Jardim Pequeno

Jardins pequenos, assim como os jardins comuns, podem ser muito bonitos e úteis em uma casa. Por serem pequenos, eles podem caber inclusive em apartamentos, visto que a tendência mundial é o efeito da verticalização das cidades, além do fato de grande parte das moradias modernas serem propositalmente pequenas, seja apartamento ou seja casa. Sendo assim, a possibilidade de um jardim pequeno permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar possa cultivar suas plantas, o que pode trazer mais beleza e delicadeza ao ambiente.

Por mais que ter um jardim em um local pequeno possa parecer algo bastante difícil, ao seguir algumas dicas isso pode se tornar uma tarefa bastante fácil e que pode ser feita com um investimento relativamente pequeno, mas que, na verdade, vai variar de acordo como tipo de planta a ser cultivada e com os cuidados que cada uma, em particularmente, exige. De uma maneira geral, toda planta necessita de alguns cuidados básicos, como a questão de irrigação, de poda e de cuidados gerais com o solo em que estiverem plantadas, como o uso de adubos, por exemplo.

A primeira coisa a ser avaliada é o local de disposição do jardim dentro da casa, sendo que o primeiro passo é decidir o tipo de jardim que se deseja, sendo que ele pode ser de inverno ou não, interno ou externo, por exemplo. A avaliação do ambiente serve para, basicamente, definir os tipos de planta que poderão ser colocadas ali, considerando, sobretudo, a iluminação do local, visto que há plantas que necessitam de mais ou menos iluminação natural, isto é, diretamente do sol. Outra coisa que vai depender do local onde o jardim ficará é o porte das plantas, pois será preciso decidir se elas serão plantadas no chão ou se serão mantidas em seus próprios vasos, por serem de maior porte, maiores e mais pesadas. Se esse for o caso, os vasos devem ficar dispostos mais para os cantos e em uma parte do ambiente em que elas recebam a incidência do sol de maneira direta em pelo menos alguma hora do dia.


Caso o local seja realmente muito pequeno, não coloque plantas muito grandes, uma vez que, pela competição por espaço e, principalmente pela luz do sol, elas podem acabar sofrendo e até mesmo morrendo em pouco tempo após serem plantadas. Sendo assim, nesse caso, prefira plantas menores que, apesar de pequenas, elas podem trazer muita beleza ao ambiente, bem como graciosidade, como as plantas suculentas, por exemplo, que podem ser colocadas em treliças que dão até mais espaço ao local.

Algumas espécies de trepadeiras também são ótimas para decorar locais pequenos, apesar de algumas delas necessitarem de podas frequentes, de maneira que não se expandam muito, devido à restrição de espaço. Uma outra opção para jardim pequeno também é investir em jardins verticais, que podem ser fixados em paredes e são excelentes para ficarem em sacadas de apartamentos, por exemplo. Isso pode ser feito tanto com uma espécie de nichos que são dispostos lado a lado, cada um com um vaso de plantas, ou até mesmo com simples prateleiras, que também receberão os vasos lado a lado. A mistura de folhagens no solo com o jardim vertical na parede, como se fosse uma espécie de “fundo”, na parte de trás, também é uma ótima ideia e fica realmente muito bonito e agradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *