Como Semear Cebolas

A cebola é uma hortaliça muito conhecida de todos nós por ser um dos temperos mais utilizados na culinária ao redor do mundo. Existe até uma cultura que defende que a cebola é um alimento desgostoso e já crescemos com a ideia de que não é bom. É bem verdade que a cebola não tem o gosto dos mais agradáveis, mas quando é bem preparada ela se torna um alimento bem gostoso sem falar no poder nutritivo que ela apresenta em sua composição. Cultivar cebolas é algo fácil, mas que requer algumas atenções especiais. Então se você tem um jardim e deseja passar a cultivar esta espécie em casa, vamos aprender alguns detalhes importantes sobre o seu cultivo e como fazer para não ter nenhum problema com a sua plantação de cebolas!

Como Semear Cebolas

Como Semear Cebolas

Características Gerais da Cebola

Existem diversos tipos de cebola na natureza. O mais popular deles é o biologicamente chamado de Allium cepa. A cebola é uma espécie de planta natura da Ásia e que faz parte da família das Alliaceae, tanto esta mais popular como as outras categorias. Quando ela é bem cultivada pode chegar até meio metro de altura e possui um ciclo de vida bienal. Esta é uma das plantas mais antigas do mundo e também uma das mais cultivadas da natureza. A cebola é utilizada como alimento, como tempero e também como medicamento para medicinas alternativas.

Sobre o Melhor Clima Para Cultivo

O clima não é o fator de maior importância no cultivo da cebola porque esses vegetais são muito resistentes mesmo nas primeiras fases de crescimento. A cebola consegue resistir aos diversos tipos de clima e podem ser cultivadas tanto em locais de baixa temperatura, assim como em regiões onde o calor é bem intenso. Acontece que, apesar de não ser um fator determinante, a temperatura ideal vai deixar a sua cebola ainda mais bonita e o seu cultivo mais bem germinado, fato que leva a termos uma certa preocupação com isso. O melhor período para cultivar a cebola é durante o inverno, mas isso não significa que esta seja uma planta apenas de lugares frios. Em média, a temperatura ideal para você ter seu plantio de cebola germinando bem é de 13 até 25 graus centígrados. A preferência pelo cultivo no inverno é porque o clima mais fresco faz com que os bolbos da planta se desenvolvam com uma qualidade maior. Lembre-se sempre de deixar a sua plantação exposta ao sol porque as cebolas precisam dessa luz para crescerem bem. Isso deve acontecer com no máximo 6 horas, principalmente se você morar em locais mais quentes. A luz do sol vai fazer com que os bulbos fiquem sequinhos como conhecemos, mas cuidado com a exposição exagerada para não deixá-los seco demais.

Sobre o Melhor Clima Para Cultivo

Sobre o Melhor Clima Para Cultivo

Sobre o Plantio da Cebola

Quando você escolher cultivar cebolas, alguns pequenos detalhes devem ser atentados para que o plantio seja feito corretamente. Por ser um vegetal com algumas variedades, a forma de plantio também vai se diversificar, sendo cada espécie indicada para um tipo diferente. Então você pode plantar as suas cebolas da seguinte forma:

  • - Em Sementeiras: como o nome já indica, esses objetos são feitos para o cultivo somente por sementes. Se você não tem tanta prática com o cultivo da cebola e não conhece as suas necessidades perfeitamente, é aconselhável que utilize sementes orgânicas em suas sementeiras. Estas sementes duram aproximadamente duas semanas para germinar precisando de uma temperatura de pelo menos 10 graus centígrados. Depois da germinação, você precisará transplantar as sementes para uma área exterior e precisará colocá-las em um vaso ou na terra com uma profundidade de 2,5 centímetros e em fileiras duplas de 50 centímetros. Após esse processo, são cerca de 5 meses para que as suas cebolas amadureçam totalmente.
  • - Mudas: esse processo é bem mais simples do que o anterior, pois você já comprará as mudas de cebola germinadas e precisará apenas que colocá-las na terra com o fertilizante já aplicado.
  • - Conjunto: Esse processo é bem utilizado em plantações de cebolas, onde elas são cultivadas de acordo com o tamanho e em grupos com uma distância de pelo menos 15 centímetros entre eles. Não é o processo mais barato, mas é o que produz cebolas mais rapidamente.

Sobre a Preparação do Solo Para Cultivo da Cebola

Como citamos mais acima, quando você for plantar a sua muda de cebola, é importante que fertilize o solo corretamente. Os fertilizantes são os maiores responsáveis pela colocação de nutrientes importantes para sua planta e se você não alimentá-las elas podem ficar doentes ou até mesmo morrerem. Solos mais secos e mais pesados não combinam muito com as cebolas porque estas plantas possuem raízes bem delicadas. É necessário também uma boa capacidade de drenagem do solo, além de ser feito o controle do pH que deve estar entre 6 e 6,8. Quando for escolher os fertilizantes para a sua plantação de cebola, dê preferência aos orgânicos porque deixarão a terra com mais firmeza e isso evita o aparecimento de ervas daninhas. Mantenha o solo sempre úmido, não encharcado. As cebolas gostam de locais com um boa drenagem.

Sobre a Preparação do Solo Para Cultivo da Cebola

Sobre a Preparação do Solo Para Cultivo da Cebola

Sobre a Colheita e o Armazenamento das Cebolas

Quando as suas cebolas ficarem um pouco fora do solo e quando as folhas da planta começarem a ficar amareladas é tempo de colher os seus vegetais. Você deve tirá-las com cuidado para não danificar a sua hortaliça e caso sinta que a planta está bem presa ao solo, busque ajuda com uma ferramenta de jardinagem, mas sempre retirando a areia e nunca forçando diretamente na planta.

Depois de retirar todas as cebolas do solo, você pode deixá-las ao ar livre por alguns dias para que elas sequem um pouco, principalmente no topo da planta, o que facilitará mais para que você retire esta parte sem danificar o vegetal. Lembre-se que é somente uma exposição moderada, não deixe sua cebola em sol muito quente e por muito tempo. Depois de secas, armazene as suas cebolas em locais frescos, secos e arejados. O melhor ambiente são tabuleiros planos ou prateleiras; você pode também pendurar todas as entrançando ou em saco de malha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>