Grama Sintética

A grama sintética é um artigo de decoração muito versátil, econômico e útil. Pode ser utilizada em diversos ambientes, incluindo decoração, paisagismo e também para a prática de esportes. Claro, sempre que se fala em grama artificial você já deve pensar em campos de futebol. A grama sintética pode pedir um investimento inicial maior, entretanto ela garante que você tenha uma grama de qualidade sempre, já que não depende da umidade ou dos cuidados com a plantação e poda.

Se você deseja melhorar a decoração da sua casa ou da sua empresa e não deseja investir muito tempo e esforço para manter um gramado saudável e bonito, a grama artificial é definitivamente a melhor opção que você deve levar em consideração. Mas por que? Porque com ela você não precisa se preocupar em regar, em controlar pragas, em cortar, fertilizar ou em capinar, muito menos com a umidade do ambiente, que varia com o clima.
Há diversas aplicações da grama sintética hoje e dia, e por conta dessa alta flexibilidade de utilização do produto, é possível hoje encontrar pronto vários tipos de gramas sintéticas no mercado, que servem exatamente para a função para a qual você estará comprando.

Os tipos de gramados artificiais podem se diferenciar de acordo com as fibras utilizadas para a confecção do material. Além disso a forma como elas são dispostas e aplicadas também classificam os tipos de acordo com a função. Existem as fibras mais longas e planas e as retorcidas e curtinhas. As mais retorcidas e densas são normalmente indicadas para uso nos esportes, como nos campos de futebol. Também é possível observar diferença nos materiais para o preenchimento dos espaços, que podem ser por exemplo areia e borracha granulada. Os materiais normalmente utilizados para confecção de grama artificial são o polipropileno, o polietileno e o nylon. Procure um paisagista ou um arquiteto para te ajudar com essa missão!Há hoje até cores de gramas sintéticas diferentes, como as cores em marrom, vermelho, azul, laranja, em casos de jardins que precisam de uma decoração diferenciada e moderna nesse sentido.

Várias empresas em todo o Brasil dispõem de entrega para todas as regiões, em tamanhos por metro quadrado que o cliente necessita, especialmente para a composição de seu jardim, um sonho de todos, já que é o espaço mais belo de uma casa, mais natural mesmo sendo sintético.

Tipos de Grama Sintética: Materiais

Gramado Artificial de Polipropileno: O Mais Barato

Essa é a opção mais em conta de todas. Uma das mais vendidas. Muitas empresas, escolas e donos de casa escolhem essa opção pelo maior custo-benefício. Mas, embora ele seja versátil e possa ser produzido com uma grande variedade de estilos, ele não é a melhor opção. O seu ponto de fusão é muito baixo e sua durabilidade é menor, por isso ele é mais suscetível a danos, não sendo nada apropriado para campos de esportes, por exemplo. O espaço ideal para usar este tipo é em locais pequenos, como putting green. Sob calor prolongado, a grama pode se deformar e ficar com aparência não tão natural. Por isso é ideal para locais fechados.

Gramado Artificial de Polietileno: O Mais “Natural”

Esta é a opção que serve para todos os tipos de aplicações. Desde áreas de paisagem, também áreas de piscina, playgrounds, áreas de lazer e recreação, e até gramados inteiros como campos de futebol. Se o seu orçamento permitir, escolha esta opção, pois é a mais bonita também. Se parece muito mais com gramado natural, tem textura mais macia e confortável. Se parece tanto com a grama natural que você pode ser incapaz de distinguir. Além disso, o mais importante, é bem mais durável do que a de polipropileno. A grama artificial feita de polietileno é simples de manter, pois requer apenas a limpeza ou escovação ocasionais. Isso mantém a superfície livre de detritos deixa mais macia.

Gramado Artificial de Nylon: O Mais Durável

Esta é a opção de grama artificial para quem procura durabilidade. Muito adequada para locais de práticas de esportes. Este material é capaz de aguentar altas temperaturas, ou seja, pode receber incidência de luz solar direta. E aguenta peso em excesso também. Entretanto, apesar da durabilidade e resistência, a grama artificial de nylon não é muito usada em grandes aplicações devido ao seu alto custo. Mas usada em conjunto com a grama de polietileno é uma boa ideia, pois vai conferir estabilidade e resistência.

Tipos de Grama Sintética: Tipo de Fita

Grama Sintética Fibrilada

A grama fibrilada parece bem natural, já que o nome diz respeito ao fato de que ela possui riscos verticais, como se fossem os floemas da folha da grama natural, imitando as fibras. Existem dois tamanhos disponíveis no mercado. Veja o que mais se adequa ao seu objetivo.

• 12 mm

A grama sintética de 12mm fibrilada é muito indicada em aplicações em playgrounds e também em áreas decorativas, como jardins internos. Mas pode também ser aplicada em outros ambientes, como por exemplo áreas externas de condomínios e prédios comerciais. É de muito fácil aplicação, por isso é tão popular. Além disso, garante segurança para crianças, pois realmente é muito suave e não machuca. A característica de ser fibrilada e fina garante muito mais beleza e naturalidade para o ambiente. Além disso, como já dito, a segurança. Então também é ótima para ambientes com animais de estimação. E não se preocupe, caso o animal faça suas necessidades na grama, é só retirar e limpar com água. Se for urina, passe sabão neutro.

Grama Sintética Fibrilada

Grama Sintética Fibrilada

• 17mm

Assim como a grama sintética fibrilada de 12mm, a grama de 17mm também possui um conjunto de filamentos costurados juntos, imitando as fibras naturais da planta. Além disso, ela possui proteção contra o fogo, não deixando que o fogo se alastre (diferentemente da grama natural). Possui também tratamento antibacteriano e proteção contra os raios solares. Com isso, é muito adequada para ambientes ao ar livre, para crianças e animais de estimação – ela evita contaminação e disseminação de odores. Para quem tem animais de estimação, entre a de 12mm e a de 17mm, melhor escolher a de 17mm. Além disso, é uma das opções mais resistentes do mercado, sendo adequada para grandes áreas.

Grama Sintética Crimp – 30 mm

Esse tipo de grama possui uma característica única e inovadora: seus fios são retorcidos. Fica mais compacta, por isso é usada em campos de futebol ou outros locais onde sejam realizados exercícios físicos. O fato de as fibras serem retorcidas e enroladas umas nas outras impede que a grama seja puxada pelas chuteiras de futebol, por exemplo. Esse detalhe proporciona extrema funcionalidade quando o assunto é esporte. Com isso, a grama sintética crimp é perfeita para ambientes de modalidades esportivas como por exemplo quadras de tênis, putting green e mini golfe. Principalmente para o golfe, pois não ocorre alteração no trajeto da bola graças à técnica de retorção dos fios, deixando os bem compactados e com superfície lisa, o que é essencial para a qualidade do esporte.
Embora seja um modelo de grama sintética usado mais quando o assunto é esporte, pode ser utilizada sem preocupações com finalidade decorativa, entretanto acaba sendo um pouco abrasiva para crianças muito novas, pode machucar (não é a mais indicada). Porém a manutenção, a durabilidade e a segurança desse gramado sintético continua sendo garantida e simples.

Grama Sintética com Fita Plana – 20 mm

Grama Sintética com Fita Plana

Grama Sintética com Fita Plana

Esta é a grama sintética com fios lisos, sem fibras nem formato retorcido. Diferentemente da fibrilada, ela não imita o formato e as fibras da grama natural. Possuem uma cor verde bem viva. Também sua largura é maior do que os fios do tipo “soft”. O modelo fita plana possui quase o dobro do tamanho dos fios da grama sintética 12mm, e por isso requer técnicas específicas de aplicação e pode ser mais cara. Entretanto, a longo prazo, os custos com a manutenção são baixos. É um ótimo gramado que absorve impactos e pode ser aplicado tanto quanto em ambientes internos, quanto em ambientes externos. É muito aplicado em bordas de piscina, em decoração de festas, em playgrounds.

Grama Sintética Bicolor – 30 mm

Claramente, a grama sintética 30mm bicolor possui o maior tamanho entre os demais tipos de grama sintética decorativa (já que para gramas esportivas existem de tamanhos maiores). Ela é uma ótima opção para quem busca naturalidade, pois é confeccionada com duas tonalidades de cor verdes (um verde mais claro e um verde mais escuro) e com fios longos, dando um ar mais natural ao gramado. Não é do tipo fibrilada, entretanto só o fato de possuir esse duo de cores, já traz uma naturalidade maior para o gramado. A exuberância e a beleza, além do baixo custo para manutenção são grandes vantagens desse gramado sintético. O conforto e a durabilidade também.

Para Esportes

30mm

A grama sintética 30mm é um dos tipos de grama sintética esportiva mais utilizados durante a construção de campo Society. Inclusive, também pode ser aplicada em quadras de tênis e golfe. É altamente vantajosa para os jogos de futebol, já que facilita o deslocamento da bola e aumenta sua velocidade. No caso do golfe, a utilização da grama sintética é fator decisivo para ganhar o jogo, porque ela impede que haja qualquer desvio no caminho da bola ou na velocidade dela, garantindo um desempenho preciso, de acordo como que o jogador quis.

Grama Sintética Para Esportes

Grama Sintética Para Esportes

• 40mm

A grama de 40 mm possui altíssima tecnologia, permitindo que ela seja aplicada em praticamente todos os tipos de superfícies. Ela pode ser colocada em cincreto, em contrapiso, em asfalto, cerâmica e pedras lisas também. Pode ser indicada para uso residencial e também comercial. Muito boa para a prática de diversos tipos de modalidades esportivas, isso porque ela possui muita resistência, durabilidade e proteção. Mais do que a de 30mm, esta possui uma reprodução mais fiel à grama natural, por isso é mais bonita. Seu custo é um pouco mais elevado.

• 50mm

Assim como a de 40mm, esta é muito natural, bonita e de alta durabilidade e resistência. Mas mais do que isso, a grama sintética 50mm possui proteção contra os raios solares, conferindo maior durabilidade, principalmente me campos de futebol, que podem receber incidência de luz solar direta, sem a proteção ela perderia a cor e a resistência com o tempo.

• 60mm

Mais do que a de 50mm, esta é a mais apropriada para campos de futebol, pois é de longe a que possui maior resistência e durabilidade. O custo é mais alto, entretanto raramente precisará de manutenções caras ou difíceis. Para campos grandes, é bom investir uma grana mais alta de início para que não tenha problemas futuros.

Como Cuidar da Grama Artificial

Se você pensa que a grama, por ser artificial, não precisa de cuidados, está enganado. Embora ela seja realmente mais fácil de manter do que a grama natural, ela precisa sim de alguns cuidados para durar mais tempo e para manter a qualidade de quando comprou. Você deverá escovar regularmente, sempre que notar alguma alteração ou sujeira. Retire folhas e resíduos grandes.

Apesar de ser mais durável do que a grama natural e de exigir menos cuidados, ela tem sim um tempo de durabilidade, entretanto esse tempo varia de acordo com as condições e com os cuidados. Se a grama recebeu exposição à luz solar, e ela não possui proteção contra raios UVA e UVB, ela vai estragar antes. Além disso, ficar exposta à chuva e outros imprevistos do tempo também alteram a durabilidade. Por isso é importante escolher o material certo e consultar um paisagista. A média de tempo é de 5 anos antes de ter que trocar ou fazer a manutenção paga.

Dicas:

• A grama artificial pode ser aplicada em locais com desníveis. Não se preocupe. Na aplicação, os técnicos irão saber alisar a superfície e deixar pronta para receber o gramado.
• Para higienizar o gramado basta usar água e sabão neutro. Evite utilizar produtos químicos pois podem deixar resíduos e causar estragos na qualidade da grama com o tempo.
• A grama artificial não impermeabiliza o solo. As costuras e o material base permitem que a água escoa naturalmente para o solo.
• Todos os gramados sintéticos possuem proteção contra o alastramento do fogo.

Como é Feita a Instalação:

A instalação da grama sintética é relativamente simples, não demanda muito preparo do solo e normalmente é muito rápida. Primeiramente é feita uma preparação do terreno. Este, de preferência, deve ser uniforme já que assim a probabilidade de deformação com o tempo é menor – mas a grama pode ser aplicada em terrenos não uniformes também. Na preparação do terreno, primeiramente, é feita uma limpeza profunda de todo o solo/superfície. Depois, é adicionado uma camada de cascalho com areia – essa camada vai ficar entre o gramado e o solo, servindo para drenagem da água da chuva e de lavagens. Se o gramado for instalado em áreas externas, normalmente é feito um pequeno desnível (não muito perceptível) para que a água da chuva possa escoar melhor e não acumular.

Como já dito, o gramado pode ser aplicado em praticamente qualquer superfície. O cimento ou cerâmica não impedem a instalação, na realidade são ótimas superfícies para se instalar o gramado sintético, pois você irá economizar com o nivelamento do terreno.

A fixação do gramado é feita normalmente com cola de contato ou cola de sapateiro. Primeiramente, a cola é aplicada no solo e na parte de baixo do gramado. Depois as duas partes devem ser unidas. Em poucos minutos já estão coladas. Pronto. Agora é só fazer o arremate dos cantos, pois não devem se soltar com o tempo.
O valor de aplicação da grama sintética pode variar bastante, dependendo do material, do tipo de solo e também do local onde você irá comprar o serviço. Além disso deve-se levar também em conta se você irá contratar um paisagista ou um arquiteto – apesar de encarecer o processo todo, vai ser um ótimo investimento. Algumas empresas já vendem a grama com o serviço de instalação e outras não, você deve contratar separadamente – isso deve ser conferido com cuidado. Normalmente o preço do m² fica entre 10 e 15 reais sem instalação, 20 a 25 reais com instalação.

Mesmo que você pense que a instalação seja cara e não vale a pena, você está enganado. É um ótimo investimento, pois com a grama artificial você irá economizar no futuro com serviços de jardinagem, com fertilizantes, podador, máquinas de manutenção de grama, etc. (coisas que com certeza você teria que gastar com um gramado natural).
Todos os tipos de grama sintética são antichamas (não alastram o fogo, diferentemente da grama natural), são também antiabrasivas (não machucam a pele nem a patinha dos animais durante quedas) e absorverem o impacto sem danificar tanto quanto a grama natural. Está pronto para escolher a sua favorita?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artificiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *