Calendário Completo de Cuidado Com as Plantas

Existem plantas que precisam de cuidados em todas as épocas do ano. Mas também tem aquelas que exigem cuidados específicos para cada época do ano. É por isso que muita gente que possui jardim e uma imensidão de plantas  ou até mesmo para aqueles que cultivam apenas uma espécie, devem ter um calendário para saber quando realizar os cuidados necessários. Neste artigo, você vai saber o que fazer com as suas plantas em cada época do ano, incluindo todas as estações!

Calendário Completo de Cuidado Com as Plantas

Calendário Completo de Cuidado Com as Plantas

Calendário

1. Inverno

  • – Podar arbustos caducifólios no fim de dormência das gemas
  • -Podar trepadeiras que não estiverem floridas: dar forma à elas, tirar os galhos secos e improdutivos.
  • – Regiões mais quentes no inverno: Podar galho secos, cortar buxinhos semanalmente, podar galhos improdutivos e os que estão fora da copa
  • – Limpeza e Adubação: Hora de limpar o jardim por inteiro e ir removendo os galhos secos da estação anterior, não importando o clima de cada país ou estado.
  • – Realização de adubação orgânica ou mineral dependendo da espécie. As orquídeas, por exemplo, exigem a adubação orgânica enquanto que as espécies que florescerão na primavera necessitam da adubação mineral. As herbáceas exigem uma adubação animal que também poderá ser feita no inverno

Os Especialistas Dão Dicas de Como Adubar Certas Espécies Bastante Comuns em Jardins:

“Limpeza das herbáceas entouceiradas, como as estrelitzias e moréias que devem ser limpas das folhas secas e amareladas e arejar a touceira, retirando algumas folhas internas para entrar mais ar e luz. Adubar a seguir com adubo animal de curral curtido misturado a composto orgânico em partes iguais, colocando ao redor da touceira. Adicionar 50 gramas por planta de adubo granulado formulação 4-14-8 por planta na mistura colocada na terra. Adubação dos arbustos podados, com adubo animal de curral curtido, misturado com composto orgânico em partes iguais, acrescentando adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas/muda . Regar bem a seguir”.

  • – Plantar árvores e arbustos que possuem floração
  • – Renovação de canteiros
  • – Cuidar dos gramados

Segundo os especialistas, o gramado não para de crescer no inverno: “o crescimento da grama diminui bastante a velocidade de recuperação após o corte. No final do inverno estará reiniciando seu crescimento então é hora de realizar uma série de tarefas para ter um gramado bonito.”

  • -Aparar a grama, reparando buracos e imperfeições para ter um visual perfeito

Os Especialistas Dão Dicas de Como Cuidar da sua Grama na Época Mais Fria do Mundo:

“Caso o solo do gramado estiver muito compactado, perfurá-lo com o garfo de jardim para arejar e colocar camada bem fina de areia de construção, regando bem a seguir. A areia formará uma camada sob a grama permitindo a passagem do ar no solo. Adubar com uréia (45% N), cerca de 100 gramas/m²”

2. Primavera

  • – Podas de arbustos, dando a forma necessária aos mesmos
  • – Adubação e limpeza de orquídeas que vão florescer no verão

Segundo Especialistas: “Adubação entre setembro e outubro com adubo granulado formulação NPK 10-10-10, para que a grama receba nutrientes completos.”

  •  – Retirada de inços das gramas
  •  – Observar a presença de pragas: pulgões e cochonilhas

Para Tratar Este Tipo de Praga, os Profissionais Aconselham: “Caso observar a presença destes insetos, borrifar com solução de óleo de nim dissolvido na água, três aplicações intercaladas de dois dias.”

  •  – Plantio de arbustos e herbáceas e trocas de plantas em vasos

Os especialistas aconselham : “Para as plantas que estejam muito grandes para o recipiente e para aquelas que estão há mais de dois anos no mesmo vaso. Os nutrientes já foram consumidos, é hora de renovação do substrato. Não se esquecer de regar a seguir e deixar em cultivo protegido. Para regiões mais quentes, é hora de colocar no canteiro as celosiaslobélias, zínias.”

2. Primavera

2. Primavera

 

3. Verão

  •  – Hora de aparar a grama, cortar ramos e ervas daninhas
  • – Dar forma aos novos arbustos
  • – Cortar flores fenecidas
  • – Fazer adubação de final de verão a fim de preparar as plantas para a chegada do outono e do inverno
  • – Adubação e composição orgânica para preparar as novas mudas
  • – Reposição de flores e re-plantio de canteiros

 Os Profissionais Indicam: “Conforme a planta, a distância entre plantas e entre linhas fica em torno de 10 a 12 cm. Meça o canteiro e faça a sua aritmética. As plantas de estação são comercializadas em caixas com 15 mudas de tamanho padrão, assim fica mais fácil saber a quantidade a comprar. Vá visitar floriculturas, aproveite a primeira hora, terá tempo de plantar de tarde antes do sol se por.” Na hora de ir comprar as flores para o seu novo canteiro: “As plantas de estação são comercializadas em caixas com 15 mudas de tamanho padrão, assim fica mais fácil saber a quantidade a comprar. Vá visitar floriculturas, aproveite a primeira hora, terá tempo de plantar de tarde antes do sol se por.” aconselham os profissionais.

http://www.youtube.com/watch?v=_VEVDSsRvzc

 

4. Outono

  •  – Com o início do frio, as plantas começam a entrar na época da dormência, onde as folhas começam a cair. Algumas plantas entram nesta etapa, mas suas folhas acabam não caindo. Segundo os especialistas:” As plantas que perdem as folhas, chamadas de caducifólias, podem produzir belo efeito paisagístico, como o liquidambar (Liquidambar) o ácer (Acer palmatum), a extremosa (Lagerstroemia indica).”
  •  – Não faça podas antes do tempo, pois pode ser prejudicial para as suas plantas nesta época do ano. Os especialistas explicam que muitos jardineiros ficam aflitos por verem as folhas das plantas no chão. Com isso, eles acabam realizando as podas antes do tempo, deixando as espécies sem nada: “É preciso apreciar as plantas em todas as fases das estações, com flores, com folhas, sem flores, sem folhas. Vamos juntar, fazer composto orgânico, aproveitando todos os nutrientes ali contidos para adubar e fornecer matéria compostada para a próxima floração.”

Considerações Finais

Agora que você já aprendeu o que fazer com o seu jardim em cada época do ano, realizando as atividades exigidas pelo clima e por cada espécie, veja o calendário resumido no site abaixo. Assim, você poderá sanar dúvidas e saber mais sobre as necessidades de algumas espécies básicas. Confira:

http://www.fazfacil.com.br/jardim/calendario-tarefas-jardinagem/

Escrito Por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *