronto, as flores estão prontas.

Criando O Arranjo Com Galhos Secos

Agora que você tem as flores e o vaso pronto é hora de utilizar os galhos secos. No seu vaso espete os galhos secos, entre 2 ou 3, para ficar mais firme, o ideal é encher o tubo com areia.

Você pode usar os galhos secos na cor natural, que não vai ser alterada com o tempo, ou se preferir pode usar spray da tonalidade que mais gosta e aplicar neles e esperar secar para usá-los.

Para colar as folhas de papel de seda que foram feitas nos galhos secos será necessário usar cola quente.

Arranjos Com Galhos Secos: O Que Fazer

  • Vamos deixar a parede de casa mais bonita e com personalidade. Nada de fotos, quadros, poster ou qualquer coisa do gênero, inove a parede fazendo um móbile de parede com fotos. Porém, você vai fazer esse enfeite com galhos secos. É bem simples, basta usar os galhos como apoio para pendurar as folhas, para ficar bem rústico use corda ou outro material parecido.

  • Uma segunda dica para usar galhos secos na decoração fazendo arranjos é utilizando um único e usando bolas de papel dobradas e podem ser incrementadas com acessórios. Como se fosse um objeto decorativo pendurado na janela.

  • Também dá para usar os galhos secos para fazer um porta-chaves que parece mais uma escultura. Use tinta, pincel, fita adesiva e marque listras, você vai precisar de parafusos para colocar no galho escolhido, tipo parafuso para prender na parede. Nada mais, o objeto é rústico e basta isso para ficar pronto para colocar no lugar que você achar melhor.

Aprenda A Fazer Enfeites Usando Galhos Secos

Materiais necessários: musgo, arame, papel, pincel, retalhos de tecido, tesoura, cola para tecido, alicate e lápis.

Como fazer:

1- Use o lápis e papel para fazer o molde. Faça o desenho de folhas e em seguida, recorte uma a uma, segundo o contorno do desenho. Esse molde servirá para cortar o tecido.

2- Pegue o molde, coloque sobre o tecido e recorte, se preferir, marque com o lápis o avesso do molde. Em seguida, cole dois pedaços de tecido em um arame, deixe que o fio ultrapasse o comprimento das folhas de pano. Para terminar, use um cabo para mantê-lo.

3- Use um pincel para espalhar a cola e depois enrole o arame nos galhos secos.

4- Use o musgo para montar o vaso, num recipiente coloque os galhos.

Aprenda A Secar Galhos

Caso não tenha galhos secos, o jeito será secá-los, afinal de contas tem muita coisa legal de artesanato que dá para fazer com esse material. A variedade de formas, tonalidades e tamanhos faz dos galhos secos uma ótima opção para trabalhos manuais. A dica de quem está acostumado a fazer artesanato com esse material é que primeiro se pensa no projeto e depois sai em busca do tipo de galho seco que vai atendê-lo. Caso não encontre os galhos secos, aprenda a secá-los. O nível desse trabalho é fácil.

1- O primeiro passo é escolher os galhos da forma e do tamanho que serão necessários para o seu projeto. Também é possível pegar galhos de qualquer tamanho e depois cortá-los da medida que é necessário para o seu projeto. Pode ser até mais fácil do que buscá-los do tamanho certo.

2- Para cortar os galhos é necessário usar um cortador bem afiado e depois disso, forme um ramo.

3- Crie pequenos ramos, pode usar barbante para juntá-los.

4- Depois para fazer com que os galhos sequem é necessário deixá-los em uma área bem arejada e seca. Coloque no sol, porém, neste caso, fique atento, se chover retire, os galhos não podem molhar.

5- O tempo que eles devem ficar secando varia de acordo com a umidade dos galhos e o tamanho. Mais ou menos podemos dizer que o tempo de secagem de galhos, se forem finos, dura entre uma ou duas semanas. Quanto mais grosso, mais semanas e quando eles estão com muita umidade, a secagem podem demorar 2 meses.

6- Para ter certeza de que os galhos estão prontos para trabalhar é só tentar quebrar um e verificar se estão flexíveis. Se eles tiverem é porque ainda não estão secos por completo. Se ele estiver seco basta uma leve pressão e ele vai quebrar.

Depois é só entrar de cabeça e fazer o seu projeto acontecer.

Novas modas em matéria de artesanato decorativo são os arranjos com galhos secos. Com pouco trabalho os consumidores pode ter uma peça bastante singular em matéria de decoração, deixando a casa mais criativa e viva com a presença da espécie natural. Muitos vendedores estão ganhando rios de dinheiro fabricando e comercializando este tipo de obra de arte.

Aproveite os galhos dos pés das árvores localizadas no seu quintal ou vizinhança. Reaproveita arranjos velhos e faça esta arte você mesmo. Além de ser muito mais barato, também dá mais orgulho se tratando de uma peça feita pessoalmente.

No entanto, não se esqueça de colocar os galhos no sol para que fiquem completamente secos. Outra dica é passar verniz e toda a estrutura, fazendo com que o arranjo dure por maior período de tempo.

Reaproveite os galhos secos da sua árvore para fazer arte e colaborar de forma direta com o desenvolvimento sustentável.


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *