Pássaros de Fogo

Já ouviu falar em uma bela planta chamada de pássaro de fogo? Famosa entre os amantes de faunas diversificadas, ela é tão bela que tem fãs no mundo todo. O pássaro de fogo, que tem o seu nome científico como Helicônia bihai, é considerado como uma planta tropical. Sua origem é amazônica e a espécie se destaca pelo forte colorido das inflorescências e pela folhagem abundante. O seu caule é formado por rizomas e com longos pecíolos, que dão base para a sustentação de folhas grandes, verdes e com a enervação marcada. Seu ciclo de vida é perene, isto é, tem vida longa.Origem e características dos pássaros de fogo.Ela é uma planta de origem da América do Sul, e seus nomes populares são os seguintes: pacova-branca, tracoá, caetê-vermelho, helicônia e bananeira-silvestre. Apesar de ser uma herbácea, o seu porte é arbustivo, e ela chega a atingir de 1,5 a 4 metros de altura. As suas inflorescências lembram espigas, são eretas e surgem nas estações quentes (primavera e verão). Elas são formadas por grandes brácteas de um vibrante vermelho alaranjado, com uma margem verde superior.Suas flores são pequenas, tubulares e da cor branca.Como suas flores são nectaríferas, ou seja, possuem a capacidade de produzir néctar, os pássaros de fogo atraem animais, como morcegos e beija-flores, que acabam sendo seus principais polinizadores. O seus frutos são drupas, que se tornam azuis quando amadurecem. As inflorescências dessa planta são excelentes para serem usadas como elementos decorativos, já que são muito duráveis e resistentes, além de belíssimas. A sua grande variedade de cores permite criar diversos tipos de arranjos florais.Cores dos pássaros de fogo.

Pássaros de Fogo

Pássaros de Fogo

Falando em cores, essa espécie é bastante diversificada: há o tipo “Chocolate Dancer”, com brácteas cor de chocolate; “Emerald Forest”, com brácteas verdes; “Peach Pink”, com brácteas cor de pêssego; a “Yellow Dancer”, com brácteas amarelas, etc. Já no paisagismo, essa planta se sobressai pela exótica folhagem e flores de cores fortes. Ela é muito utilizada especialmente em jardins tropicais, em canteiros, em cercas, em muros e em maciços e bordaduras informais. O pássaro de fogo, à medida que vai se desenvolvendo, tende a cercar os caminhos, proporcionando sensação acolhedora e bonita. Além disso, as plantas são excelentes controladoras térmicas, deixando o lugar mais fresco.Como cultivar essa planta em seu jardim.Ela é ideal para ser cultivada em vasos largos e estufas que possuam clima temperado. O pássaro precisa de sol ou meia-sombra para se desenvolver bem, além de estar em um solo fértil, drenável, adubado com matéria orgânica e regado sempre que possível. As suas folhas são sensíveis ao frio extremo e geadas, mas caso a planta seja atingida, não se preocupe, pois ela brotará novamente na primavera seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>