Cuidados Necessários Com as Hortas

É uma delícia ter uma horta bem pertinho das nossas mãos, para ter alimentos fresquinhos bem na  hora de cozinhar. Porém, não importa o tamanho da sua horta, se ela é feita em um pequeno espaço da varanda, em um grande terreno de um sítio ou no quintal, é necessário ter determinados cuidados com ela. Somente observando determinados detalhes e fazendo com que as necessidades das plantas sejam atendidas que você realmente terá bons alimentos.

Veja o que dizem os especialistas sobre os cuidados necessários com hortas!

Desbaste: Importante Para se Ter Uma Horta Saudável

Em quase todos os casos quando estamos fazendo semeaduras de hortaliças definitivas o desbaste se faz necessário. Se você não sabe o que quer dizer desbaste é hora de tirar sua dúvida, uma vez que essa é parte fundamental para se ter uma boa  horta.

Desbastar é retirar as mudas que excederam, principalmente, quando elas crescem muito próximas e são além do que você esperava. Sendo assim, elas acabam não “respeitando” a distância que uma planta deve ter da outra. Lembrando que o espaço é “determinado” por cada uma das espécies. Sem o espaçamento necessário o crescimento de uma planta pode ficar comprometido.

Culturas Intercaladas: Um dos Cuidados Necessários com as Hortas

É muito importante que na hora de cultivar e preparar a sua horta você saiba aproveitar os espaços da melhor maneira possível. E para que isso aconteça é necessário observar o tipo de cada uma das plantas que serão cultivadas. No caso do rabanete, por exemplo, ele pode ser plantado intercalado com a couve pelo tempo que cada um exige para a colheita. O rabanete estará pronto somente depois de 15 a 30 dias do cultivo e a couve pode levar até mais tempo.

Outro ponto importante sobre as culturas que deve ser levado em consideração é a rotação. Para que o solo seja bem aproveitado é aconselhável plantar uma hortaliça diferente no lugar daquela que acabou de ser colhida. É um modo de fazer com que o solo “respire”, uma vez que cada hortaliça exige um tipo de nutriente diferente dele.

O mais aconselhável é usar as leguminosas no lugar do que foi retirado porque elas auxiliam o solo.

Rega, Arranca e Capina: Mais Cuidados Que Não Podem Faltar

As hortaliças exigem regas diárias porque precisam de bastante água. E o horário da rega é aquele que deve ser  usado em qualquer espécie de planta, bem cedo ou depois do por do sol. É neste momento que o solo recebe melhor o líquido e não corre o risco de perder parte dela por conta da evaporação consequência do solo que fica mais quente graças aos raios do sol.

Além da água, fique de olho nas ervas daninhas, elas devem ser arrancadas e faça isso puxando-as pela raiz. O ideal é arrancar as ervas daninhas com as mãos evitando de estragar a sua plantação. Lembre-se que as ervas daninhas durante o tempo que estão próximas as suas hortaliças estão roubando da terra os seus nutrientes e a luz do sol, pois costumam fazer sombra.

A capina deverá ser usada para retirar as ervas daninhas somente no caso de grandes plantações.

Nas Hortas Preste Atenção No: Amontoa, Pragas e Escarificação

Amontoa é o termo usado para dizer que é necessário colocar terra nas plantas, principalmente, quando já possível se vê a raiz.

Já a escarificação deve ser feita com a ajuda de um sancho, de um escarificador ou de um ancinho e consiste em revolver a terra para deixá-la mais arejada e fofa, ficando dessa forma mais “receptiva” a água.

E as pragas todos nós sabemos que podem destruir a sua horta. É necessário defender as hortaliças das formigas, do pulgão verde, da vaquinha, das saúvas, da lagarta rosca, dos caracóis e de muito mais. Algumas pragas dão mais trabalho que as outras, mas todas devem ser combatidas com pulverizações. Mas, fique atento porque inseticidas e fungicidas fazem mal à saúde e as hortaliças não poderão ser mais consumidas. O ideal é combatê-las com inseticidas naturais.

Tutoragem e Estaqueamento e mais Capação: Defenda a Sua Horta

É normal que tenham hortaliças fortes e fracas, que se quebram com facilidade durante o crescimento. Elas portanto acabam caindo uma parte e entrando em contato com o solo e isso faz com que aquelas folhas apodreçam. A maneira de evitar esse problema é fazendo o que é chamado de estaqueamento. Isto é, usar bambus ou varas para segurar as plantas e evitar que elas arreiem e acabem em contato com o chão.

E outro método que deve ser usado para cuidar das hortas é a capação, que significa fazer o corte dos brotos para que as plantas continuem crescendo fortes. Na abóbora, esse tipo de método é essencial.

Mais Dicas de Cuidados Necessários Com as Hortas

  • A rega durante os dias de inverno deve ser feita somente uma vez no dia. No caso de dias úmidos, antes de molhar confira se existe mesmo necessidade ou se a terra ainda está molhada. Caso perceba que a terra está muito seca, molhe imediatamente.
  • Não importa onde você fará a sua horta, o que importante é que ela receba a quantidade de luz do sol que é necessária para ela se desenvolver. E isso deve acontecer algumas horas a cada dia. No caso de apartamentos, na hora de fazer a horta é necessário não só preocupar-se com a incidência de sol, mas também se é um lugar suficientemente arejado.
  • O ideal é que a terra do que foi plantado seja enriquecida com adubo a cada 2 meses. Esse adubo pode ser comprado pronto como também pode ser feito por você mesmo. Para isso, utilize restos de materiais orgânicos, como cascas de legumes e vegetais. Para comprar, o esterco de boi é sempre uma ótima opção.
  • Folhas secas e pedrinhas podem ajudar a conservar o solo úmido por mais tempo. Pode ser uma opção caso você tenha que passar alguns dias fora de casa.
  • A dengue não pode ser esquecida, então, caso use pratinhos embaixo de vasos não se esqueça de enchê-los com água para não criar lugares para a procriação de mosquitos.
  • Se for ficar muitos dias fora de casa é melhor ter alguém que cuide da sua horta para que não falte nada a ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *