Catléia-de-Harrison – Cattelya Harrisoniana

Vamos conhecer mais uma planta? Antes de iniciarmos vale ressaltar a importância que é conhecer tudo sobre uma planta, seja ela de qualquer espécie, quando estamos pensando em cultivá-la. Muitas pessoas pensam que basta comprar uma muda ou adquirir sementes e plantá-las e pronto e depois não entendem o porque de não vê-la crescendo bonita como era de se esperar. Acontece que cada espécie exige determinados cuidados, umas mais outras menos, porém, para fazer uma planta crescer bonita e saudável é essencial observar tudo o que ela precisa, partindo do momento do cultivo. Se uma planta que deve ser cultivada somente no verão é cultivada no inverno, não é preciso dizer que o resultado não será aquele esperado. Pode até ser que ela cresça, mas não terá nunca a beleza de uma planta que foi cultivada no momento e da forma certa.

Vamos Ver as Principais Características dessa Planta Cujo Nome Popular é Catléia

Além de catléia, ela também é chamada de catléia-de-harrison , também considerado nome popular, o científico é desconhecido, mas se sabe que essa planta está na família Orchidaceae. Na verdade, como categoria podemos chamá-la de orquídea e como tal prefere os climas: tropical, equatorial e subtropical. A sua origem está registrada no Brasil e na América do Sul. Ainda falando de clima, é uma planta que prefere meia sombra e falando de características sua altura no passa de 0.3 e 0.4 metros. O ciclo de vida da catléia é perene, isto é, se bem cuidada não morre nunca, terá os seus períodos altos e baixos.

Vamos Ver as Principais Características dessa Planta Cujo Nome Popular é Catléia

Vamos Ver as Principais Características dessa Planta Cujo Nome Popular é Catléia

A Cattleya Harrisoniana no Brasil

Como você já sabe a catléia tem origem no Brasil e mais especificamente podemos dizer que o seu habitat preferido fica em São Paulo, mais especificamente na Serra do Japi. Porém, ela também poderá ser observada em outros lugares, como na parte baixa da Serra da Mantiqueira, no litoral norte do Espírito Santo e também em praticamente toda a Baixada Fluminense.

Veja Quais são as Principais Características da Catléia

A orquídea brasileira com o nome de catléia é caracterizada pela presença de pseudobulbos finos, que são sulcados e roliços, chegando no máximo de altura de 40 centímetros. Deles saem duas folhas que são pontudas e coriáceas e normalmente, medem no máximo 25 centímetros de comprimento. A cor das folhas é verde bem claro. Além disso, podemos observar nesse tipo de orquídea as suas hastes florais que são ereta e podem ter de 2 a 6 flores cada. A flor da orquídea catléia não ultrapassa a medida de 10 centímetros de diâmetro e são na cor lilás escuro. Falando nisso, não confunda a cattelya harrisoniana com o cattleya loddigessi, apesar de serem bem parecidas, a primeira diferença é quanto ao florescimento, dessa segunda em junho. E depois, o colorido da cattleya horrisoniana é bem amarelo-ouro no labelo, que é aquela parte bem perto da junção das pétalas. Porém, também é possível encontrar um outro tipo, a estriada ou a alba. Essas duas são usadas sempre para hibridizações.  Todas elas tem o período de florescimento entre dezembro e fevereiro.

Veja Quais são as Principais Características da Catléia

Veja Quais são as Principais Características da Catléia

Saiba mais sobre as Características da Catléia-de-Harrison

Se diz da orquídea catléia-de-harrison que ela é epífita porque o que ela realmente gosta é ficar com as raízes presas nos troncos de árvores. Outro lugar preferido dessa planta é em vasos de xaxim ou de barro. A melhor terra para cultivar a catléia é aquela com composição vegetal, como folhas decompostas, além disso, é melhor plantá-la em xaxim, de preferência macio. Ou se preferir, um vaso de fibra de coco. Observe que até mesmo na hora do cultivo, essa espécie de orquídea prefere a meia sombra, porém, adora lugares iluminados. O que significa que ela precisa ficar em um lugar que cheguem os raios de sol, mas que não chegam até ela diretamente, principalmente no horário que vai das 11 às 15. Esse tipo de orquídea deve receber água de forma constante e a rega deve ser feita desde início, logo após a muda ser cultivada. Além disso, fique atenta aos meses frios para não deixar que o solo fique seco. Nesta época, mais ou menos, a planta deve ser regada a cada 15 dias. Falando em adubação, a orquídea catléia-de-harrison deve ser pulverizada a cada 15 dias com NPK 10 10 10 e faça isso usando a quantidade que vem recomendada no rótulo, nem a mais e nem a menos. Quando ela estiver passando pelo período de floração troque o NPK 10 10 10 pelo 4 14 8.

As Plantas Nativas do Brasil

A espécie de orquídea catléia-de-harrison é só uma das plantas nativas do Brasil. Uma das tantas belas flores que podem ser usadas na decoração de eventos, na decoração da casa ou simplesmente para presentear alguém.

As Plantas Nativas do Brasil

As Plantas Nativas do Brasil

Algumas Dicas Para Cultivar Qualquer Tipo de Orquídea Brasileira

  • Normalmente as orquídeas possuem somente 2 florações por ano, por isso, para ter o seu jardim sempre com flores, procure plantar várias e varie também a espécie.
  • O melhor lugar para adquirir uma orquídea nunca é diretamente da mata e sim de empresas produtoras de mudas.
  • O vaso de qualquer orquídea deve ser sempre úmido, porém, muito cuidado para não encharcá-lo.
  • Não se coloca prato embaixo do vaso com água, isso é o suficiente para fazer com que as raízes apodreçam.
  • Divida a semana em 3 dias para molhar e esperar que a água escorra e os demais dias borrife água somente nas folhas.
  • O melhor lugar para a sua orquídea ficar é naquele que ela consiga pegar o sol da manhã, até 9 horas no máximo e depois no final da tarde. No intervalo, ela deve ser mantida bem longe dos raios solares.
  • As orquídeas devem ficar em lugares bem arejados, porém, nunca com corrente de ar forte diretamente sobre elas.
  • Um dos adubos que as orquídeas mais gostam são os adubos foliares que podem ser compradas em lojas de jardinagem. Ele deve ser misturado, algumas gotas com água, em seguida pulverizado sobre a planta. Procure sempre molhar a parte inferior das folhas da orquídea.

Agora que você já sabe como é fácil cultivar uma orquídea, escolha a sua preferida e coloque em prática essas dicas de jardinagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *