Artesanato Passo a Passo – Flores De Tecido

Que tal reaproveitarmos tecido para fazer lindas flores? Pequenos retalhos que iriam para o lixo podem ser a matéria-prima para um tipo de artesanato muito legal e fácil de fazer. Anote os materiais necessários, para fazer esse primeiro tipo de flor de tecido.

Materiais Para Flores de Tecido

  • Tecido
  • Pistola de cola
  • Tesoura

Passo a passo:

  • Basta cortar os pedaços de tecidos em tiras.
  • Depois pegue uma tira de cada vez e enrole nos dedos.
  • Com a tiran o dedo, faça um nó bem no meio.
  • Em seguida é só ir formando um círculo, dando forma de pétalas e usando a pistola de cola para deixar perfeita.

Outra Forma de Fazer Flores de Tecido

Anote os materiais necessários:

  • Tiras de tecido em zigue-zague
  • Agulha
  • Tesoura
  • Botões
  • Pino para abotoar
  • Pedaço de feltro (tem que ser do tamanho de cada uma das flores)

Como fazer a flor de tecido:

  • Comece dobrando a parte inicial da tira para baixo e passe a agulha de modo que a tira fique franzida.
  • O último ponto deverá ser dobrado para baixo, assim como foi feito lá no primeiro passo, passe a agulha. Depois puxe com cuidado para franzir. Veja que a tira está ganhando a forma de uma flor.
  • Na parte de trás da flor de tecido faça a costura dos pontos, que deve dar sustentação para a flor.
  • Em seguida, para fazer o “miolo” da flor, costure um botão no centro.
  • Crie um adereço cortando um pedaço do feltro, em círculo, que servirá como base para a flor. Costure atrás dela e se quiser, pode colocar um prendedor, para usar como broche ou para usar no cabelo.

Como Fazer Flores de Tecido Com Bordas Realistas

1- Escolha os tecidos, lembrando que a espessura dos retalhos é que faz a diferença no aspecto da flor depois de pronta.

2- Se quiser ter flores mais delicadas, os tecidos melhore são algodão fino e seda. Se a ideia é ter pétalas mais firmes, prefira linho, feltro ou brim, materiais mais grossos.

3- Você pode misturar as camadas das flores de tecido usando os mais variados materiais, o que resultará em um bom contraste.

4- Escolhido o tecido defina o modelo que terá a sua flor, use uma caneta para criar os moldes em um papel fino. Pode ser um girassol, uma margarida, a flor que você quiser.

5- Você pode variar no tamanho das pétalas também.

6- Depois é só alfinetar os tecidos recortados e observar se está tudo muito bem colocado. Cada pétala deve estar no seu devido lugar e com uma tesoura bem afiada você vai fazendo a borda. Quanto mais camadas tiver a sua flor, melhor ficará e mais dará para brincar com as bordas e o corte diferenciado.

7- As camadas devem ser colocadas uma sobre a outra e depois costure as flores que foram colocadas em pilhas.

Como Fazer Flores Mais Sinuosas e Cheias

1- Pegue os pedaços de tecidos. Eles precisam ter aproximadamente 10 centímetros de comprimento, 7,5 centímetros de largura. Atenção: para fazer este tipo de flor é necessário usar tecidos como o feltro, mais firmes.

2- Os pedaços de tecidos deverão ser dobrados acompanhando o comprimento. Use alfinetes na parte de baixo, nas extremidades. Calcule 0,3 cm das bordas para colocá-los.

3- Fendas devem ser feitas na borda dobrada e use a tesoura para fazê-las. Os cortes devem ser mais ou menos de 0,5 centímetros. Se quiser menos pétalas, deixe a distância em 1 cm.

4- Faça um ponto no tecido, com uma linha parecida com a cor das pétalas, na extremidade faça um nó e deste ponto, coloque a agulha de um ponto até a borda. No final, as duas camadas devem ter sido costuradas uma na outra. Os pontos mais espaçados deixam o visual mais bonito.

5- Quando estiver pronto, basta retirar os alfinetes.

6- Vá descendo, deslizando para ir formando uma flor e com isso, as pétalas irão se abrindo. Depois de costurar a flor, dobre a metade e junte a primeira e a última pétala, faça isso usando os pontos chicote. Depois segure a linha com um um nó e finalize cortando.

7- Terminada de fazer a flor é hora de criar o centro. Use um círculo do mesmo tecido, de preferência que faça contraste. Ele tem que ter um tamanho que cubra o buraco que ficou no centro das flores, mas não pode ser muito grande para evitar que o centro fique completamente coberto.

8- A decoração deve ser feita com cola quente e um botão pode ser adicionado ou outro tipo de acabamento na parte central.

Fazendo Flores De Tecido Com Bordas Realistas

1- A indicação para fazer esse tipo de flor é apostar em um tecido macio, pois somente com essa textura será possível criar o efeito orgânico e realista. Feltro nem pensar.

2- Pegue uma cartolina e faça círculos nela, um deles deverá ter um centímetro a mais do que os demais e um outro deverá ter um centímetro a menos do que o primeiro e mais um outro, agora um centímetro a menos do que o anterior.

3- Faça os círculos no tecido com a ajuda de uma pedra de giz. Depois use a tesoura para cortar as formas desejadas.

4- Crie fendas em cada um dos círculos e e ao redor faça as pétalas, mas não precisa dar a eles as formas arredondadas. Faça somente os cortes.

5- Use uma vela para ir queimando as pétalas, vá girando para que a chame vá queimando as pontas e isso que fará parecer mais realista.

6- Coloque as pétalas uma sobre as outras, de baixo para cima e no topo um estame. Use uma linha grossa para passar a agulha no centro da flor e fixar as pétalas, de forma que todas as camadas fiquem juntas.

7- Você pode escolher que tipo de suporte vai usar para colocar a sua flor, depende de qual será o uso. De fita dupla face a uma simples gota de cola pode ser o suficiente para fixá-la. Também podem ser usados alfinetes para fazer acessórios de cabelos ou prendedores.

Posts Relacionados

Aprenda como fazer flor de tecido dobrado, sem usar linha e nem agulha. Veja também como fazer flor de tecido costurada, é possível criar diversos tipos de modelos. Saiba como fazer uma flor em jeans, o resultado é uma peça bastante moderna e que pode ser usada em tiaras, bolsas, broche, laço de cabelo, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artificiais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *