A Flor Tumbérgia-Arbustiva: Thunbergia Erecta:

Flores ornamentais são realmente muito procuradas. Elas ajudam a enfeitar e dar uma graça a mais no seu jardim. Além disso, as cores das flores que nascem em várias épocas do ano podem ser de grande diferença para o paisagismo. Por isso, muitos profissionais possuem um cuidado extra na hora de fazer as suas escolhas de plantio. Neste caso, muitos deles optam por espécies como a  Thunbergia Erecta, uma espécie de fácil manuseia, cujas mudas se adaptam rapidamente a qualquer local. Conheça a planta aqui neste artigo!

http://www.youtube.com/watch?v=QoJpXuJU5fo

Informações Gerais

Thunbergia erecta é um mero nome científico, já que os populares conhecem a espécie por outros nomes. São estes títulos mais vulgares que denunciam as verdadeiras características da planta. Seus dois nomes mais populares são  Tumbérgia-arbustiva, Manto-de-rei, pois a planta é bastante folheada, com coloração em verde marcante, além de crescer bastante rapidamente, formando um lindo manto por cima de determinadas superfícies. Está incluída dentro da família Acanthaceae, além de estar presente em diversas categorias importante como as seguintes: ArbustosArbustos Tropicais e Cercas Vivas. Sua origem é africana e por isso a espécie pode ser cultivadas em vários climas, nos quais se adaptou rapidamente ao longo de sua existência. São eles: EquatorialSubtropicalTropical.

Altura

A espécie possui a sua altura mínima de aproximadamente um metro, podendo crescer um pouco mais, atingindo desde os seus 1,2 metros até 1,8. Quando cultivada em bom estado e seguindo as regras para o plantio, a espécie pode possuir até 2,4 metros de altura, podendo crescer ainda mais dependendo das suas variações. Deve ser plantada em sob sol pleno ou utilizando meia sombra para propagação. Vale lembrar que o seu ciclo de vida é perene, o que contribui ainda mais para um crescimento mais acelerado.

Altura

Altura

Descrição da Espécie

A tumbérgia-arbustiva é uma planta considerada ereta e bastante arbustiva, possuindo muitas flores e folhas. As folhas, por exemplo, são pequenas, opostas e crescem em grande volume, possuindo uma coloração verde escura, sem muita diversidade de tons neste caso. Todas as folhas possuem um formato oval, sendo consideradas bem ovaladas. Seu caule é bastante texturizado, grande e possui tons de cinza em toda a sua extensão. Além disso, é bastante ramificado, dando ainda mais sustentação para a espécie.

As Flores

Suas flores são muito numerosas e crescem perto uma das outras, criando um grande efeito ornamental.  São especialmente axilares, grandes e tubulares, formando pequenos tubinhos ao longo da extensão da espécie. Possuem coloração azul com o centro amarelo na maioria das suas variedades. A floração ocorre durante todo ano, mas principalmente na primavera e verão. Uma de suas variedades costuma apresentar uma grande quantidade de  flores brancas com o centro amarelo. A floração é considerada muito perfumada e perfeita para atrair  beija-flores, mamangavas e borboletas.

Ornamentação

É um arbusto bastante florífero e por isso pode ser usado em larga escala como forma de ornamentação. É uma excelente escolha para formar cercas vivas em jardins grande sou pequenos, além de ser ótima para formas bonitos renques. As superfícies mais eficazes para formar o que a espécie mais se propõe são os grandes muros, que acabam espalhando a espécie por toda a sua extensão, deixando todo o jardim bastante atraente. Especialistas aconselham sempre o seu cultivo a sol pleno, já que a sua forma mais compacta só se mostra nestas condições. Em meia sombra a planta consegue se estender bem mais, não se tornando tão fácil para manusear. Para contribuir com esta parte compacta, é preciso saber como usar as podas de formação para deixar o seu jardim muito mais bonito. Sobre suportes apropriados pode ser considerada uma bela trepadeira, sendo cultivada como tal. Assim, a espécie se torna ainda mais flexível, contribuindo bastante para a ornamentação de locais fechados, abertos ou públicos, como praças e vielas. Pode ser plantada como planta isolada, mas também não impede de ser cultivada com outras espécies junto a ela. É facilmente adaptável à uma ampla faixa de condições climáticas e por isso é usada em diversos lugares do mundo, não tolerando muito bem o frio intenso, geadas ou longos períodos de secas. Os climas preferíveis para cultivar a espécie são os cimas subtropical e tropical, considerados os mais quentes, já que a planta precisa do calor para se desenvolver corretamente. É uma espécie bastante versátil e que se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de ambiente. Por isso, é a escolha certa de muitos jardineiros!

Ornamentação

Ornamentação

Formas Para Cultivar

Para plantar corretamente a planta e ter o resultado final esperado, é preciso seguir a risca algumas regrinhas, como tipos de climas para o plantio, solo bem tratado, formas de multiplicação e outros. Para começar a cultivar a primeira mudinha de Tumbérgia-arbustiva, é preciso ter um solo com boas condições, bem drenado e com muita matéria orgânica sob a cova de plantio. Além disso, as terras para cultivo devem ser bem férteis ao longo de todo o crescimento da planta. Adubações anuais e regas regulares também são extremamente necessárias para que a espécie se desenvolva da melhor maneira possível, sem causar muito estresse ao jardineiro. Tolera de forma moderada períodos curtos de seca, mas que não podem se estender durante todo o mês. Uma de suas características mais marcantes e que deve ser conhecida na hora de plantar as mudinhas da espécie é que, apesar de ter uma folhagem com ciclo de vida perene, a planta acaba se comportando como uma boa e velha decídua em locais com clima predominantemente temperado, sempre rebrotando com bastante vigor na primavera, sendo esta época a mais comum de ocorrer as suas florações tão perfumadas.

Multiplicação

A sua multiplicação como planta pode ser feita de duas formas bastante distintas. Uma delas é através de sementes, sempre que possível e elas forem numerosas o suficiente para isto. Porém, a propagação mais comum e eficaz para a espécie é através de estaquia junto a planta-mãe.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *