Como Escolher Plantas Para a Varanda

Nas grandes capitais e em boa parte das cidades, poucas pessoas podem ter um jardim, ou melhor, morar em uma casa. A maior parte das famílias vive em apartamentos, mas mesmo assim sentem o desejo de se aproximarem da natureza. A única solução fica sendo colocar flores e até mesmo pequenas árvores na varanda ou no terração. Porém, a primeira regra para a escolha das plantas para a varanda é pensa que o tamanho deve ser reduzido, pensando principalmente no espaço disponível e que será um ornamento.

O problema de se ter plantas na varanda ou no terraço, para a grande parte das pessoas começa na hora de escolher a espécie. Os cuidados podem parecer a parte mais difícil, mas na verdade, a compra e decidir quais plantas vão para a varanda pode ser muito pior.

Como Fazer a Escolha das Plantas Para Varanda

  • A primeira escolha deve ser feita com base no espaço que você tem na varanda ou no terraço, para considerar quais espécies são mais adequadas.
  • Temos que pensar para escolher as melhores plantas o quanto elas são resistentes ao sol e quais delas ficam bem mesmo com pouca iluminação natural. Essa parte serve para pensar onde colocar as plantas, considerando o que elas precisam em relação ao sol.

Em Varandas Que Recebem Muito Sol: Como Escolher

Algumas varandas ou terraços recebem muito sol durante o dia, enquanto outras nem tanto ou nada, por isso, se a sua varanda tem muita iluminação natural, escolha as plantas que gostam mais dele. Espécies que resistem ao calor, veja as dicas de plantas que gostam de muito sol:

Petúnias: elas adoram o sol e podem ficar na varanda que recebe muita iluminação natural, porém, devem ser protegidas do vento.

Gerânios: são plantas perfeitas para áreas com muito sol e podem ser usadas em vasos ou penduradas nas grades da varanda.

Rosas: quando são rosas trepadeiras podem ser colocadas nas colunas ou nas grades,o segundo tipo, as arbustivas podem ser cultivadas em floreiras ou vasos, até mesmo usada para fazer bordas, Preferenciamente, as rosas arbustivas devem ser cultivadas em vasos perimetrais.

Tulipas: adoram sol e podem ser usadas de várias cores dando um lindo visual para a sua varanda ou terraço. Veja quais tulipas são mais adequadas.

Laranjas: caso a sua varanda tenha um bom espaço, elas são ótimas para ficar nos cantos exteriores.

Em Varandas Que Ficam na Sombra

Enquanto algumas varandas são inundadas pelo sol, outras ficam à sombra. Mas, não pense que esse é um motivo para desistir do seu “jardim”, dá sim para ter plantas, porém, devem ser aquelas que ficam bem nesta situação. Veja algumas plantas que podem ser usadas nestes casos!

Balsaminas ou chamada de beijo-de-frade: elas ficam bem à sombra, porém, não resistem aos ventos frios, devem ficar bem protegidas, neste caso.

Begônias: elas podem ser usadas nos parapeitos das janelas ou em trilhos e para ficar uma decoração perfeita, combine várias cores da planta e coloque em pequenos vasos.

Camélias: elas suportam a falta do sol, mas precisam de boa ventilação e também precisam de umidade.

Em Varandas Com Sombra E Sol

Algumas pessoas têm varanda que tem sol em uma boa parte do dia, mas em outra, sombra, o que podemos dizer que é uma perfeita situação para decorar o ano todo. Veja algumas dicas de plantas que se encaixam bem nessa situação!

Sinos: essa será a planta que deverá ser usada no lado da varanda que recebe o sol na parte da manhã.

Fúcsia: elas podem ser colocadas em grandes vasos na varanda e colocadas em uma parte que recebe sol e sombra, pois a quantidade de cada um será o suficiente.

Hortênsias: elas não podem tomar o sol da tarde, mas na parte da manhã a luz natural é perfeita. Outra proteção que essa planta precisa é dos ventos mais frios.

Louro: esse é um arbusto que ainda servirá para incrementar os seus pratos, com as folhas. Porém, o louro não suporta o vento nem seco e nem frio, quanto sol e sombra, ele fica bem, em ambas situações.

Sobre as Trepadeiras na Varanda

Elas sempre dão um toque todo especial para a varanda, se você tiver um lugar para que elas possam trepar são ótimas para deixar o espaço externo mais bonito. Veja quais são as mais indicadas!

  • Buganvileas
  • Bignônias
  • Hera
  • Tecomarias
  • Jasmim

Dicas de Plantas Culinárias e Aromáticas

Boas opções para plantas na varanda são aquelas aromáticas e as culinárias, a grande maioria delas se adaptam a qualquer tipo de condição, falta ou excesso de sol, ventos, e outras condições. Sem falar que elas perfumam a varanda e ainda podem ser usadas nas receitas da cozinha. Veja a lista de algumas planta aromáticas e culinárias perfeitas para colocar na sua varanda, em vasos ou jardineiras!

  • Hortelã-pimenta
  • Lavanda
  • Manjericão
  • Orégano
  • Menta
  • Salsa
  • Sálvia
  • Alecrim
  • Tomilho

Mais Conselhos Para Ter Bonitas Plantas na Varanda

  • Escolha cada uma das plantas que fará parte do seu “jardim” na varanda considerando as características do lugar.
  • As plantas devem ser cultivadas, uma a uma, considerando todas as suas necessidades, o mesmo serve para o cuidado que você deverá ter com cada uma delas.
  • A parte do cultivo também é muito importante e fundamental para que as plantas cresçam bonitas e saudáveis. Observe o solo, a terra que será plantada cada uma delas.
  • O tamanho do vaso é fundamental para garantir que a planta cresça de acordo com as suas necessidades, nem grande demais e nem pequeno demais.
  • A quantidade de vasos e de plantas para a varanda devem ser de acordo com o espaço que você tem. Vasos no meio do caminho podem prejudicar você e sua planta, que pode correr o risco de ser “machucada” com o ir e vir das pessoas.
  • As plantas devem ser cuidadas com atenção, como terra, adubo e a rega, que não pode ser nem demais e nem de menos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *