Cultivo de Cogumelos Comestíveis: A Arte de Frutificar Fungos

Se existe um elemento que causa confusões acerca de sua classificação e da possibilidade de se alimentar dele é o cogumelo. Para começar, vale destacar que os cogumelos não são vegetais e sim frutificações de alguns fungos. Falaremos mais sobre isso adiante.

Além dessa questão de classificação também gera muitas dúvidas a diferença entre os cogumelos comestíveis e os venenosos. Pode ser desastroso confundir os dois e, por isso, também falaremos sobre as diferenças entre eles.

Outro ponto que ainda é meio nebuloso é o cultivo desses cogumelos comestíveis uma vez que se trata de frutificações de fungos. Todas essas questões serão elucidadas abaixo de forma clara para que ninguém mais tenha dúvidas. 

Os Cogumelos Venenosos e os Comestíveis

Como já dissemos, ao contrário do senso comum, os cogumelos não são vegetais, mas sim frutificações das divisões Basidiomycota e Ascomycota de fungos. Essa frutificação nada mais é do que a estrutura de reprodução sexuada dos cogumelos. Podemos observar uma grande variedade de cores e formas.

Existem mais de 1,5 milhão de espécies de cogumelos, dentre os comestíveis e os venenosos, pelo fato de não haver nenhuma característica física que denuncie a presença do veneno nessa estrutura é muito complicado definir apenas no “olho” quais tem a substância que fará mal e quais não.

Existe ainda o problema de que nem 5% das espécies estão referenciadas devidamente na literatura biológica. Alguns cogumelos podem conter substâncias venenosas ou alucinógenas. Nem mesmo um micologista (especialista em fungos) experiente pode identificar apenas de olhar se uma espécie é venenosa ou não.

Por isso recomendamos que você cultive seus próprios cogumelos comestíveis para não correr o risco. A afirmação segura de que um cogumelo é comestível somente poderá ser feita a partir de uma avaliação em laboratório, pois olhando apenas o seu exterior não se pode ter certeza de que não terá alucinações ou será envenenado.

Três Tipos de Cogumelos

Como já explicamos acima existem três tipos de cogumelos os venenosos, os que possuem substâncias alucinógenas e aqueles que são comestíveis.

O Cogumelo Venenoso

Um bom exemplo de cogumelo venenoso é o Amanita phalloides ou “chapéu-da-morte”. Apenas 50 gramas desse cogumelo pode matar uma pessoa, o nome vem do fato de a parte de cima do fungo parecer com um chapéu. 

O Cogumelo Alucinógeno

O mais famoso dentre os cogumelos alucinógenos é o Amanita muscaria, um pequeno pedaço de apenas 1 grama pode te deixar vendo coisas estranhas por um bom tempo. Trata-se do alucinógeno mais antigo do mundo. 

O Cogumelo Comestível

O tipo de cogumelo comestível que mais faz sucesso no mundo é o Amanita caesarea, infelizmente esse não existe no Brasil. Esse tipo de cogumelo pode ser comido cru ou em saladas sem nenhum perigo. 

Como Fazer o Cultivo de Cogumelo?

O cultivo de cogumelos exige muitos cuidados, pois afinal estamos falando sobre cultivar fungos. Conheça agora os principais cuidados para que esse cultivo seja bem sucedido.

Quem trabalha com o cultivo de cogumelos trabalha com Fungicultura (cultura/cultivo de fungos em geral). Para começar a sua colônia é importante ter um corpo de frutificação de cogumelo. A partir dele é que se poderá criar a sua colônia e ser bem sucedido.

Técnicas de Produção de Cogumelos

A produção dos cogumelos pode ser feita de algumas formas diferentes, o cultivo pode ser ao ar livre em “canteiros”, protegidas em galpões ou mesmo em estufas sombreadas ou em casas de cultivo com o controle ambiental.

Disso podemos definir que existem dois tipos de cultivo, o protegido e o não protegido.

Cultivo Desprotegido

O melhor período para o cultivo desprotegido dos cogumelos é em meados da primavera e começo do outono, pois as temperaturas são mais altas e tem muita chuva.

Cuidados Para Escolher o Local do Cultivo

O terreno perfeito para fazer o cultivo de cogumelos comestíveis é aquele que possui solo agricultável com pouca matéria orgânica. Deve ser ligeiramente inclinado, pois assim permitirá uma boa drenagem. Não se pode deixar que as chuvas retirem do local o composto dos fungos.

Uma boa dica é ter a cada 10 metros curvas de nível para que haja uma boa escoação. O composto que é utilizado para fazer a colonização deve ser colocado a mais ou menos 20 a 30 cm de profundidade. Deixe um espaço de linhas de canteiros de 1 metro.

A Cobertura Nesse Cultivo

A terra utilizada para fazer a cobertura deve ser a mesma que foi retirada do berço, porém, com correção de carbonato de cálcio. A espessura da cobertura de terra feita sobre o composto da colonização deve ficar mais ou menos com 6 a 8 cm de espessura.

Em cima dessa cobertura deve-se colocar uma camada de capim seco para que ajude no cultivo.

Os Tratos Culturais

Depois de terminar a cultura é necessário fazer a rega dos canteiros que funcionam como berços do composto. É necessário manter a humidade e criar condições favoráveis para que aconteça a frutificação da colônia de cogumelos. Apesar de ainda não haver uma descrição científica das melhores condições de frutificação dos fungos é possível identificar algumas características comuns.

Dentre as preferências que os cogumelos costumam ter estão temperaturas em torno de 25°C e 30°C e uma umidade relativa que gira em torno de 95% a 100% para colonizar a cobertura. Para fazer a frutificação a temperatura ideal gira em torno de 20°C a 25°C e preferem uma umidade relativa do ar que fica entre 85% a 90%.

Os rendimentos dos compostos de cogumelos podem chegar a 7,2 a 12,5% do peso do composto. A colheita poderá ser feita depois e uns 4 a 6 meses. Porém, é importante que fique claro que na área em que foi realizado o primeiro cultivo de cogumelos será necessário esperar pelo menos mais um ano para cultivar novamente.

Avaliando o Cultivo de Cogumelos Comestíveis

Apesar de ser uma tarefa que pode parecer complicada num primeiro momento, é importante que se destaque o bom rendimento que esse tipo de cultivo pode resultar. Além disso, se trata de um produto utilizado em pratos refinados de culinária o que garante um bom lucro com esse produto.

O seu cultivo também ficará muito bonito uma vez que os cogumelos são estruturas diferenciadas.

Posts Relacionados

Saiba como cultivar cogumelos em casa e usá-los na preparação de deliciosos pratos. Veja, em detalhes, o valor nutricional dos cogumelos e entenda os benefícios que eles podem trazer para a sua saúde. É importante também saber identificar plantas venenosas para diferenciar os tipos de cogumelo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *