Como Plantar e Cultivar Abacaxi

O Abacaxizeiro, originário do Brasil, também conhecido pelo nome de Ananas comosus L. Merril é uma planta existente em climas tropicais, fazendo parte das monocotiledôneas, herbácea e perene da família Bromeliácea, com caule curto e grosso ao redor, onde crescem folhas estreitas, compridas e também resistentes, que são quase sempre margeadas por espinhos e dispostas em várias rosetas.

A planta adulta de variedades comerciais conta com um tamanho equivalente a 1 a 1,20m de altura e 1 a 1,5m de diâmetro. Em seu caule fica um pedúnculo que sustenta a sua inflorescência e depois o seu fruto. Cada uma das plantas é capaz de produzir um único fruto saboroso, e que conta com um aroma intenso. O fruto é muito utilizado para consumo in natura, tanto quanto na industrialização para varias finalidades, como pedaços em calda, suco, pedaços cristalizados, geleias, licores, vinhos, vinagre e aguardente.

Imagem de Amostra do You Tube

Como subproduto deste processo industrial se pode obter ainda o álcool, ácido cítrico, málico e ascórbico, além de rações para animais e a chamada bromelina. Esta que é uma substância de alto valor medicina, que se trata de uma enzina muito utilizada como digestivo e anti inflamatório. Na sua culinária o suco de abacaxi é muito utilizado para o amaciamento de carnes. Além de contar com isto os frutos do abacaxi podem ser excelentes fontes de cálcio e ainda Vitaminas A, B e C.

De acordo com os dados da FAO o Brasil é o terceiro maior produtor de abacaxi do mundo, ficando atrás apenas da Tailândia e das Filipinas. A produção nacional gira em torno de 1,43 bilhões de frutos em 62.597 hectares o que corresponde em equivalências de 690 milhões de reais em receitas. Os estados maiores produtores nacionais são os de Minas Gerais, Paraíba e Pará. Já em Rondônia, no mesmo na ao área plantada no estado fica equivalente a 245 ha, com uma produtividade de 18.686 frutos/há contando com uma produção de mais de 4.578.000 frutos, só em 2012. As principais regiões produtoras consideráveis são Pimenta Bueno, Porto Velho, Rio Crespo e Alto Paraíso, respectivamente .

Imagem de Amostra do You Tube

Aspectos Climáticos Para o Cultivo do Abacaxi

Ambientes com climas tropicais, úmidos e quentes, apresentando períodos secos definidos durante a estação de inverno, são os melhores locais para realizar a plantação deste fruto, e as áreas de cultivação do abacaxi devem ser consideradas como as chamadas de solos Latossolo, apresentando características como uma boa profundidade, uma boa drenagem e geralmente são ácidos. Apresentando assim fertilidade natural baixa, havendo a grande necessidade de se acontecer a correção e adubação do mesmo.

Para que se tenha frutos de boa qualidade, é necessário que se tenha uma temperatura média na região entre 21 a 23 graus, sendo que as temperaturas acima de 40 graus e abaixo de 5 causam sérios problemas na planta. A planta ainda é exigente de luz, precisando de um tempo equivalente a 2.500 a 3.000 horas de luz por ano equivalentes a 6,8 a 8,2 horas de luz diária e ainda precisa de equivalentes a 1.200 a 1500mm de chuva bem distribuída durante todo o ano. Em locais que contam com secas prolongadas é recomendado a utilização de irrigação, a umidade do ar de 70% ou superior é algo extremamente importante para a plantação.

Os Melhores Solos Para o Cultivo, Preparando o Solo

Os solos para a realização de plantio de abacaxi deverão ter uma textura média ou mesmo arenosa, devem ser bem drenados e de preferência planos que tenham pouca declividade, a profundidade do lençol freático deverá ser superior a  90 cm e pH na faixa de 4,5 as 5,5. Estes solos não devem estar sujeitos a encharcamentos, solos argilosos também são interessante para o cultivo desde que apresentem uma boa drenagem e aeração.

Para preparar o solo é muito simples, basta apenas que se faça a aração de duas gradagens convencionais. É preciso se evitar os solos que tenham sido praticados e plantados com abacaxi na última safra. Não sendo assim possível se fazer uma incorporação de materiais do solo, ou mesmo em áreas que contem com históricos de alta incidência de pragas e doenças, devendo se fazer a queima do resto dos vegetais.

Deve-se ainda corrigir a acidez do solo, apesar do abacaxizeiro ser considerado uma planta resistente á acidez do solo é recomendado que se realize a calagem com o intuito de fornecer principalmente o magnésio, um nutriente bastante importante para o desenvolvimento da planta. A quantidade de cálcio deverá ser recomendada de acordo com a análise do solo, sendo preciso se tomar cuidado para que não se eleve o pH do solo a valores que possam ser superiores a faixa ideal de cultura entre 4,5 a 5,5, pois isto deverá acarretar na redução da disponibilidade de certos nutrientes á cultura e ainda iria favorecer todo o desenvolvimento de fungos, o que é algo extremamente prejudicial para o abacaxizeiro, como os fungos de gêmnero Phytophthora. É recomendado realizar sempre a calagem em torno de 30 a 90 dias de antecedência do plantio.

As épocas de plantio também devem ser analisadas, em culturas de sequeiro por exemplo, é recomendado se realizar o plantio no final da estação seca e no início da estação chuvosa. Já em culturas irrigadas, este plantio poderá ser realizado o ano inteiro.

Variedades de Abacaxis

Escolha da variedade deve ser levada em conta e também o destino da produção. As cultivações mais conhecidas no Brasil são o Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne, Perolera e Primavera. Entretanto para se cultivar na região de Rondônia a mais recomendada é a Quinari.

Existem várias espécies como por exemplo a Smooth Cayenne, Pérola, Perolera, Primavera, Quinari.

Para que se tenha uma boa chance de êxito comercial na exploração do abacaxi é fundamental se utilizar um material de utilização propagativa de alta qualidade, e para se ter mudas de qualidade é preciso que elas sejam retiradas de plantas sadias, que não contam com ataques de pragas e doenças, vigorosas, devendo ainda se descartar rigorosamente todas as que apresentarem problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>