Dicas de Como Fazer um Bonsai

O cultivo de bonsais ao longo do tempo se tornou uma arte. Aprenda aqui um pouco sobre a história, como fazer e como cuidar dessa pequena plantinha.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando Surgiu?

No contexto histórico, a China foi o país que deu origem a esta arte, porém ela só ficou conhecida através do Japão, que com a sua migração, espalhou por diversos outros países através dos anos. Entre os séculos XI e XII, grande influência da cultura chinesa invadiu o Japão, foi quando a técnica de criar bonsai se tornou mais usada e veio a ser conhecida como japonesa, mesmo não sendo verdade. Primeiramente, só os nobres cultivavam bonsais, mas com o tempo e a expansão da cultura zen a arte ficou mais popular no Japão e com a chegada dos espanhóis e portugueses ao oriente passou para a Europa. No Brasil, embora a arte tenha sido trazida para cá com a migração japonesa no inicio do século passado, a arte teve sua popularização após o sucesso dos filmes Karatê Kid I e III.

O Que é um Bonsai?

Bonsai quer dizer “plantada em vaso”, e não tem nada a ver com árvore anã ou em miniatura como muitos dizem por aí. A manipulação da árvore para deixá-la pequena não causa estresse algum à planta. É uma pequena representação de uma grande árvore que se torna capaz de florir, produzir frutos e expressa suas características como se estivesse normalmente em seu habitat natural. Para cultivar bonsai é preciso de muita paciência, tempo e talento, para se adaptar asa técnicas leva tempo, até que se aprenda a criar sem que hajam muitos troncos retorcidos ou com formatos esdrúxulos. Mas hoje, são muito admirados os bonsais que representam espécies em ambientes naturais.

O Que é um Bonsai?

O Que é um Bonsai?

Como se Faz?

Na verdade as criações do bonsai exibiram vários métodos, os conheça abaixo:

- Yamadori: É o mais escolhido pelos bonsaístas que optam por criar apenas por prazer. As árvores são retirar de locais onde seu crescimento esteja sendo limitado por motivo de sombra ou crescimento de raízes e qualquer outro motivo. É uma técnica que para principiantes leva ao erro muitas vezes, mas dá os melhores resultados em menos tempo.

- Sashiki: É o cultivo por estacas, quando as estacas são bem escolhidas normalmente dão bons resultados, mas geralmente levam mais tempo também.

- Mudas: É o método de maior sucesso e facilita a manipulação da pequena árvore desde novinha, mas leva mais tempo até se obter o bonsai.

- Misho: Através de sementes. É o principal para se obter as mudas, mas o tempo é limitado. Quem trabalha com sementes são apenas os bonsaístas que praticam a arte para vender.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Podar?

A poda é algo muito importante tanto na criação quando na manutenção do bonsai, aprenda mais e como fazer da melhor maneira:

- Poda drástica: É usada quando a muda de bonsai está muito alta e com o tronco muito fino. Serve para engrossas mais o caule da planta e também é boa para aumentar as raízes superficiais. Mas cuidado! Ela deve ser feita de forma a não prejudicar muito as folhas que é onde a planta realiza a fotossíntese.

- Poda das folhas: Esse tipo de poda é mais estético, ele tira as folhas dos lugares onde possam deixar um aspecto estranho na copa. Corta-se a folha de forma que o pecíolo cicatrize na planta de onde a folha foi retirada.

- Podas de refinamento: É mais utilizada em pinheiros, geralmente arrancam-se as folhas que são mais novinhas, com as mãos mesmo, no período da primavera.

- Amarrações: São utilizados aramos de alumínio ou cobre para fazer as amarrações. Servem para direcionar o crescimento dos galhos da forma escolhida e eles nunca devem cruzar entre os galhos.

- Poda das raízes: Ela é fundamental para a própria sobrevivência do bonsai. É com ela que a árvore fica com a aparência de envelhecida. Os intervalos entre uma poda e outra vai depender de acordo com a espécie do bonsai, se ele for muito velho, já não é mais necessária a poda.

Para podar as raízes, o jeito é tirar o bonsai do vaso com cuidado para manter o torrão de terra que envolve as raízes inteiro. Desse jeito podam-se as raízes excedentes cuidadosamente e com uma tesoura bem afiada. Após a poda, a planta é reintroduzida no vaso e coberta com adubo e terra orgânica.

Como Podar?

Como Podar?

Quanto à Drenagem?

O sistema de drenagem deve ser eficiente no fundo de todo vaso de bonsai. Normalmente os vasos possuem furos grandes e uma camada de cascalho fina. Sobre isso uma camada de terra fina deve ter e o torrão de terra com a árvore e acima disso, um substrato ou terra orgânica devem dar uma boa estrutura e estabilidade a planta.

Como Aguar a Planta?

O bonsai precisa de muita água, por isso o sistema de drenagem se torna importante também quando a terra está úmida. Em períodos mais quentes, é indicado que se molhe a copa com um esguicho ou borrifador.

É Melhor Sol ou Sombra?

Isso vária de acordo a espécie da árvore. Bonsais não devem ser criados em interiores, para ficar mais próxima de sua forma natural, a influência do tempo proporciona o que a planta precisa, mesmo que ela precise de sombra deve ficar em local arejado onde bata luz solar para a fotossíntese.

É Melhor Sol ou Sombra?

É Melhor Sol ou Sombra?

E Quanto à Adubação?

A adubação em bonsais é muito importante. Eles precisam ser adubados de tempos em tempos e com concentrações de substancias nutrientes diferentes. Elas podem ser feitas com compostos orgânicos de forma mais lenta, ou com compostos industrializados que têm sua ação mais rápida, porém são mais caros e devem ser usado em pequenas quantidades para evitar um risco de intoxicação para a planta.

Melhores Espécies

Mirtáceas como a goiabeira, cerejeiras, araçazeiros, etc, são muito utilizados assim como os pinheiros e são bem resistentes, já que são nativas. Leguminosas e azaléias são muito bonitas e bastante usadas também. Bonsais não precisam ter suas folhas pequenas, uma folha só pode representar toda ou parte da copa. Sendo assim todas as árvores podem ser transformadas em bonsais, mas adaptação dela ao envasamento é que é o difícil e requer prática e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>