Como Combater Formigas do Jardim: Dicas

Se as formigas estão atacando o seu jardim ou as suas plantas nos vasos do quintal é hora de acabar com elas, mas saiba que é necessário aplicar diferentes métodos de controle, porque elas não são iguais. Por exemplo, as formigas doceiras para serem controladas é necessário, para começar, retirar os alimentos delas, sumir com tudo o que é doce, potes de açúcar, entre outras coisas.  Não pense que eliminando somente os “atrativos” das formigas fora de casa, resolverá o problema, é preciso eliminar e deixar sempre tudo bem limpinho em toda a casa. O lixo, por exemplo, deve ser eliminado de vez o quanto antes, se tiver uma lixeira perto da sua casa, é melhor jogar todos os dias a noite aquilo que foi recolhido durante o dia. As formigas, normalmente, fazem os ninhos em buracos que elas encontram nas paredes, nos móveis e nas portas. Se não é possível eliminá-los não esqueça de aplicar veneno nesses locais. A inseticida deve ser aplicada bem em cada ninho identificado. Preste atenção, porque os produtos para combater as formigas que podem ser usados na parte externa da casa, no jardim, podem não ser os mesmos que deverão ser usados dentro de casa. Reafirmando que é necessário cuidar dentro e fora e sempre use máscara para não inalar o produto e luvas ao manuseá-lo.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Combater as Formigas das Roseiras do Jardim

No caso das roseiras do seu jardim ou quintal existe um produto específico que deve ser usado, com o princípio ativo “sulfluramida” (caso você queira experimentar uma outra marca), o “Mirex-S” é um eficiente exterminador de formiga. Esse é um exemplo de produto que não pode ser usado na parte interna da casa para combater esses insetos. Para comprá-lo basta ir até uma loja que venda produtos agropecuários. São necessários 10 gramas para cada metro quadrado e ele deve ser aplicado bem cima do ninho e naqueles caminhos que as formigas criam.

Medindo o Formigueiro no Jardim

Para saber quanto mede um formigueiro e saber a quantidade certa de produto que deve ser aplicado, porque sim, isso faz a diferença. Faça o seguinte: tire a medida do comprimento do ninho e multiplique pela largura e pelo comprimento, o resultado será a área total. Um exemplo: ninho com 1 metro de largura, 2 metros de comprimento, a dose a sera aplicada é de 20 gramas.

Medindo o Formigueiro no Jardim

Medindo o Formigueiro no Jardim

Veja mais Instruções de Como se Livrar das Formigas!

Como todos nós bem sabemos as formigas adoram o clima do Brasil e quando começa a fazer mais calor então, elas se espalham por todo os cantos. Na rua, em casa, nos parques e no jardim. Apesar de ser um inseto pequeno e parecer insignificante, elas podem nos causar grandes transtornos. Dentro de casa, atacando os alimentos e do lado de fora, atacando as plantas. Veja mais dicas para exterminar as formigas da sua casa e jardim!

Veja mais Instruções de Como se Livrar das Formigas!

Veja mais Instruções de Como se Livrar das Formigas!

  • 1- Não pense que o seu “inimigo” por ser pequeno e aparentemente frágil será fácil de combater. As formigas são bem mais resistentes do que elas aparentam pelo tamanho e forma. E muitas vezes, é bem mais difícil de acabar com elas do que imaginamos. Como dizem por aí, as aparências enganam. Outro fator que faz com que a tarefa de eliminar as formigas seja muito árdua é o fato delas se reproduzirem muito rapidamente. Digamos, que para cada uma formiga nova, outras centenas estão prontas para atacar e sempre juntinhas, no mesmo lugar. Outra detalhe, que você pode não saber é que as formigas são consideradas os insetos mais ativos da fauna. Lembra da história de que elas trabalham o tempo todo, não é ficção, por isso é que estamos sempre vendo as formigas indo e vindo. Resumindo, se elas têm a capacidade de se reproduzir facilmente e além disso, conseguem estar o tempo todo de um lado para o outro, dá para notar que não adianta somente eliminá-las. Como diz o ditado é necessário “eliminar o mal pela raiz”. Se você elimina as que estão incomodando muito mais rápido do que você possa  imaginar elas estarão sendo substituídas por outras. Para evitar, primeiro identifique o ninho, coloque veneno lá e faça isso inúmeras vezes.
  • 2- Uma outra maneira de se livrar das formigas é combatê-las com a prevenção. Não deixe um ambiente atrativo para elas, pelo contrário, faça que não tenha nada que elas possam gostar. De preferência mantenha alimentos amargos e coisas com cheiro forte, que elas detestam, como pó de café, por exemplo. Coloque no seu jardim, por exemplo, potes entre as plantas com pó de café ou com fumo, dois cheiros que afastam as formigas. Além dessas opções, você também pode tentar: vinagre ou detergente, dois produtos que as formigas não são muito fãs. Já o sabão em pó não é eficiente como dizem por aí.
  • 3- Lembre-se que as formigas não são todas iguais, elas mudam assim como a forma delas, a cor e o tamanho. Outro detalhe importante é não “mexer” com formigas grandes e que ainda estejam em um grupo, se você se distrair elas podem te fazer mal. Essa coisa de pegar uma varinha e mexer no ninho das formigas, elas são rápidas o suficiente para subir pelos seus braços. A melhor maneira de retirar um formigueiro não é com a vassoura e sim com aspirador de pó. Se você tenta varrer, pode acabar espalhando o inseto pela casa ou pelo jardim todo. Depois de eliminar, aplique uma das receitas caseiras sobre o local, isto é, café, fumo, vinagre ou detergente e procure identificar outros formigueiros, com certeza, eles existem. No seu jardim, melhor do que o aspirador, a vassoura, é fazer uma mistura de água fervendo com muito detergente, de preferência daqueles bem perfumados e jogar bem dentro do formigueiro. Quando você jogar a mistura, prepare-se para ficar longe, é claro que elas tentarão escapar e podem acabar subindo pelas suas pernas. Não menospreze as formigas só porque elas são pequenas. Se você observar no seu jardim, formigueiros enormes, muitos, é melhor não tentar resolver o problema sozinho. Em alguns casos, pode até parecer exagero, mas para combater as formigas no jardim só mesmo um profissional. Contate um e resolva o seu problema de uma vez por todas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>