Como Cuidar de um Jardim Vertical

O crescimento acelerado dos grandes centros, as casas sendo substituídas pelos atraentes arranha-céus, com apartamentos cada vez menores e a necessidade do ser humano de continuar em contato com a natureza, têm feito com que surjam grandes novidades em todos os setores. No que tange à natureza, ao meio ambiente, uma novidade que veio para ficar foi o jardim vertical, parede verde, ou ainda parede ecológica.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Como os ambientes estão cada vez menores, aproveitar as paredes para construir jardins é uma forma inteligente, pois aproveita bem o espaço. Além disso, também é ecológica porque aproveita a própria parede, que aparentemente só tem a função de alicerce, divisória ou barreira. É também uma forma moderna, uma vez que dá um charme e uma conotação sustentável, verde e de melhoria da qualidade do ar, já que as plantas são responsáveis pelo oxigênio.

Precursor/ Idealizador do Jardim Vertical:

O método, idealizado pelo botânico francês Patrick Blanc no início da década de 80, foi inspirado nas adaptações de plantas epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas), epilíticas (que vivem sobre rochas) e trepadeiras.

A partir de suas observações, Patrick Blanc passou a desenvolver diferentes sistemas para abrigar plantas em muros e paredes, criando suportes para as mais diversas espécies botânicas, possibilitando cobrir fachadas de edifícios, telhados e outdoors. Sua técnica logo se popularizou na Europa, e hoje pode ser encontrada decorando fachadas e interiores de prédios em várias partes do mundo.

Quais os Benefícios de Um Jardim Vertical?

Como qualquer outro jardim, o vertical pode melhorar a sensação térmica, a qualidade do ar, pois além de produzir oxigênio, torna o ar mais úmido e cria uma atmosfera muito agradável com a combinação das plantas, flores e aromas. Sem falar que é um ótimo recurso para que não tem espaço o suficiente para montar um jardim horizontal.

Enfim, a ideia do jardim vertical casa com várias vantagens e benefícios, entretanto é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que o jardim esteja sempre bonito, bem podado e que traga o resultado de beleza e contato com a natureza que tanto desejamos. Para isso, listamos alguns cuidados básicos que devem ser tomados.

Qual a Técnica Mais Adequada Para Usar no Jardim Vertical?

O primeiro passo é escolher a técnica que deseja usar, uma vez que no Brasil são utilizadas três técnicas com maior frequência. A primeira e mais usada é a técnica do muro com blocos vazados, onde poderão ser plantadas várias espécies. A segunda é criar uma superfície com fibra de coco. As mudas serão plantadas na própria fibra, assemelhando-se à casca das árvores.

A terceira opção é realizar o plantio das espécies em vasos arrumados em quadros. Com quatro tamanhos definidos, os quadros podem ser reinstalados em caso de mudança e permitem a trocar dos vasos caso alguma das plantas morra. Estas são as mais comuns, todavia existem outras ideias, algumas mais sustentáveis e econômicas.

O segundo passo é fazer um orçamento e viabilizar os custos de implantação e manutenção. Realizado os cálculos, mãos à obra!

Quais as Plantas Que podem Ser Cultivadas no Jardim Vertical?

Escolha as mudas de sua preferência. As espécies mais indicadas são: avencas, aspargos, bromélias, cactáceas, chifres-de-veado, ninho-de-passarinho, orquídeas, samambaias, selaginelas, suculentas, heras, brilhantinas, peperômias, marantas, ripsális, begônia, dinheiro-em-penca,etc;

Escolhida a muda, é necessário prestar atenção em várias questões, como: poda, tecnologia utilizada para a irrigação, se será manual ou automatizada, adubação, iluminação, etc;

Além de escolher uma planta que melhor lhe agrade, verifique também a luminosidade e o clima preferencial delas, para que não tenham problemas de adaptação. Lembrando que algumas espécies, como a samambaia, por exemplo, adaptam-se a lugares com pouca incidência de sol, já as azaleias sobrevivem melhor em lugares aonde a luminosidade seja mais intensa.

Cuidados Básicos e Especiais Com o Jardim

Alguns cuidados especiais devem ser tomados quanto à instalação do sistema de irrigação, tanto por uma questão custo-benefício, como no que tange as questões de limpeza e bagunça.

Para que não molhe o chão, o indicado é o uso de calhas na parte inferior para reter o excesso de água. Nesse caso específico, será indicado quando a parede verde, como também é conhecido o jardim vertical, for construído nas paredes internas, tais como escritório, divisórias de cômodos, salas, etc.

A quantidade de vezes que as plantas serão regadas, dependerá do tipo de planta e do ambiente, pois existe uma variação de espécie para espécie.

A poda também vai variar com os mesmos fatores, lembrando que cada espécie tem o crescimento típico, levando em consideração àqueles fatores já mencionados, como clima, luminosidade, fertilização e quantidade de água.

Ideias Criativas e Sustentáveis

Além dos métodos tradicionais já citados que podem ser escolhidos, existe ainda uma gama de opções bem criativas e sustentáveis que podemos usar. Você pode montar um jardim vertical com a sua cara, usando e abusando da sua criatividade.

Tela

Realize o plantio em vasos das espécies desejadas. Em cada vaso é necessário que tenha um gancho para poder se fixar bem. A tela pode ser do tamanho de sua preferência e usado tanto interno, como externamente.

Latas

As mudas poderão ser plantadas e latas de milho, ervilha, etc., de 2 ou 3 kg, ou no tamanho de sua preferência e depois poderá dispersá-las pela parede, interna ou externa e também em muros. A ideia é muito criativa, fica lindo e é sustentável.

Saiba Como

Saiba Como

Sapateira

Está é uma ideia genial! Aquela sapateira tradicional pode virar uma linda floreira que pode ser dependurada na sala, no jardim de inverno, ou em qualquer parte de sua preferência. Fica um charme e também é uma ideia sustentável.

Vasinhos de cerâmica

Com madeira reutilizada, dá pra fazer uma cabidela e prender os vasinhos de cerâmica com espécies de flores ou até mesmo com hortaliças e ervas medicinais. Os vasinhos podem ter cores uniformes ou até mesmo várias cores. Abuse da sua imaginação!

Painel de Bambu

Uma ideia clean e muito atraente é o painel de bambu, pois poderão ser pregados vasos quadrados ou retangulares com hortaliças e até mesmo com flores. Pode-se também mesclar os dois, fica um encanto!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *