Como Compor Uma Sementeira

O Que é Uma Sementeira?

A sementeira é o local em que as sementes germinam para que depois possam ser transplantadas para jardineiras ou vasos. É uma excelente opção para quem gosta de presentear as pessoas queridas com mudas. Quando você tem a sua própria sementeira fica mais fácil ter acesso a sementes germinadas para ver as suas plantas e dos seus amigos crescerem mais rapidamente e com mais saúde. A seguir vamos te ensinar a como fazer o cultivo de três tipos de sementeira de árvores nativas da Mata Atlântica. Ressaltamos que a multiplicação das hortaliças não é muito recomendada, pois são plantas muito delicadas. Já no caso das árvores é mais fácil, pois esse tipo de sementeira é mais resistente.

O Que é Uma Sementeira?

O Que é Uma Sementeira?

Tutorial de Como Compor Uma Sementeira

Materiais Necessários

  • Terra Leve (30% de Substrato + 70% de Vermiculita ou Areia)
  • Manta Bidim
  • Vasos
  • Caixote de Frutas
  • Saco Para Muda
  • Sementes: Ipê Roxo, Sapucaia, Dedaleira , Ipê Amarelo, Canafístula, Pau d’Alho, Paineira

Como Fazer

  • Passo 1

A escolha do recipiente em que será formada a sementeira deve ser feita de acordo com o tipo de semente. A caixa de frutas é uma boa opção porque podemos colocar uma boa quantidade de sementes nela, além disso, é possível colocar sementes de espécies diferentes. O começo da formação da sementeira consiste em forrar a caixa com manta bidim.

  • Passo 2

O passo seguinte é colocar a terra para encher até quase a borda, não compacte muito a terra. Uma forma de colaborar para a retenção da umidade e assim para o melhor desenvolvimento da raiz é manter a terra aerada.

  • Passo 3

Abra cavidades na terra com o dedo, faça sulcos nos locais em que você pretende por as sementes. Lembre-se que cada um dos sulcos deve ser para uma espécie de árvore.

  • Passo 4

Na hora de escolher as sementes para compor a sua sementeira dê preferência para aquelas que são mais bonitas e mais encorpadas.

  • Passo 5

Com a escolha feita você deverá dispor as sementes mantendo um dedo de distância entre elas e entre dois e três dedos entre as fileiras de sulcos. Usando marcadores você deverá identificar cada uma das espécies.

  • Passo 6

Em seguida feche os sulcos e por cima jogue mais um dedo de terra. Regue. Seguindo esses passos a sua sementeira estará pronta e assim as suas sementes poderão germinar com toda a segurança.

Tutorial de Como Compor Uma Sementeira

Tutorial de Como Usar Um Vaso Como Sementeira

  • Passo 1

Para usar um vaso como sementeira você deverá enchê-lo de terra até chegar quase a borda do mesmo.

  • Passo 2

Nesse tutorial estamos trabalhando com uma semente de paineira que tem a sua germinação bem rápida e cuja árvore cresce em pouco tempo com raízes profundas. Não temos como ter certeza de quantas mudas irão brotar e por isso é recomendável que se plante umas quatro. No caso de todas as plantas germinarem será necessário transplantá-las para espaços individuais. Quem quiser pode cultivar apenas uma semente, mas nesse caso será necessário contar com a sorte de que essa única semente germine.

  • Passo 3

Em seguida coloque mais um dedo de terra no vaso para preenchê-lo. Regue.

Tutorial Para Fazer Uma Sementeira Num Saco de Muda

Outra opção para você formar a sua sementeira é usar um saco de muda para isso.

  • Passo 1

Para formar a sua sementeira no saco é necessário colocar a terra diretamente nele. Não precisa usar a manta para proteger. Nesse caso do cultivo em saco escolhemos a sapucaia. Iremos colocar apenas uma semente por saquinho, pois assim temos certeza que apenas uma semente irá brotar e crescer num único saco. Dessa forma poderemos adiar o transplante para um vaso maior.

  • Passo 2

Depois você deverá enterrar a semente (cerca de uma vez o seu tamanho). Cubra com um dedo de terra.

  • Passo 3

É necessário que as sementeiras recebam a luz do sol da manhã, de leve. Quem preferir pode fazer uma iluminação indireta e diariamente, pois essas sementes precisam de calor e umidade para que possam brotar. No momento em que você perceber que elas estão maiores chegará o momento de transportá-las para um jardim ou mesmo para um vaso maior.

Tutorial Para Fazer Uma Sementeira Num Saco de Muda

Tutorial Para Fazer Uma Sementeira Num Saco de Muda

Outras Dicas Importantes Sobre Sementeiras

O Transplante

Para garantir um crescimento rápido e sem período de dormência é necessário que o transplante para vasos maiores seja feito assim que perceber que as suas mudas chegaram a um determinado tamanho. O tamanho das plantas depende de espécie para espécie. Em geral deve ser feito quando elas já têm duas folhas ou alcançaram uma altura de 4,5 cm. O melhor momento do dia para fazer o transplante é no final da tarde ou mesmo num dia nebuloso. Isso ajuda a fazer com que as raízes se adaptem ao novo solo sem sentir as diferenças de temperaturas.

A Rega

Fique de olho para que a terra não fique seca durante a fase de germinação. A dica é que nessa fase e também durante as primeiras semanas depois de colocar no vaso coloque o recipiente com a semente numa quantidade de água tépida. Isso é feito para que haja a absorção de água pelas raízes da planta que ainda são muito frágeis e precisam de ajuda. Não espere até que a superfície esteja totalmente úmida. A maioria das plantas pequenas devem ser mantidas com a terra sempre úmida, porém, não necessariamente molhada uma vez que isso destrói as raízes. No caso de a umidade da atmosfera baixar muito você pode vaporizar as folhas com água tépida.

O Adubo

Quando a planta se encontra na fase de germinação e por cerca de duas a três semanas depois não é necessário adicionar nenhum tipo de fertilizante. Na sequência é possível utilizar um fertilizante previamente diluído em água usada para a rega. Para que a fertilização seja correta é necessário que as plantas absorvam a quantidade certa de nutrientes. Se houver excesso ou falta de nutrientes a planta terá o seu desenvolvimento prejudicado. Busque por uma fertilização que seja pouco concentrada e depois observe a resposta que as suas plantas irão dar para que seja possível ir aumentando a concentração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *