Pervinca

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente é um dos mais importantes espaços que o ser humano têm a seu dispor em todo o planeta. É de lá que ele retira todo o seu sustento, bem como, também, os elementos essenciais para que ele consiga viver com dignidade por aqui. Isso é muito bem verdade: basta ver que, se não fosse a nossa natureza, bem equilibrada do jeito que é, é bem possível que não estaríamos aqui hoje vendo esse artigo.

Só que, como bem sabemos, a sociedade hoje parece não ter muito tempo para o meio ambiente. Na realidade, a verdade é que o ser humano não se importa muito com o destino que o meio ambiente está tendo depois de milhares de anos de exploração contínua sem um devido controle. E o resultado que estamos vendo nos mostra o quão grave é o problema relacionado à exploração indiscriminada dos recursos naturais, que estão para entrar em um verdadeiro colapso se nada for feito para amenizar esse processo.

Felizmente, os seres humanos estão tomando consciência do grande problema que está rondado a nossa própria existência, bem como dos demais animais e plantas. Sendo assim, diversas medidas estão sendo tomadas para que a nossa ação no planeta Terra não seja tão danoso quanto está se revelando.

E, uma das formas de termos um controle maior sobre as nossas ações e para que elas não prejudiquem tanto assim o meio ambiente é, justamente, trazer para mais perto de nós a natureza no geral, como a criação de pequenos animais domésticos ou, também, criação de plantas, sendo que essas últimas sempre acabam sendo as escolhidas por conta da facilidade maior ao cuidar, já que, diferente dos animais, elas não se mexem tanto, além de não fazerem muita sujeira.

E, já que estamos falando das plantas, que tal conhecer uma espécie que é bastante cultuada no Brasil? Aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a Pervinca, bem como, também, algumas curiosidades sobre essa planta. Confira:

A Pervinca

A flor de pervinca, também bastante conhecida somente como “vinca” é uma planta que é nativa dos solos africanos, europeus e asiáticos. É, portanto, uma planta subtropical, que pode ficar em perfeitas condições sob altas e baixas temperaturas, desde que elas não cheguem a menos de 5 graus centígrados. Ela é uma planta que é bastante requisitada por decoradores e paisagistas em geral, que utilizam essa planta para que ela possa ornamentar tanto as áreas externas quanto as áreas internas de um ambiente.

Os projetos dedicados a esse estilo de flor são inúmeros, por conta da possibilidade de ela apresentar uma enorme variedade de cores, bem como, também, pela sua resistência, já que ela pode sobreviver embaixo do ar condicionado, por exemplo a, até mesmo, ventos fortes do lado de fora.

A Adaptação

Por conta da sua fácil adaptabilidade, a Pervinca é uma planta que pode facilmente ser brotar espontaneamente na beira de rios e de lagos, já que, geralmente, a terra às margens desse local são sempre muito férteis. Solos ricos em argila ou calcário também são prato cheio para que as vincas se desenvolvam nesse locais. Ela também tem a habilidade de se desenvolver tanto rente ao solo quanto no alto, se desenvolvendo no meio de plantas trepadeiras.

Uma coisa boa da pervinca também é que o seu florescimento se dá em todo o ano, dependendo apenas da incidência da luz do sol e se há regas periódicas. As suas folhas caem de forma automática, dispensando, assim, podas periódicas. A multiplicação da planta se dá com inúmeros fatores, sendo que o mais importante, talvez, seja através das sementes que estão presentes dentro dela. As mudas também são bastante empregadas como forma de multiplicar essa planta.

A Decoração

Pervinca no Vaso

Pervinca no Vaso

Como já dito anteriormente, a pervinca é a preferida entre decoradores e paisagistas justamente por apresentarem cores bastante diferentes entre si. Além disso, as suas cores, nas quais as mais comuns são as de tom lilás e branco, possuem um brilho característico que deixa a planta ainda mais bonita e viva para os ambientes. Além da presença confirmada na decoração de ambientes, essas flores acabam sendo utilizadas na confecção de buquês, arranjos de flores em geral e na ornamentação em vasos.

Propriedades Medicinais

E quem é que disse que a Pervinca não tem propriedades medicinais? Pois é! É uma planta completa em termos de decoração e de auxílio em nossa saúde. A vinca de madagascar, uma variante da planta, é bastante conhecida no meio médico por ser uma excelente antibactericida, probiótico, laxativo e digestivo também. Um dos princípios ativos presentes na planta, a vincamina, é uma das responsáveis por estabilizar o sistema circulatório do corpo, além dos processos digestivos e também para o funcionamento correto das vias urinárias.

Flor de Pervinca Vermelha

Flor de Pervinca Vermelha

E as descobertas envolvendo a pervinca não param. Recentemente, pesquisas indicaram fatores positivos sobre o uso da planta para tratar umas das doenças mais severas existentes no planeta: o mal de Alzheimer. A descoberta só pôde ser realizada quando os pesquisadores tiraram um pouco o foco das propriedades já conhecidas das folhas, das flores e do caule e passou a focar nas suas raízes.

Foi ali onde encontraram um princípio ativo que, entre outras qualidades, ajuda a preservar o sistema nervoso de um possível desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer

Nós bem sabemos que essa doença é um dos grandes males desse século e, desde então, diversas pesquisas nesse sentido foram realizadas com o intuito de fazer com que a doença do esquecimento seja remediada e nunca mais apareça entre os seres humanos.

Embora tenha grandes vantagens em seu consumo, a pervinca continua servindo, majoritariamente, como uma forma de decoração bastante simples, barata e que causa um impacto bastante positivo onde é instalada ou deixada.

Caso você queria criar a pervinca em casa, tenha a noção de que, apesar de ser uma planta com fácil adaptabilidade e sem muitas exigências, ela ainda necessita de algum tipo de atenção para que possa crescer de uma maneira saudável, além também de criar possibilidades para que ela cresça e faça seu ambiente ficar mais aconchegante do que já é.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *