Azevinho: Símbolo do Natal

No natal é bem comum ver decorações que usam o azevinho (Ilex aquifolium) como um dos principais elementos. Porém, a planta que também é conhecida como azevinheiro, azevinho, sombra-de-azevim e pau-azevim pode ser usada para vários outros fins. O azevinho é um arbusto resistente de folha persistente e que pertence a família das Aquifoliaceae. Pode ser cultivado normalmente para ser usado com efeito ornamental, isso porque possui lindos frutos vermelhos. Os frutos dessa planta são denominados de bagas, azevinhos, azinhas ou enzinhas. Uma das mais numerosas espécies do género Ilex e a única que nasce de forma espontânea na Europa. O azevinho é bem comum de ser encontrado até 1 500 metros de altitude.

O Folclore do Azevinho

O uso frequente do azevinho nas decorações de natal se dá pelo fato de que a folhagem verde escura da planta é uma das únicas cores que contrasta com o inverno rigoroso da Europa. Exatamente por ser uma planta resistente nesse período de frio intenso é muito utilizada nas festas de natal. Aliás, devemos ressaltar que o uso do azevinho na decoração natalina é um costume bastante antigo e assim como a árvore de natal germânica tem as suas origens em práticas comuns do paganismo pré-cristão da Europa.

O Folclore do Azevinho

O Folclore do Azevinho

Descrevendo o Azevinho

O crescimento do arbusto de azevinho é bastante lento e quando adulto pode atingir de quatro a seis metros de altura. Alguns pés de azevinho podem inclusive dar origem a árvores autênticas. Um azevinho pode viver 100 anos ou mais. As folhas do azevinho têm um pecíolo e um limbo de 5 a 7 cm de comprimento, em geral são ovaladas e tem o bordo ondulado e espinhoso. Os azevinhos mais idosos podem ter folhas lisas. Uma característica marcante do azevinho é ter um tom verde brilhante na sua face superior. A parte inferior das folhas tem um verde claro e conta com espinhos afiados. As folhas do azevinho podem resistir por cerca de três anos, a casca do seu tronco é cinzento e liso. É possível encontrar algumas variedades de azevinho com folhas bicolores ou variegadas que em geral possuem uma combinação de verde e branco ou creme e verde. Uma espécie dioica, isso quer dizer que existem indivíduos masculinos e femininos distintos. As flores são brancas e pequenas, em geral tem cerca de 6 mm de diâmetro.

A Toxicidade do Azevinho

Os frutos do azevinho aparecem apenas nas plantas femininas e não são comestíveis. Esses frutos são pequenas drupas esféricas que tem em torno de 7 a 10 mm de diâmetro e possui um tom de vermelho brilhante. Em alguns casos podem ser amarelas, isso quando maduras. O amadurecimento desses frutos acontece no final do verão e persiste durante o inverno todo. Esses frutos apesar de belos não são comestíveis pelo simples fato de que são tóxicos. Alguns animais, quase sempre aves, comem por pura necessidade de vez em quando esses frutos, mas nunca em excesso. O consumo de cerca de 20 a 30 bagas pode ser mortal para um ser humano adulto. As folhas de azevinho também são tóxicas.

A Toxicidade do Azevinho

A Toxicidade do Azevinho

A Madeira de Azevinho

A madeira das árvores de azevinho são duras e homogêneas, bastante pesadas (uma densidade de 0,95). A sua coloração é um tom de branco acinzentado, tem um uso extenso na produção de instrumentos musicais e outros objetos. A sua casca é macerada e utilizada na confecção de um visco que pode ser usado para capturar aves.

As Outras Utilidades do Azevinho

O eterno símbolo do natal pode ser utilizado de várias outras formas além da decoração. Além de decorar as festas de natal essa plantinha pode ser usada para baixar febres e outras coisas que as pessoas em geral nem imaginam. Como já destacamos as bagas do azevinho são venenosas e por isso jamais devem ser ingeridas. Quem tem crianças em casa deve tomar muito cuidado na utilização dessa planta em sua decoração. Não deixe os frutinhos em lugares em que as crianças possam pegar e ingerir. A árvore de azevinho não é muito utilizada para fins medicinais e nem mesmo muito estudada com esse objetivo. Mas, sabe-se que as suas folhas verdes ou secas podem ser usadas numa infusão para combater dores reumáticas. O efeito dessas folhas é diurético e também são usadas para combater bronquites crônicas, laxantes, baixar a febre, parar a ação da icterícia e ainda ajudar a combater uma possível perda de apetite. Porém, muito cuidado com as bagas do azevinho, pois são extremamente tóxicas. Para se ter uma ideia do risco saiba que apenas 5 dessas bagas pode causar convulsões.

A Erva Mate

Vale destacar que existe uma outra variedade desse tipo de planta, a Ilex paraguensis ou erva mate. Essa planta cresce de forma selvagem no norte da Argentina, no sul do Uruguai e do Brasil e ainda no Paraguai. Essa planta também é cultivada com sucesso em Portugal e na Espanha. Uma variedade bastante apreciada pelos povos da América do Sul tem cafeína, derivados de xantina e ainda outros componentes que fazem dela uma planta bem interessante para a fitoterapia. Essa variedade se destaca nesse campo medicinal podendo ser usado como um tipo de estimulante do sistema nervoso, diurético, analgésico, antidepressivo e até mesmo como uma forma alternativa de tratamento de diabetes, dores nevrálgicas, enxaquecas e outras enfermidades. Desde de 1989 o azevinho é protegido por lei em Portugal.

Os Componentes

A composição de azevinho contêm taninos, um constituinte amargo (ilicina), ácidos aromáticos, resina e flavonoides.

Azevinho no Jardim

Os diferentes tipos de azevinho são cultivados como plantas ornamentais e por ser um tipo de planta de crescimento lento pode chegar a viver cerca de 300 anos. Uma planta que resiste bem ao inverno rigoroso e se mantêm sempre com folhas verdes e brilhantes mesmo em dias de geada.

Azevinho no Jardim

Azevinho no Jardim

As folhas são cerosas e brilhantes e as bagas (que são venenosas) muito vermelhas. Para enfeitar o seu jardim pode ser uma opção interessante. Uma planta que atrai muito pássaros e outros animais para o seu jardim. O azevinho é uma planta interessante, pois ao mesmo tempo que nos encanta com sua beleza também nos traz apreensão por ser venenosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *