Enfeites para Deixar o Jardim Mais Aconchegante

Ter um jardim em casa já é algo muito agradável, agora imaginem quando esse jardim é muito cuidado desde as plantas até os simples detalhes na decoração? Já foi comprovado que as plantas nos trazem um bem estar incrível e fazem bem para a nossa saúde e não precisam estar entre as plantas medicinais para que isso seja possível. Cuidar de um espaço com plantas nos faz relaxar e evitar o estresse além de ajudar a preserva algumas espécies de flores e ervas que podem entrar em extinção. Saber decorar um jardim é tão importante como saber decorar a sua casa. Você pode até manter no seu quintal um plantio de suas mudas preferidas, porém elas não surtirão o mesmo efeito visual se estiverem em um ambiente com uma cor especial, enfeites especiais, etc. E o mais legal de tudo, é que você não precisa gastar muito para que isso aconteça, podendo ter um lindo jardim com detalhes diferentes e chamar muito atenção. Então vamos aqui, compartilhar algumas boas dicas sobre como você pode decorar o seu jardim para que ele fique além de mais bonito, mais confortável.  Se você quer fazer tudo isso sem gastar muito, ainda vamos dar a opção de você reciclar ou baratear seus custos. O que acha? Confira então.

Espaço

Você não precisa de muito espaço para ter um jardim bonito e confortável, assim como você pode montar um jardim em qualquer lugar, desde que tenha estrutura para isso. Então vamos começar entendo mais sobre como deixar seu jardim confortável, a partir do principal: o espaço que ele vai ocupar. Você tem que utilizar duas proporções: espaço e quantidade de planta. Vamos entender. Parta sempre do princípio de que você tem que ter espaço para acomodar suas plantas, percorrer pelo seu jardim e quem sabe colocar algum móvel decorativo. Não adianta você ter um espaço imenso e não querer variar nas espécies que cultiva, assim como também não é conveniente você ter alguns poucos metros e querer colocar inúmeras mudas. Faça sempre uma equivalência entre os dois deixando seu jardim com a quantidade suficiente de plantas para se movimentar e admirá-lo sem parecer que elas estão todas entulhadas. Isso tanto fica desagradável visualmente como atrapalha o crescimento das suas plantas já que elas precisam de ar e espaço para se desenvolver perfeitamente.

Aromas

Saber escolher as plantas certas faz toda a diferença. Claro que existem as espécies que mais gostamos e queremos cultivar, mas existem aquelas que dão um toque todo especial. Imagina você montar o seu jardim em um espaço aberto próximo à cozinha ou sua sala de estar e ter aquele aroma delicioso das rosas e das ervas durante todo o seu dia? Maravilhoso não é? Plantas como o Tomilho, a Sálvia, a Hortelã e o Manjericão, são fáceis de serem cultivados e exalam um cheiro muito agradável no ambiente. Com certeza, fazendo essa harmonia de aromas, seu jardim vai trazer muito mais conforto para as suas visitas e para você mesmo.

Aromas

Aromas

Móveis

Saber escolher os móveis do seu jardim fazem toda a diferença. Esqueça aquela história de aproveitar garrafas pet sem estilização alguma. Isso vai fazer com que seu espaço pareça mais enfadonho e sem vida. Pra começar, jogue uma cor nas paredes. Sim! Jardins são locais alegres e devem transmitir isso. Cores como verde, amarelo, vermelho, entre outras cores mais vivas, vão dar mais luminosidade ao local e a impressão de mais espaço. Voltemos à questão espaço x quantidade de plantas cultivadas. Se você tem apenas uma varandinha ou um quintalzinho pequeno, opte por plantas menores e combine com uma mesinha de madeira ou até mesmo em alvenaria. Prefira as pedrinhas decorativas a gramas, por questões de custo e cuidado. As pedrinhas só precisam de manutenção quanto à limpeza e lavagem, já as gramas são plantas e precisam ser mantidas como tal. Uma outra vantagem de utilizar pedrinhas no solo, é que você fica livre sobre a circulação de pessoas e até mesmo de brinquedos caso tenha crianças em casa.

Móveis

Móveis

Para vasinhos, existem destes que você comprar por menos de 5 reais em supermercados e são graciosos demais. Caso queira ainda utilizar garrafas velhas de refrigerante, use e abuse da imaginação. Pinte-as e faça desenhos à mão. Dessa forma elas podem inclusive serem utilizadas como arranjo de mesa. Mescle plantas naturais com plantas artificiais, isso sempre dá um efeito maravilhoso no seu jardim. Não se esqueça de investir nas cores e iluminação. Se o seu jardim estiver em um local totalmente aberto, pequenas luzes decorativas que podem ser acopladas a parede fazem um efeito incrível e sabendo utilizar as cores certas, seu ambiente ficará ainda mais bonito. Não esqueça também de antes de comprar móveis decorativos, analisar se aquele móvel antigo que está no canto da sala sem graça e sem utilidade, recebendo uma bela mão de tinta e uma decoração artesanal não ficaria lindo no seu jardim.

Jardim de Inverno

Essa é uma ótima alternativa para quem mora em apartamento ou casa com pouco espaço e não quer deixar de ter o seu jardim. Ter um jardim de inverno em casa tem várias vantagens, mas tem uma grande desvantagem também, pois ao contrário de jardins abertos, estes são somente para efeito decorativo. Claro que existem casos de jardins de inverno com móveis decorativos, porém você precisará de um espaço muito grande, o que geralmente não é tão comum.

A ideia de montar um jardim desse estilo e até o seu nome, vieram de países onde a incidência de neve era muito grande durante o ano inteiro e não tinha como cultivar plantas fora de casa. Como não é o caso do nosso país, que tem um clima bem tropical, utilizamos o jardim de inverno para dar um charme a mais no nosso lar e deixá-lo mais aconchegante. Para montar seu jardim de inverno, você precisará de um local onde haja a incidência de luz do sol e ao mesmo tempo seja protegido contra a ação direta do mesmo, já que você não terá como mover suas plantas como acontece com jardins habituais. Utilize pedrinhas decorativas, assim como mescle plantas naturais com artificiais. A ideia de utilizar plantas com aroma é perfeita. Plantas coloridas também são ótimas opções de decoração para o seu jardim de inverno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei do site, so nao vi o nome das flores do jardim de inverno.

    luiza castro 12 de fevereiro de 2014 14:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *