Como Tratar Dos Substratos Para Orquídeas

Saber como cuidar do substrato de suas plantas vai deixá-las ainda mais bonitas.Cada espécie exige uma quantidade e até mesmo um tipo diferente e para que seu jardim esteja sempre com aquela aparência invejável, é preciso conhecer todos esses pequenos detalhes. Mais abaixo você vai encontrar algumas dicas de como manter o substrato da sua orquídea sempre bonita em seu jardim.

Como Tratar Dos Substratos Para Orquídeas

Como Tratar Dos Substratos Para Orquídeas

Características Gerais – Orquídeas

Claro que para saber sobre o tipo de substrato é necessário você conhecer algumas característica da espécie. Esses detalhes fazem total diferença, pois você vai entender o motivo de tais necessidades da sua planta. Como estas flores estão entre as mais populares do mundo, você vai encontrar muitas curiosidades sobre elas.

As orquídeas são espécies de flores da família das orquidáceas. Ela possui diversas subespécies então você vai encontrar para cada uma destas, um nome científico diferente. Tipicamente elas são de regiões onde o clima predominante é o tropical, mas isso não limita o seu cultivo já que elas são bem adaptáveis à diversos climas tanto que podem ser encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártida.

Cada uma das espécies de orquídeas possui um formato individual de flores e frutos. Comumente elas são delicadas e muito exóticas. No caso das folhas da planta, todas as espécies apresentam uma coloração verde, assim como no seu caule também. As cores das flores também vão variar de acordo com cada tipo de orquídea.

Características Gerais – Orquídeas

Características Gerais – Orquídeas

A maioria das orquídeas pode ser encontrada naturalmente em matas e florestas ao redor do mundo, porém, como essa flor tornou-se uma das mais comercializadas do mundo já se faz necessário o cultivo diferente em orquidários especialmente montados para o cultivo de diversas espécies de orquídeas. Os criadores são chamados de orquidófilos e são eles que através de estudos criam constantemente várias espécies híbridas cada vez mais lindas.

As espécies mais populares de orquídea são a Ophrys, Orchis e Cypripedium que se originam da Europa, a Dendrobium, Phalaenopsis, Cymbidium, Paphiopedilum, Vanda, Coelogyne e Eria que são largamente cultivadas tanto na Ásia como na Oceania, a Disa, Angraecum e Aerangis que são as orquídeas do continente africano e por último a Laelia, Oncidium, Cattleya, Epidendrum, Brassia,  Sophronitis, Miltonia, Pleurothallis, Lycaste, Maxillaria, Phragmipedium, Encyclia e Brassavola que são aquelas que vamos encontrar por toda a extensão do continente americano.

No total existem mais de 30 mil espécies diferentes de orquídeas e ainda um bom grupo que não foi oficialmente reconhecida.

O Que São Substratos De Plantas

Se você gosta de plantas ou é novo em jardinagem, esse termo é um dos mais comuns da prática, mas muitas pessoas ainda não entendem direito do que se trata um substrato de planta. Quando perguntando é que seria um substrato, as duas respostas que mais ouvimos é que são os tipos diferentes de areia que usamos para plantar nossas espécies e a segunda resposta é que são os tipos de adubos para plantas.

Substrato  é todo o meio onde as raízes da sua planta se desenvolvem. Isso inclui a terra, o adubo, os fertilizantes e todos os nutrientes necessários. Vamos agora conhecer os diferentes tipos de substratos que podem ser utilizados no cultivo das orquídeas e como cuidar de cada um deles.

Coco Desfibrado

Os substratos a base de coco ajudam bastante no desenvolvimento das suas orquídeas, principalmente se você deseja substituir o xaxim. Ele deve ser cuidadosamente peneirado antes de ser colocado de molho. Isso evita que muito pó se acumule em seu substrato e você coloque na sua orquídea exatamente o produto puro.

Para lavar corretamente, coloque em um tanque ou em um balde, todas as suas fibras de coco de molho e acrescente um pouco de água sanitária. Deixe dessa maneira por aproximadamente 1 (UMA) hora e então tire. Passe por uma lavagem com água pura e limpa fazendo o enxágue.

Depois da lavagem, você vai retirar todas as fibras da água e apertar bem com as mãos, de forma que o sumo saia por completo e para escorrer o caldo. Agora você vai passar para escorrer ainda mais e deixar secar um pouco. Guarde as suas fibras de coco ainda úmidas em um saco plástico ou então aqueles sacos de ração e amarre bem. Se a quantidade que você fez foi o suficiente para usar uma única vez, não precisa guardar então.

Casca De Pinus

A casca de pinus está cada vez mais comum nos jardins e hoje em dia é muito comum utilizar esse tipo de substrato como forração em um canteiro. Esse tipo de produto conserva a umidade do solo, mesmo o local onde suas orquídeas estão plantadas tenha um acesso direto com a luz do sol. Além de manter a umidade, ele também vai servir como enfeite de jardim. O único ponto negativo ao se usar a casca de pinus é que na hora de regar a sua planta ele faz com que a areia se espalhe mais.

Você compra esse substrato em qualquer loja de jardinagem e ele vem em sacos que variam de acordo com tamanho e peso. Antes de usar, o ideal é que você peneire a sua casca de pinus e separe todo o conteúdo de acordo com o tamanho. Concordamos que esse pode ser um processo cansativo, dependendo da quantidade de casca de pinus que você vai utilizar, mas é necessário para que o substrato seja eficiente.

Depois de todos separados, você vai colocar cada um dos grupos de molho em água sanitária ou então ferver. Para evitar que suas cascas de pinus fiquem boiando enquanto estiverem nesse processo, indicamos que você coloque todas dentro de um saco poroso. Depois de um tempo passe pela água limpa e escorra em uma peneira, deixando secar em seguida.

Se você fizer esse processo com a quantidade ideal para usar uma única vez não precisa ter cuidado para armazenamento, caso contrário, deixe suas cascas de pinus guardadas em um saco plástico. Se quiser enriquecer ainda mais esse substrato, acrescente um pouco de fertilizante na hora que ele estiver de molho.

Carvão Moído

Esse substrato é muito bom para ajudar no enraizamento da sua orquídea. Ele ajuda a manter a umidade da planta e também diminui a acidez do substrato. Utilizando carvão moído em suas orquídeas, você vai levar muito mais nutrientes à sua planta, como por exemplo, o potássio (15%), o Nitrogênio (2%) e o fósforo (24%). Quando for escolher o seu produto, dê preferência somente a moinha de carvão ou carvão triturado/quebrado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *