Passo a Passo Para Montar Horta Doméstica

Não é só quem mora no interior, em casa e com um belo jardim que pode comer legumes e verduras colhidos na hora. Não é necessário ter um espaço muito grande na parte externa para ter uma horta em casa. Com criatividade e respeitando as necessidades das plantas todo mundo pode ter uma horta doméstica. Uma boa maneira de melhorar a dieta diária, deixá-la mais saudável.

Aprenda Cada Uma Das Etapas Para Ter Uma Horta Doméstica

Os jardins são os melhores lugares para fazer a horta doméstica grande. Segundo os engenheiros agrônomos, os canteiros devem ter uma medida “padrão”, que seria 2 metros de comprimento por um metro de largura. É um modo para que o espaço fique proporcional para o cultivo. Os canteiros podem ser feitos com “acabamento” e a dica é usar tijolos aparentes ou uma segunda opção, é a colocação de pedriscos.

No caso de pequenos espaços, pode-se usar jardineiras de cimento, uma excelente opção. Neste caso, o modelo aconselhado é na seguinte medida, tanto largura quanto profundidade devem ter 30 centímetros. É importante que as jardineiras, mesmo de cimento precisam ter uma boa drenagem para escoar o excesso de água.

O bom escoamento da água garante que as raízes não serão submetidas a umidade, o que provoca o apodrecimento das raízes.

O vantagem é que a horta doméstica pode ser feita em qualquer cantinho, de grandes canteiros a pequenos vasos em espaços minúsculos. O que vai mudar de grandes, médios e pequenos espaços é as espécies que poderão ser usadas, considerando as suas necessidades.

As Espécies Mais Indicadas Para Horta Doméstica

Ter uma horta doméstica é aproximar-se da natureza, sem falar que é um bom modo para incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

A seguir, você encontrará uma lista que leva em consideração os espaços para fazer a horta doméstica:

1- Hortas domésticas em grandes espaços, que seriam jardins ou sítios. Veja o que é adequado plantar: alecrim, abobrinha, boldo, berinjela, brócolis, couve-flor, chicória, couve, espinafre, ervilha-torta, milho, melissa, pimenta, repolho, quiabo, sálvia, salsão, vagem e tomate.

2- Hortas domésticas em pequenos espaços, que seriam quintais de casa ou varandas de apartamentos. Veja o que é adequado plantar nesses espaços: almeirão, agrião, alface, capim-limão, beterraba, coentro, cenoura, cebolinhas, estragão, endro, manjericão, hortelã, orégano, manjerona, rúcula, rabanete, tomilho e salsinha.

Dicas Para Plantar a Horta Doméstica

1- O primeiro passo é pensar o lugar que será feita a horta, escolher o local ideal é parte fundamental para que sua horta doméstica dê certo. Esse solo pode ser levemente inclinado ou plano.

É muito importante que além dessa característica, você considere o lugar se é exposto ao sol ou não, lugares com sombra não são adequados para a grande maioria dos vegetais. No caso de apartamentos, a varanda é sempre o melhor lugar e em raros casos, a área de serviço.

2- O segundo passo é preparar o canteiro para o cultivo, seguindo preparando o solo que irá receber as sementes, o ideal é somar: terra vegetal, uma parte, outra de areia e por último, adubo que pode ser substituído por esterco.

Considere o espaço que é de grande importância, os canteiros devem ter no mínimo 30 centímetros, pois é esse espaço que garante o bom estado das raízes.

3- Antes de começar a cultivar, pense bem em quais espécies serão usadas.

Uma dica importante é que o mesmo vaso pode ser usado para plantar mais de uma espécie, porém, observe que as características devem ser bem semelhantes das plantas que ficarão juntas. Além disso, as distâncias entre uma planta e outra dentro do mesmo vaso deve ser observada.

Por exemplo, você pode usar coentro junto com manjericão, no mesmo vaso e a distância entre eles é de 30 centímetros. Ambos precisam ser plantados no solo considerado médio que significa que não pode ser nem argiloso, nem arenoso.

Outra dica, manjerona e orégano também podem ser cultivados no mesmo vaso, sempre respeitando a distância de 30 centímetros e ambos gostam de solo arenoso.

Como Preparar o Local Para Horta Doméstica

Uma dica: o solo em volta da muda deve ser pressionada levemente para evitar que se formem bolsões de ar.

Importante: é muito importante que a drenagem d’água seja eficiente. A horta precisa receber água com frequência, no verão, até mais do que no inverno, duas vezes ao dia, porém, não deve jamais ficar encharcada. A água em excesso vai acabar com as suas plantas.

No caso de plantas que forem cultivadas em vasos, não esqueça de fazer os furos embaixo.

Se você quer uma horta doméstica vigorosa é bom enriquecer o solo com matéria orgânica com muitos nutrientes e que o pH seja neutro. A terra escolhida deve ser de boa qualidade ou se achar melhor, reforce a terra que irá usar.

Você pode comprar a terra adubada e preparada, que vende em lojas especializadas ou usar condicionador de solo.

São produtos que enriquecem o solo, pois oferecem mais matéria orgânica e isso ajuda a reestruturar o solo e melhorar os seus nutrientes.

Como Escolher as Sementes Para a Horta Doméstica

  • O plantio pode ser feito de duas formas, uma considerada mais demorada, que é feita através da colocação das sementes diretamente no solo. É um método que funciona melhor para alguns vegetais, como é o caso da beterraba e da cenoura. O segundo caso, é feito através de mudas, demora menos tempo e funciona bem para o alface e escarola.
  • O buraco para o plantio deve ter a profundidade de 1 centímetro, o espaço suficiente para o crescimento das raízes. Depois de colocar a muda, use a terra para cobrir e aperte levemente em volta e isso fará acabar com os bolsões de ar. Depois é só esperar o crescimento.

Não esqueça de cuidar da sua horta doméstica para que ela esteja sempre bonita e dê bons alimentos. É bom usar terra para adubar, regar diariamente. Importante que o adubo seja usado sempre seguindo as instruções do produto.

Se perder a vitalidade ou começar a morrer é melhor plantar outras mudas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *