O Que Se Deve Plantar Na Horta a Cada Mês

Ter uma horta em casa é uma grande realização não somente por garantir alimentos colhidos diretamente para o seu prato, mas também pelo prazer de cultivar os seus próprios vegetais. Se você gosta da ideia de ter uma horta, mas não sabe bem o que escolher para plantar confira as nossas dicas do que plantar a cada mês.

Cada planta é diferente das demais em relação ao tipo de solo e temperaturas que prefere para poder crescer. Sendo assim é importante conhecer quais são as melhores opções para o inverno, verão, outono e primavera. Cada mês do ano você pode cultivar um vegetal diferente.

Calendário das Plantas

Calendário das Plantas

O Que Cultivar na Horta Mês a Mês

Janeiro No Hemisfério Sul

O mês de janeiro é um dos mais quentes no hemisfério sul e para enfrentar esse período é necessário escolher plantas que resistam bem as altas temperaturas. A nossa dica é semear beldroegas, repolho, espinafres, agrião, couves-de-bruxelas, nabos, alface, rabanetes, cenoura, feijão de trepar/anão e salsa.

Janeiro No Hemisfério Sul

Janeiro No Hemisfério Sul

Fevereiro No Hemisfério Sul

No mês do carnaval brasileiro a dica é cultivar couves diversas, espinafres, rabanetes, agrião, feijão (em estufa), beterraba, chicória, repolho (na terra), espinafres, alface, ervilhas, salsa e feijão.

Março No Hemisfério Sul

No mês de março as melhores dicas para o cultivo são feijão, cebola, repolho, coentros, agrião, chicória, alface, salsa, favas, ervilhas, aipo, couves diversas, nabos, alho, rabanetes, morangos e cenoura.

Abril No Hemisfério Sul

Nesse mês a dica é apostar no cultivo de morangos, beterraba, ervilhas, espargos, agrião, alface, cenoura, couves diversas, coentros, lentilhas, rabanetes (na terra), espinafres, cebola, alho, couves, favas e nabos.

Abril No Hemisfério Sul

Abril No Hemisfério Sul

Maio No Hemisfério Sul

Nesse mês o mais interessante para semear é aveia, cebola, tremoços, alho, couves diversas, favas, trigo, alface, centeio, batata, morangos e cevada.

Junho No Hemisfério Sul

Nesse mês a dica é investir no plantio de macieiras e pereiras.

Julho No Hemisfério Sul

Esse mês já tem alguns contornos do friozinho que nos aguarda no inverno e por isso mesmo é importante semear na sua horta vegetais que resistam bem as temperaturas mais amenas. A dica é semear alface, ervilhas, alhos, favas, repolhos e rabanetes.

Agosto No Hemisfério Sul

O mês de agosto costuma ser bem gelado no sul do Brasil e de temperaturas mais baixas no restante do país. Nesse momento do ano a melhor dica para plantar na sua horta é alcachofras, aipo branco, couves diversas, cebola, pimentos, morangueiros, espargos, melancia, tomate (na terra), melão e pepino em vaso.

Setembro No Hemisfério Sul

Um mês bem frio e que pode ser o melhor momento para cultivar em sua horta beterraba, abóbora, lentilhas, espinafres, cenoura, beterraba, nabos, salsa, pepino, feijão de trepar, rabanetes, couves, melão, alface, tomate, melancia dentre outros.

Outubro No Hemisfério Sul

Outro mês gelado, mas no qual as temperaturas mais altas começam a ensaiar aparecer. Nesse momento de transição entre as temperaturas mais baixas para as mais altas a dica é semear em sua horta coentros, acelgas, cebola, brócolos, alface, pepino, tomilho, (na terra), couves diversas, pimentos, abóbora, cominhos, tomate (em viveiro), cenoura, agrião, favas, melancia, batatas, feijão, nabos, salsa, rabanetes, beterraba, melão e chicória.

Novembro No Hemisfério Sul

Um mês mais quente e no qual você deve apostar no cultivo de melão, beterraba, couves, cenoura, nabos, rabanetes, feijão, alface, pepino, abóbora, pimentos, espinafres, brócolos, melancia e agrião.

Dezembro No Hemisfério Sul

O sol quente do verão começa a dar as caras e a sua horta vai se dar melhor com o cultivo de melão, agrião, rabanetes, pimentos, brócolos, couves, abóbora, repolho, beterraba, melancia, alface, espinafres, nabos, cenoura, pepino e feijão.

Observação: Essas dicas foram feitas pensando no hemisfério sul, pois se embasam no clima de cada estação. Sendo assim quando estamos passando pelo verão por aqui o hemisfério norte enfrenta o inverno e vice-versa.

O Que Cultivar No Jardim Em Cada Mês

Além de uma bela horta é interessante ter um belo jardim para admirar com lindas flores. Se você tem dúvidas também a cerca do que plantar no jardim confira as dicas para cada mês do ano.

Janeiro No Hemisfério Sul

Nesse mês de pleno verão a dica é cultivar árvores e arbustos ornamentais, gipsófilas, cíclames, lírios, begónias, ervilhas-de-cheiro, amarílis e jacintos.

Fevereiro No Hemisfério Sul

Um mês que tem boas chuvas e que se mostra mais interessante para cultivar no seu jardim manjericos, árvores e arbustos ornamentais, ervilhas-de-cheiro, sécias, crisântemos, relva, gipsófila, paciências, cóleos e malvaíscos.

Março No Hemisfério Sul

Uma das características mais marcantes desse mês são as chuvas intensas e as temperaturas elevadas. O mais indicado é aproveitar o clima para cultivar boas-noites, assembleias, trevo de quatro folhas, ásteres, amarílis, dálias, açafates-de-ouro, begónias, esporas, ranúnculos, amores-perfeitos, ageratos, cóleos, cravos, anémonas, crisântemos, perpétuas, papoulas, bocas-de-lobo e chagas.

Abril No Hemisfério Sul

O quarto mês do ano nos reserva a oportunidade de cultivar em nosso jardim amores-perfeitos, petúnias, gipsófilas, malmequeres, assembleias, valverdes, casadinhos, estrelas do Egito, manjericos, begónias, girassóis, zínias, ásteres, cóleos, tubérculos de andorinhas, malvaíscos, campainhas de trepar, gladíolos, esporas, saudades, perpétuas e gafão japonês.

Maio No Hemisfério Sul

O melhor mês para cultivar dálias, melindres, manjericos, cravos, trepadeiras, gipsófilas e linho.

Junho No Hemisfério Sul

Nesse mês em que os ventos começam a ficar mais gelados a dica é cultivar manjericos, cravos e trepadeiras.

Julho No Hemisfério Sul

Um mês em que o mais indicado é apostar no cultivo de plantas bienais, que tenham germinação lenta e que possam ser transportadas durante o começo do outono, calêndulas, cinerárias.

Agosto No Hemisfério Sul

Com o aumento gradual das temperaturas o seu jardim não requer que você plante mais flores, mas sim que regue abundantemente aquelas que já foram semeadas. Fique de olho no fato que logo o verão irá chegar e regar é muito importante para evitar danos devido as altas temperaturas.

Setembro No Hemisfério Sul

Um mês interessante para cultivar narcisos, jacintos e tulipas.

Outubro No Hemisfério Sul

Esse mês com temperaturas mais elevadas tem como principais escolhas o cultivo de crisântemos, anémonas, roseiras, cíclames, narcisos, açucenas, tulipas, jacintos, lírios e junquilhos.

Imagem de Amostra do You Tube

Novembro No Hemisfério Sul

Nesse mês aproveite para podar as roseiras que já foram cultivadas.

Dezembro No Hemisfério Sul

No último mês do ano aproveite para cultivar gladíolos, roseiras, cíclames, ervilhas-de-cheiro, malvaíscos e lírios.

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Confira agora o nosso calendário completo de cuidado com as plantas e saiba o que fazer em cada época do ano. Saiba como organizar um jardim para que ele fica bem harmonizado e bonito. Confira o calendário de flores conforme as estações do ano e saiba em que época cada espécie floresce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>