Plantas Para Colocar no Lago

Ter um lago em um jardim sempre valoriza o ambiente e, se houver peixes, esse lago ficará ainda mais interessante. Ambientes ilustrados com lago são dão a sensação de maior integração com a natureza e maior placidez para quem os freqüenta. Abaixo você vai encontrar uma série de dicas de como construir e manter lagos limpos, além é claro, de como cultivar plantas em lagos.

Como Deve ser a Fundação Ideal Para ter Plantas e Peixes em um Lago?

Uma boa fundação de um lago que irá receber plantas aquáticas e peixes deve ser projetada por profissionais da área da arquitetura e da engenharia civil. Ou seja, é preciso ter cuidado na construção do seu lago. Para se ter uma idéia de como deve ser o lago, imagine uma piscina tradicional, como aquelas nas quais nadamos por diversão ou esporte, essa é basicamente a estrutura de um lago. A profundidade mínima do lago deve ser de sessenta centímetros e a profundidade máxima deve ser de no máximo o dobro desse valor, ou seja, um metro e vinte centímetros.

Você já tem um Lago em um Jardim de Inverno ou em um Espaço Aberto na sua Casa?

Se já tem ou pretende ter um lago é importante escolher qual é a vegetação que irá cobrir o arredor da caixa de limpeza e manutenção do lago. Algumas espécies são de fato plantadas no interior do lago. Porém o mais indicado é  plantá-las dentro de vasos e, posteriormente, imergir esses vasos de modo que fiquem mergulhados no lago. Isso vai facilitar a manutenção da limpeza do lago e a remoção da vegetação se for necessário ou desejado. Para nutrir o ambiente ao redor da planta sem prejudicar a aparência e a saúde da água do lago, pode se utilizar do recurso de plantar o substrato mais indicado para aquela vegetação colocando-o em embalagens tipo saco de manta, um tipo de tecido que não entra em decomposição quando imerso na água. Para dar peso e impedir que esse saco flutue, a dica é colocar pedrinhas dentro. Outra dica, na hora de construir o lago é fazê-lo em níveis. Desse modo, as diferentes profundidades da água facilitam o cultivo de varias espécies de plantas aquáticas. Caso queira cultivar plantas semi submersas, a dica é plantá-las em vasos com pedras de diferentes tamanhos para cobrir o substrato e evitar que a água fique tapada pelo material flutuante. Para cultivar peixes e plantas sem que tenha problemas, a dica é fazer um cesto de tela para cobrir as plantas e separá-las dos peixes, deixando-os crescem livremente no lago. O material dessa tela deve ser feito de nylon, com uma malha proporcional à medida dos peixes pequenos do lago, permitindo que eles atravessem esse cesto.

Você já tem um Lago em um Jardim de Inverno ou em um Espaço Aberto na sua Casa?

Você já tem um Lago em um Jardim de Inverno ou em um Espaço Aberto na sua Casa?

Como Integrar Plantas Aquáticas com Peixes em um Lago?

As plantas aquáticas são um elemento que entra em perfeita harmonia com os peixes, quando ambos encontram se em um lago. Além da vantagem estética do visual naturalista que esses elementos agregam ao ambiente que tem um lago, as plantas aquáticas contribuem para a boa sobrevivência dos peixes nesse micro ambiente que é o lago. Pois é sabido que as plantas aquáticas dão sombra e oxigênio a esses animais e, ainda, absorvem alguns tipos de nutrientes, os quais se dissolvem na água, evitando desse modo que algas se formem no lago. Conforme citado nos tópicos acima, é aconselhável que as plantas aquáticas sejam submergidas no seu lago dentro de vasos adequados para o efeito e, cuidando para que o solo esteja com um pH equilibrado. Uma dica para essa situação é colocar pedaços de cascalho sobre a terra do vaso antes de introduzir os vasos, evitando assim que os peixes tenham alguma chance de soltar a terra para dentro do lago. Há uma quantidade muito boa de plantas aquáticas indicadas para o cultivo em lagos artificiais, como por exemplo o aguapé, o nenúfar de água ou o lírio, o lótus de água, as alfaces do mar, o eremuros, o hosta e as impatiens. Depois de estabelecidas no lago, essas plantas da ambiente aquático criam mudas de maneira muito rápida. A dica é comprar poucas quantidades de cada tipo de planta inicialmente e, quando já estiverem todas bem crescidas avalie se será necessária a compra de novas mudas para completar a decoração do lago. Vale lembrar que uma quantidade de plantas em exagero são prejudiciais para a sobrevivência de peixes. Existem três classificações das plantas aquáticas. Existem as que ficam completamente submersas. Esse tipo de planta aquática não fica interessante pela ótica do paisagismo, visto que elas se apresentam apenas como um amontoado verde, sem atrativos de decoração.

Como Integrar Plantas Aquáticas com Peixes em um Lago?

Como Integrar Plantas Aquáticas com Peixes em um Lago?

É comum encontrarmos essas plantas em aquários. Outras espécies ficam semi-submersas, ou seja, tem as raízes apenas debaixo da água e as folhas, caules e flores boiando no lago. Essas são plantas usadas como suporte para as plantas flutuantes, costumam ter destaque secundário na decoração do lago. Por fim, tem as plantas aquáticas flutuantes, que são consideradas as mais vistosas. Essas plantas tem um efeito muito interessante para a decoração de lagos. Como por exemplo temos a ninféia que é uma planta semelhante ao lótus e há, ainda, a clássica vitória régia, a qual é conhecida como um dos símbolos da floresta amazônica. Outras espécies desse tipo são a alface d’água, a salvínia e a ninféia. Confira a matéria sobre a Expoflora, a qual é a maior mostra do país de flores e plantas ornamentais, que acontece na cidade de Holambra, localizada no interior do estado de São Paulo. Cerca de vinte ambientes criados por quarenta profissionais da área do paisagismo estão expostos na feira e servem de inspiração para muitas pessoas em dúvida sobre como decorar a área verde da casa. Nessa mostra, plantas ornamentais e árvores frutíferas entram em harmonia de visual e de espaço biológico. A proposta que está em todas as criações de paisagismo dessa mostra é a idéia de criar espaços que integrem o homem à natureza. Acesse o link e inspire se:

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2012/08/30/lagos-artificiais-e-flores-tropicais-sao-destaques-de-mostra-de-paisagismo-na-expoflora.htm

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *