Citronela: Plantio, Cultivo e Propriedades Terapêuticas

A Citronela e Suas Funções        

Dentre as flores conhecidas está a Citronela, uma espécie asiática que também é conhecida cientificamente como Cymbopogon nardus, cuja aparência consiste em uma forração herbácea da família das gramíneas cuja principal característica está no fato de produzir uma substância que além de lhe dar um delicioso aroma.

Em razão disso, é usada na fabricação de alguns produtos, especialmente óleo repelente de citronela, muito popular como repelente natural de insetos, principalmente afugentando o pernilongo, também é muito usado como chá, que tem a mesma função, afastar os insetos dos ambientes. A Citronela possui longas folhas, chamadas de lanceiformes, que são  típicas de plantas monocotiledôneas sendo também úteis na confecção de adereços, especialmente como colares, tecidos trançados e pulseiras.

Principais Características da Citronela

Esta planta faz parte das plantas aromáticas, originária da Ilha de Java, na Indonésia. A partir dela é possível se obter diversos produtos com eficiência comprovada como repelente natural de insetos, principalmente moscas, mosquitos e ainda outros variados insetos voadores. Há um óleo essencial que é extraído da planta, sendo um produto natural, que em nada tem de tóxico para os humanos e animais, vendido na forma de essência, é bem fácil de ser usado, basta que seja dissolvido em água e aplicar diretamente no inseto com um vaporizador.

É encontrado mais facilmente no mercado, sob a forma de velas que podem decorativas e ao mesmo tempo aromatizantes, usadas tanto internamente ou na parte externa das casas. Apesar de afugentar os insetos, a planta exala um odor bastante agradável e, por isso, é usada ainda na indústria de perfumaria. Entretanto, esse odor é capaz de afugentar para bem longe os insetos, funcionando assim como um repelente ecologicamente correto, sem provocar qualquer tipo de reação toxica nos humanos e nem trazendo malefícios ao meio ambiente. 

Como Repelir os Insetos

Uma forma de repelir os insetos com bastante eficiência e evitar que eles entrem em casa, e ataquem as crianças, é semear a citronela no próprio jardim numa extensão razoável, de maneira que se faça um circulo ao redor de toda a casa, já que o efeito visual conseguido é perfeitamente suportável e o odor das mesmas é muito agradável.

Como Cultivar a Citronela

Embora a planta seja originária de regiões tropicais, ela se dá muito bem no Brasil, mas o cultivo da deve ser feito em locais bem protegidos e num solo que seja bastante fértil e úmido, e por, isso, ela se desenvolvendo facilmente em Portugal, pois o país garante a citronela todas essas características.

Condições Favoráveis Para seu Desenvolvimento:

Clima: Bem quente.
Luminosidade: Sol em seu estado pleno.
Solo: de preferência arenoso ou com textura argilosa.
Propagação: Divisão através de touceiras.

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta tipicamente de clima tropical, como já dissemos, por isso, ela necessita de muito sol durante seu crescimento, além de solo fértil para prosperar com saúde e um pouco de tato em seu cuidado para não amassá-la, por não ser resistente a pisadas fortes. Desta forma, antes de comprar e plantar sua muda de citronela, primeiro você deve encontrar um local que seja totalmente apropriado, e principalmente que esteja fora do caminho das pessoas, assim como bem pouca sombra.

Para a adubação, misture uma boa quantidade de adubo orgânico ao solo antes do plantio, para aumentar sua fertilidade e só depois plante a muda. Outra dica é não plantar todas elas espremidinhas, plante-as de forma bem espaçada, deixando um pouco mais de meio metro. Recomenda-se um espaço de um metro se você não precisar de uma cobertura tão forte entre cada uma das mudinhas. Desta forma, quando elas crescerem, não acontecerá uma competição muito grande entre elas e todas se tornarão bonitas e cheirosas. 

Mas Para que o Cultivo da Citronela dê Certo e o Efeito seja Positivo é Preciso Tomar Nota de Algumas Dicas Especiais e Infalíveis:

  • Não se esqueça de plantar a citronela na direção que seja a favor do vento, para que se atinja o efeito repelente desejado e aumente mais a sua eficácia;
  • As citronela não precisar ser usada somente na forma de óleo ou vela, suas folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos próprios ou ainda pode-se usar seu o óleo essencial em difusores elétricos para potencializar o efeito repelente;
  • Também se pode ferver algumas folhas de citronela e fazer uma espécie de chá e usá-lo na limpeza de pisos e azulejos para afugentar os mosquitos;
  • Para evitar que os mosquitos pousem na pele e causem picadas e irritações, basta amassar e esfregar uma folha de citronela nas partes do corpo mais atingidas, expostas como pernas e braços; desta forma os mosquitos e pernilongos nem chegarão perto;
  • Mantenha sempre uma muda de citronela em um vaso dentro de casa ou escritório, e, sempre que quiser, corte um pedaço pequeno de uma das folhas para que sua essência se espalhe mais pelos cômodos, e leve para longe os insetos.
  • Outra coisa que bem pouca gente sabe é que a citronela também é capaz de espantar o Mosquito da Dengue, o Aedes aegypti, e ainda possui propriedades anti-inflamatórias. É uma planta totalmente benéfica aos seres humanos. 

Como Cuidar da Citronela

  • Esta é uma planta de clima quente e úmido, por isso é preciso molhá-la todos os dias, de forma que o solo não fique nunca completamente seco. Lembre-se apenas de não  exagerar na dose e encharcá-lo demais, já que o excesso de água é extremamente prejudicial a praticamente todos os tipos de, pois favorece a aparição de doenças, especialmente os fungos e a ferrugem.
  • Com o passar do tempo a planta vai precisar de mais nutrientes, por isso, de tempos em tempos junte um pouco mais de fertilizante orgânico ao solo, de maneira que ele se mantenha sempre fértil.
  • A cada três anos aproximadamente, sua planta começará a perder um pouco de sua bonita aparência, precisando então ser replantada, para isso, basta fazer a divisão das touceiras e plantar todas as novas mudas criadas, da maneira como indicamos logo acima, que em breve todas estarão bonitas e vistosas novamente.

Principais Indicações Terapêuticas da Citronela

Aromática, antisséptica, desodorizante, repelente e fungicida.

Posts Relacionados

Veja maiores informações sobre a citronela e os benefícios do seu óleo como repelente. Aprenda a planejar um jardim e acrescente essa planta nele para afastar os insetos. Confira também outras dicas para proteger o seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • vão tomar no cú

    jooão Paulo 24 de setembro de 2013 17:16 Responder
  • comcordo e vc quer dar o cú pra mim

    elissandro da rosa 24 de setembro de 2013 17:19 Responder
    • e oreia serve ela é mais grande do q meu cú.

      Tailisson Gross 24 de setembro de 2013 17:21 Responder
  • Alguém paga 5 reais para me comer???? Eu até penso em deixar por 3 reais….

    Emerson Chagas 24 de setembro de 2013 17:26 Responder
  • eu o o meu rabo de graça mais um prato de comida ajudaria muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    vc quer me comer hemm??????????

    Pedro Diel punhetero 24 de setembro de 2013 17:28 Responder
  • Adoro as citronelas, tenho algumas em meu jardim de orquideas. Acho magnifico o cheiro desta planta, hummmmm deu uma vontade de dar agora.

    Leandro Miingoleti 15 de setembro de 2014 19:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *