Plantas Para Varandas Com Pouco Sol

Muitas pessoas gostam da ideia de ter plantas em casa, mas não tem um espaço ideal para um jardim. Saiba que não é necessário morar numa bela casa com um quintal enorme para poder ter um espaço verde no seu lar. Uma solução que tem sido bastante usada é a de cultivar plantas nas varandas. Além de a sua varanda ganhar um charme extra também pode ser a morada perfeita para várias plantas. Uma dúvida que muitas pessoas têm é como fazer a escolha certa das plantas para cada ambiente. A primeira coisa a se fazer é pensar sobre o ambiente em si, ou seja, se ele tem uma incidência intensa de sol ou não, se venta muito entre outras características. No caso de a sua varanda não ter a incidência de muito sol é importante saber quais plantas conseguem sobreviver com essa característica. Algumas plantas necessitam de muito sol para sobreviver enquanto outras se adaptam melhor a meia-sombra. A seguir listamos algumas plantas que se dão bem com áreas com pouco sol.

Plantas Que se Adaptam Com Pouco Sol

Lança-de-São-Jorge (Sansevieria Cylindrica)

A planta conhecida popularmente como Lança-de-São-Jorge conta com folhas alongadas cilíndricas e verticais. O visual dessa planta é bastante ornamental e se caracteriza por ter uma boa resistência. Essa planta pode ser cultivada numa varanda que tenha a incidência de pouco sol, pois prefere ser mantida a meia sombra. A rega deve ser feita a cada 15 dias, mas com o cuidado de molhar as folhas.

Pau d’gua (Dracaena Fragrans)

Conhecido popularmente como Pau d’gua a Dracaena fragrans é um arbusto que possui uma característica bem interessante, o centro das suas folhas tem uma linha amarela o que contribui para o seu visual extremamente decorativo. A rega dessa planta deve ser feita assim que se percebe que a sua terra está seca na superfície. Como se trata de uma planta que não gosta de exposição direta ao sol pode ser uma ótima opção para uma varanda com pouca incidência de sol.

Iuca (Yucca Filamentosa)

A planta arbustiva conhecida como Iuca Mansa não tem caule e é muito utilizada no paisagismo por ser uma planta de beleza rústica. As folhas dessa planta são de tons verde-azulados e alongadas, a sua disposição é em roseta. Pode ser que a inflorescência da Iuca atinja até 3,5 metros. O perfume dessa planta é espalhado com mais intensidade a noite. Depois que a Iuca floresce e frutifica ela morre e passa a dar origem a ‘filhotes’ que surgem na base. Como se trata de uma planta rústica pode se adequar a uma grande variedade climática. Pelo fato de se adaptar bem a climas variados e ter uma boa resistência pode ser usada para compor maciços, bordaduras e conjuntos no jardim. O cultivo da Iuca pode ser feito tanto a sol pleno como a meia-sombra, o solo precisa ser arenoso ou rochoso. É resistente a estiagem, mas não suporta solos mal drenados e encharcamentos. O crescimento da planta no geral é lento, porém, o crescimento da haste floral é bastante rápido.

Palmeira Ráfis (Rhapis Excelsa)

A Palmeira Ráfis conta com diversos caules que parecem bambu. O seu crescimento é ereto e as suas folhas são plissadas e pode ser cultivada em vasos. Como se adapta bem a todo tipo de iluminação pode ser usada também numa varanda com pouco sol. Para mantê-la sempre bonita é importante regá-la com frequência cuidando para que o seu substrato não fique encharcado.

Brinco-de-Princesa (Fuchsia Hybrida)

A planta conhecida popularmente como brinco-de-princesa ou fúcsia é considerada como o símbolo do estado do Rio Grande do Sul. Uma planta que pode ser encontrada em muitas variedades, tanto as pétalas como as sépalas podem ter cores e formas diferentes. Dentre as cores mais comuns de encontrar essa planta estão o rosa, vermelho, violeta, azul e branco. A sua principal característica é ter a ramagem pendendo o que faz com que fique muito bem em vasos suspensos. Existe variação entre esses tipos de plantas sendo que algumas têm formas arbustivas e outras têm porte herbáceo. A preferência de iluminação dessa planta é luz difusa ou a meia-sombra sendo assim uma boa opção para varandas com pouco sol. Porém, algumas variedades dessa planta precisam de sol pleno. Como se trata de uma planta que gosta de um clima mais frio se adapta melhor ao sul do país.

Bromélia (Guzmania Ligulata)

A inflorescência da Bromélia tem um tom avermelhado que faz um lindo contraste com o verde escuro das suas folhas. Como a incidência de sol direto pode queimar as suas folhas é melhor cultivar essa planta num local que fique a meia-sombra, perfeito para a sua varanda. É importante que a planta receba claridade indireta. O cultivo dessa planta deve ser feito em substrato especial para epífitas, a rega deve ser feita a cada dois dias. Tenha o hábito de limpar o centro da planta para evitar que haja a proliferação de mosquitos.

Palmeira Areca (Dypsis Lutescens)

A Palmeira Areca é uma planta que pode ser cultivada sem problemas sob a incidência direta de sol, mas fica mais bonita quando cultivada a meia-sombra. A rega dessa planta deve ser regular, tenha cuidado de manter essa planta longe de ambientes com ar-condicionado.

Antúrio (Anthurium Andreanum)

A principal característica do Antúrio é ter flores vistosas, um verdadeiro clássico decorativo. Trata-se de uma planta que aprecia a meia-sombra, não pode receber de jeito nenhum a incidência direta do sol. Porém, não pode ficar em ambientes escuros, sendo assim um local que receba pouco sol é uma boa opção.

Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora)

A Jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, muitas pessoas não sabem, mas é possível cultivar essa planta em vasos com crescimento médio em espaços reduzidos como uma varanda, por exemplo. Essas árvores passam por floração e frutificação mesmo num espaço pequeno. Ressaltamos que o crescimento de uma árvore dessa pe lento podendo demorar até 10 anos para dar a primeira frutificação. Com essas sugestões de plantas para cultivar numa varanda com pouco sol você já pode começar a planejar o que deseja ter nesse espaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *