Como Plantar Bambu

O bambu é uma das plantas mais versáteis do mundo, pode ser usado para desempenhar inúmeras funções, como servir de alimento, fazer peças de artesanato ou mesmo servir como ornamentação de jardins e vasos.

Confira, a seguir, dicas de como plantar e cultivar bambu.

Em Que Local Plantar Bambu?

O bambu (Bambusa spp.) é uma planta versátil e a maioria das espécies pode sobreviver a muitas condições. Entretanto, ele irá crescer mais rápido se for plantado em uma área com sol pleno. Além disso, é importante que o solo seja fértil, ligeiramente ácido, bem drenado, porém úmido.

É importante dizer que estas são apenas as melhores condições para cultivar bambu. Mas isso não significa que o local precise, necessariamente, ter todas estas características. Se você fornecer algumas dessas condições, grande parte dos bambus irá crescer bonita e saudável.

O Plantio do Bambu

Depois de ter escolhido um lugar para começar a cultivar bambu, você poderá plantá-lo. Cave um buraco que seja duas vezes maior do que o broto. Coloque-o no buraco e espalhe as raízes. Tape o buraco delicadamente e regue para ajudar a preencher quaisquer espaços que tenham ficado. Plantar o bambu desta forma permite que a planta cresça mais rápido.

Regue o bambu semanalmente até que a planta tenha se estabelecido. Se possível, forneça alguma sombra para o bambu recém-plantado durante as duas primeiras semanas após o plantio.

A melhor época para plantar varia de região para região e de espécie para espécie. Em climas frios de inverno a melhor época de plantio é na primavera, quando a probabilidade de geada é nula. Se o plantio for realizado no final do verão, recomendamos o plantio de espécies mais resistentes ao frio.

Cuidados Com o Bambu

Os cuidados com o bambu depois de realizado o plantio são bastante simples. Caso não chova no período de uma semana, você precisará regar. A água é absorvida pelo solo e chega até as raízes, isso irá ajudar a planta a se manter saudável durante os períodos de seca. É como se fosse feita uma reserva de água para ser usada quando necessário.

Um cuidado importante é não retirar as folhas do bambu que ficam próximas da raiz. As folhas ajudam a manter as raízes protegidas e úmidas. Além disso, elas também ajudar a repor nutrientes essenciais para o solo quando se decompõem, o que irá ajudar ainda mais no crescimento do bambu.

Cobrir as raízes com uma camada de folhas também irá ajudar a manter o bambu crescendo forte. Outra dica interessante é usar uma camada de adubo ou fertilizante na primavera.

Como Controlar o Crescimento do Bambu

Em muitos casos, deixar o bambu crescer livre pode fazer com que ele cresça muito. Isso faz com que muitas pessoas que não se informaram antes acabem se assustando com as proporções que a planta pode atingir.

É importante descobrir o tamanho que a variedade de bambu que você plantou pode atingir. Se a espécie escolhida for de tamanho grande e caso você queira controlar o crescimento, é interessante instalar uma barreira. A barreira deve começar a cerca de 5 a 8 cm abaixo do nível do solo e deve rodear completamente o bambu.

Caso você queira plantar no jardim, sem nenhum tipo de barreira, busque por mudas de menor porte ou plante em vasos. Isso irá te ajudar a limitar o crescimento.

O Plantio de Bambu em Vasos

Muitas pessoas têm dúvidas se o bambu pode ser cultivado em vasos. A resposta é sim. No entanto, existem alguns pontos-chave a considerar. A cada dois ou cinco anos a planta deverá ser replantada ou dividida. O replantio ou a divisão têm um melhor resultado se feitos na primavera.

Além disso, é importante levar em consideração o vaso escolhido, já que, ao crescer, a planta poderá, até mesmo, rompê-lo. E vasos menores irão ajudar a restringir o tamanho do bambu.

Por exemplo, o bambu da espécie Phyllostachys nigra pode crescer mais de 9 metros de altura quando plantado no solo, mas, muitas vezes, não chegará a 4 metros de for cultivado em um vaso. Quanto maior for o espaço, mais o bambu irá crescer.

É importante ressaltar que o bambu quando plantado em vasos requer mais cuidados, porque neste estado eles ficam muito mais suscetíveis ao estresse ambiental. Em vasos, eles são mais sensíveis ao calor e ao frio, ventos fortes podem quebrá-los, e o espaço reduzido pode fazer com que a raiz desidrate rapidamente.

Um bambu bem plantado em um vaso deve ser regado de 3 a 5 vezes por semana durante o verão, garantindo assim que a planta permaneça com a umidade necessária. Em vasos, os bambus, especialmente aqueles que não se adaptam bem ao sol, requerem mais cuidados ainda, pois é importante que o material do vaso não fique superaquecido, pois isso pode acabar danificando a planta.

Durante o inverno, em regiões mais frias, os vasos de bambu ficam suscetíveis ao resfriamento excessivo e, se não estiverem protegidos, podem morrer. A planta, que é tão resistente quando plantada no solo, se torna um pouco mais vulnerável quando em vasos.

Entretanto, isso não significa que o plantio em vasos não seja indicado. O bambu pode ser uma planta saudável em vasos se todas as suas necessidades forem atendidas. Recomendamos o uso de caixotes de madeira ou vasos que tenham algum isolamento para a raiz. Se você usar vasos de metal, verifique se eles têm orifícios para drenagem e use somente espécies de bambu muito resistentes.

Amarelamento e Queda das Folhas

Na primavera, acontece um considerável amarelamento das folhas, seguido da queda das mesmas. Algumas espécies sofrem mais com isso mais do que outras. Isso é natural e não deve causar preocupação. Como os bambus são perenes é natural que suas folhas se renovem na primavera.

As plantas devem perder suas folhas, gradualmente, à medida em que são substituídas por novas. Na primavera é natural que os bambus adquiram uma mistura de folhas verdes, amarelas e recém-nascidas. Com o tempo, elas voltam a ter uma aparência verde e saudável.

O bambuzeiro é uma árvore de valor espiritual para a cultura milenar chinesa. Além disso, é uma planta que traz alegria, beleza e bem-estar ao ambiente. Existem espécies próprias para serem cultivadas em vasos, jardins, dentro de casa, etc. O bambuzinho de jardim, bambu gracilis, de origem asiática, é o mais gracioso de espécie para ser usado em paisagismo.

Esse tipo de planta não requer muitos cuidados diários, a não ser pela rega e o solo fértil, rico em húmus. Seu arbusto é de textura lenhosa e de colmos finos, bem como seu tamanho não ultrapassa os quatro metros de altura. Suas folhas são pequenas e numerosas, de um tom verde-claro.

O bambuzinho-de-jardim é muito resistente ao frio, mas também ao calor, podendo ser plantado sob qualquer clima. Como tende a ser uma planta invasiva, é útil cercá-lo com tijolos a trinta centímetros de profundidade do solo, para conter a proliferação dos rizomas. A rega deve ser feita diariamente, em abundância, pois a planta gosta de muita umidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *