Saiba Tudo Sobre Cultivo da Pimenta

As pimentas estão presentes na vida das pessoas há muito tempo. Existem pessoas que consideram as pimentas como ervas, algumas outras como especiaria, ou condimento e até mesmo artigos de decoração. Mas, realmente, as pimentas são tudo isso e muito mais. 

Durante muitos anos, as pimentas eram considerados artigos de luxo e importantes moedas de troca entre comerciantes de diferentes continentes. Originalmente, as pimentas foram descobertas nas Américas, sendo levadas para a Europa posteriormente.

Os Europeus de diversos países passaram a cultivar as pimentas em seu próprio território, conseguindo assim uma grande variedade e diversidade do que conhecemos como pimenta.

A História da Pimenta

Segundo os pesquisadores e historiadores que estudaram sobre as possíveis origens das pimentas, elas teriam aparecido na Terra pela primeira vez no ano de 7000 AC, na região do México Central. Relatos históricos dão conta que o europeu que descobriu as pimentas foi Cristóvão Colombo. Colombo estaria em busca de um condimento que servisse como substituto de outro velho conhecido da Europa, que se chamava pimenta preta.

No caso da pimenta que foi descoberta no México, ela não era preta, e sim vermelha que há muitos séculos eram utilizadas pelos moradores da região. Colombo os chamou “pimiento”, palavra espanhola para pimenta preta. Capsicum não está relacionado ao gênero Piper, que contém Piper nigrum L., a fonte de pimenta preta e pimenta branca. Após um século, as pimentas vermelhas tinham se espalhado por todos os continentes.

Hoje em dia, a pimenta está difundida em praticamente todo mundo. E o principal fim de utilização da pimenta hoje em dia é realmente um condimento, ou tempero, utilizado para dar mais sabor a outros alimentos. Como o seu sabor principal é ardente, quando combinado com outros alimentos ele pode realçar ainda mais o gosto da comida, principalmente de carnes. Além disso, hoje é muito comum também que a indústria desenvolva molhos de pimenta. Estes molhos trazem a essência do fruto que foi encontrado por Colombo, sendo que alguns deles não trazem a pimenta propriamente dita. 

Cultivo de Pimenta

Como a pimenta é um alimento muito utilizado hoje em dia, muitas pessoas passam a cultivar estes condimentos nas suas casas, seja para consumo próprio ou até mesmo para vendas. Muitas pessoas, por exemplo, fazem seus próprios molhos de pimenta nas suas casas utilizando aquilo que cultiva.

Desta forma, as pessoas acabam tendo total controle sobre a qualidade do que está sendo feito o gosto que seu molho de pimenta terá ao final. No Brasil, existem dois estados que são muito conhecidos pela qualidade de suas pimentas, principalmente por causa do solo característico da região que favorece muito o crescimento deste tipo de tempero. Os estados que possuem mais facilidade para plantar a pimenta no Brasil seriam Minas Gerais, Bahia e Goias.

Segundo os pesquisadores que fizeram estudos sobre as condições ideais para o plantio de pimenta um dos fatores mais importantes seria o clima tropical, que está presente em praticamente todos os estados do Brasil, com chuvas que variam entre 600 a 1.200 mm e uma temperatura média de em torno de 25ºC.

Dentre as variações climáticas, nada prejudica tanto a produção da pimenta quanto uma temperatura fria. Por isso mesmo que plantar este tipo de condimento nos estados mais ao sul do Brasil pode ser uma tarefa mais complicada, já que os invernos por lá costumam ser rigorosos. Também foram feitas pesquisas relativa ao solo ideal para se plantar a pimenta: Textura leve com PH entre 5,5 a 6,0 com boa drenagem. Dentre as principais variedades de pimenta que são cultivadas e vendidas no Brasil estão as seguintes:

  • Pimenta malagueta – Fruto de 2cm de comprimento e em média 0,5 cm de largura e coloração vermelha forte;
  • Pimenta comari – Fruto esférico e vermelho-escuro;
  • Pimenta de cheiro – Fruto esférico e cor amarela;
  • Pimenta chifre de veado – Cor vermelha ou amarela e frutos com 5 a 7 cm de comprimento e 1,5 de largura com curvas na extremidade

Dicas Para Plantar a Pimenta

Como dito anteriormente, em regiões onde as temperaturas são mais baixas realmente fica complicado de plantar a pimenta em grande escola para vendas, por exemplo. Isso não quer dizer que as pessoas não podem plantar pimentas em suas casas para consumo próprio.

Até porque, caso aconteça uma grande nevasca e estrague toda sua plantação de pimentas, o máximo que a pessoa que não depende disso para sobreviver é ir até o supermercado e comprar a pimenta que foi plantada por outras pessoas ou que são vendidas por fábricas. Sendo assim, para as regiões mais frias, o ideal é que se plante a pimenta entre os meses de agosto e outubro.

Agora para as pessoas que moram nas regiões mais quentes qualquer mês pode ser propício par ao plantio de pimentas. As pessoas que pretendem plantar em grande escala devem usar de 2 a 3 gramas de sementes de pimenta por metro quadrado sendo que é necessário o auxilio de sementeira.

Os metros quadrados devem ser distribuídos e divididos com sulcos de pelo menos 10  cm. Um grama contém 300 sementes. Para o plantio de 1 ha é preciso cerca de 300g de sementes. A germinação ocorrerá de 15 a 20 dias após o plantio e as mudinhas devem ser mudadas quando apresentarem de 4 a 6 folhas.

Estas dicas podem ser mais voltadas para as pessoas que estão querendo plantar em grande quantidade, mas também pode ser utilizada pelas pessoas que querem postar pequena quantidades no pátio de sua casa. Não tem problema nenhum, as pessoa só precisam prestar muita atenção com as quantidades, porque quando as pessoas colocam grandes quantidades de sementes em um pequeno espaço a probabilidade que elas morram sem dar frutos são grandes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • MATERIA EXCELENTE!!PARABENS\1

    Miranda Batista 30 de outubro de 2013 12:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *