Como Plantar Gengibre

Vamos falar do plantio de gengibre, que é considerado fácil, não tem nenhuma complicação. A seguir, vamos mostrar passo a passo, mas antes de mais nada é importante saber em que tipo de solo e clima, ele se desenvolve.

Para começar, o gengibre gosta de solo fértil, com boa drenagem e precisa ser areno-argiloso. Sobre o clima, para se desenvolver prefere o semitropical e tropical.

Ainda tem um outro detalhe importante sobre o plantio, que devemos fazer antes de iniciar, uma boa notícia, ele não exige um espaço muito grande. Um pequeno quintal de casa pode ser o lugar ideal para plantar o gengibre.

Falando um pouco do que vem depois, da colheita, o gengibre quando plantado em larga escala pode render 15 toneladas, em média, a cada colheita. Podendo gerar uma boa receita, uma vez que o custo das mudas não ultrapassa 1 real.

Passo A Passo do Plantio de Gengibre

O primeiro passo é saber o momento certo para fazer a plantação. Todo cultivo tem um determinado momento mais adequado, no caso do gengibre, deve ser iniciado na estação das chuvas, considere os melhores meses de setembro a novembro.

Como falamos no início, o gengibre tem a preferência por dois climas, o tropical e o subtropical, mas existem algumas variedades e essas podem se adaptar a outras temperaturas, elas se dão bem em regiões mais frias.

Entre as variedades de gengibre mais conhecidas podemos citar as de cor amarela, azul e branca. E para ter a garantia de um cultivo de qualidade, as mudas devem ser ótimas, oriundas de boas lavouras, que não sofreram com ataques de doenças e nem de pragas.

1- O Plantio do Gengibre:

  • A primeira coisa é observar se o solo é como o gengibre gosta, argilo-arenoso, o principal detalhe, ele precisa ser fértil e preste atenção no que diz respeito ao pH, deve ser entre 5,5 a 6,0. Outro detalhe de extrema importância é preparar esse solo de maneira que ele tenha boa drenagem.
  • O gengibre exige muita água para se desenvolver, mas como qualquer outra planta, não suporta encharcamento, por isso, é tão importante cuidar antecipadamente da drenagem.
  • Outro detalhe importante é a necessidade de fazer a troca de lugar a cada uma safra. Quando essa etapa não é respeitada, se observa uma queda na produção de gengibres na safra seguinte.

2- Sobre o Adubo no Plantio do Gengibre:

  • A cada hectare do plantio de gengibre é recomendado o uso de 240 quilos de P2O5. Além disso, é bom colocar N e mais 70 quilos de K20 por hectare nas amontoas. Atenção a coberuta de terra sobre os rizomas.
  • Em alguns casos é necessário o uso de calcário, para fazer a correção necessária no terreno, porém, lembre-se, o produto deve ser aplicado com três meses de antecedência do cultivo iniciar. Outro detalhe importante é o de não deixar o índice de saturação menor do que 50%.

3- Sobre o Espaço no Cultivo de Gengibre:

  • As plantas exigem determinado espaço quando fazemos o cultivo, não dá para ir colocando aqui e ali sem respeitar o que cada uma delas precisa. No caso do gengibre, não poderia ser diferente, a profundidade da cova deve ser de 15 centímetros e a distância entre uma e outra deve ser de 8 centímetros. Essa é a distância que é necessária entre os rizomas. Outro detalhe é que devemos deixar um metro de distância entre as linhas do cultivo.

4- Sobre a Propagação do Gengibre:

  • A propagação do gengibre é feita através de gomos. Cada pedaço tem que ter pelo menos dois brotos. Normalmente, as mudas ficam prontas para transplante depois de um mês que foram cultivadas. Daí podem ir para as covas definitivas. Cada rizoma deve ser coberto com uma camada de terra de pelo menos 10 centímetros, depois que tiverem sido devidamente plantados. Mas, atenção, eles crescem para cima, então, é necessário observar e cobri-los periodicamente.

5- Sobre a Produção do Gengibre:

  • Depois do cultivo bem sucedido é hora de pensar na colheita, neste caso, não existe um período pré-determinado, se observa uma variação, que pode ficar entre 7 a 10 meses. Normalmente, a colheita deverá ser feita entre os meses de junho e de agosto.
  • Quando as folhas começam a ficar amarelas significa que o rizoma está maduro, então, significa que é hora de tirar da terra e isso deve ser feito manualmente.
  • Cada hectare pode gerar bem 15 toneladas de gengibre fresco e seco, pode gerar 3 toneladas.

Segredos do Gengibre

Se você tem um quintal e pode plantar gengibre, veja depois em que ele poderá ser usado.

O gengibre é oriundo da Ásia e é classificado como raiz tuberosa, sendo muito vantajoso porque pode ser usado tanto na medicina quanto na culinária.

No caso da medicina, o gengibre pode servir para desintoxicação, para ajudar no sistema digestivo, circulatório e respiratório e por último, como ação bactericida.

Outra vantagem do gengibre é como alimento, considerado termogênico, isto é, ajuda a acelerar o metabolismo e com isso proporciona a queima da gordura do corpo. Por isso, é parte integrande de muitas dietas.

O gengibre ainda é conhecido como zingibereno, zingerona, felandreno, medicinais cafeno.

Ele é rico em vitaminas, como a B6, potássio, magnésio, cobre e minerais, porém, elas só fariam diferença, caso o consumo do gengibre fosse muito alto, que não é o caso.

O gengibre é usado em pequenas porções, para se fazer chá e principalmente, para aromatizar os pratos.

Além disso, o gengibre costuma ser usado em pequenos pedaços para fazer sucos, principalmente, os chamados detox, para tomar em jejum de manhã e purificar o organismo.

Quando a ideia é usá-lo para fins medicinais é necessário fazer um chá com os pedaços, com casca e pronto. O gengibre não se como diretamente, na comida, ele é usado, normalmente, ralado, em alguns casos, em pedaços bem pequenos. O seu sabor é bem forte.

O gengibre também é usado na culinária japonesa, alguns pedaços são servidos junto como peixe cru. Esses pedaços servem para “limpar” a boca entre um pedaço de peixe e outro. O gengibre é servido em pequenos pedaços, que são marinados em um molho especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostava de fazer um pequeno plantio de gengibre no meu espaco,onde posso comprar a planta?

    Maria Nascimento 1 de maio de 2015 14:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *