Como Cultivar Rosas

A primeira coisa que tem de ser feita para o cultivo bem-sucedido de rosas, é certificar-se que a terra onde o canteiro será plantado seja saudável e rica, e que vai poder dar todos os nutrientes de que a roseira precisa, e também que o local onde os canteiros ficarão tenha localização adequada, com luz plena natural durante pelo menos 5 horas diárias. Rosas são plantas de locais bem abertos e arejados.

Rosa Matizada

Rosa Matizada

Uma boa dica para começar a plantar o canteiro de rosas que não vai dar trabalho depois de já plantado, é começar a preparar a terra cerca de uma semana antes de, efetivamente colocar a roseira no solo. Prepare a terra com esterco de animais e farinha de ossos, em medidas adequadas para cada tipo de solo. Este tipo de mistura pode ser encontrado em floriculturas e lojas especializadas.

Depois de preparado o canteiro, deixe que a terra descanse por cerca de uma semana, para absorver bem os nutrientes, e então plante as rosas. Para cada espécie de rosa existe um espaçamento adequado entre cada planta, para que elas não se sufoquem depois de plantadas. Para roseiras de arbustos, deixe cerca de 1 metro entre cada muda. Para as trepadeiras, entre 1 e 2 metros. Para as cerca vivas, entre 50 e 80 centímetros. Para as demais, as variedades de rosas que são menores e requerem menos espaço, entre 30 e 80 centímetros é suficiente. Isso serve para que não só o canteiro fique com um bom espaçamento, mas para que as plantas possam crescer de maneira saudável e sem impedimentos.

Rosa Vermelha

Rosa Vermelha

A época mais adequada para o plantio de rosas é entre o fim do outono e o começo da primavera – rosas são plantas de locais mais frios, que florescem bem em temperaturas mais baixas. Embora elas possam ser plantadas durante o ano todo – principalmente se forem plantadas a partir de mudas envasadas – os melhores resultados se dão durante os meses mais frios e amenos. Evite plantar rosas durante o verão.

Rosas

Rosas


Depois de plantadas, as rosas precisam ser regadas todos os dias, até pelo menos a sua primeira floração. Depois disso, você só vai precisar regá-las uma vez por semana durante o inverno, e duas vezes durante o verão – embora isso seja capaz de mudar, sendo que em épocas de muita chuva as regas não são necessárias, e em caso de temperaturas muito quentes em épocas secas é preciso regar mais.

A manutenção do jardim de rosas não é difícil, basta seguir estas dicas e aproveitar as flores mais belas!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *