Espécies de Plantas que Florescem Todo o Ano

Cada planta apresenta características específicas que as tornam espécies bem particulares. Algumas se diferenciam pela coloração das folhas e das flores, outras pelas características peculiares de seus frutos, tem aquelas que são comuns em regiões onde o clima é muito frio ou muito elevado, podemos citar ainda as que precisam de mais ou menos umidade e nutrientes no solo etc.

Imagem de Amostra do You Tube

As condições de sobrevivência, digamos assim, de cada uma dessas espécies, faz com que muitas classificações sejam feitas e isso acaba por facilita a identificação de cada planta. Uma dessas classificações são as plantas que estão em constante atividade durante todo o ano. Existem as plantas que florescem apenas no inverno, outras no verão, outras ainda em determinados meses do ano, mas algumas permanecem vivas em qualquer mês e qualquer estação, independente de calor ou frio causado por essas épocas, elas continuam dando flores e frutos.

Estas, por sua vez, ganham a simpatia maior dos cultivadores e acabam por se tornarem popular, principalmente em jardins domésticos, que são feitos para ornamentar uma casa ou apartamento, afinal, você não vai querer cultivar uma planta que floresça apenas 1 ou 2 vezes por ano e passar os outros 10 com um jardim sem muito atrativo e cor não é verdade?

Espécies de Plantas que Florescem Todo o Ano

Espécies de Plantas que Florescem Todo o Ano

Como quando vamos iniciar um jardim, queremos que ele permaneça lindo e florido, vamos aqui conhecer algumas plantas que você pode cultivar e ter a certeza que independente de sol ou chuva, você terá cor e vida em seu jardim. Escolhemos as plantas aleatoriamente então mesmo elas florescendo durante todo o ano, existem todas as condições de solo e umidade.

Claro que além das que vamos citar aqui, você encontrará outra grande variedade de plantas que florescem durante o ano inteiro. Caso não queira cultivar alguma dessas abaixo, ou já tenha em seu jardim, você pode procurar por plantas da mesma família ou condições de cultivo fazendo uma pequena pesquisa na internet. Vamos conhecê-las então.

Maria Sem Vergonha

A Maria Sem Vergonha é o nome popular da Catharanthus roseus, flor da família das Apocynaceae. Em algumas regiões ela também é conhecida como vinca de Madagáscar, vinca de gato e boa noite. A Maria Sem Vergonha é original de Madagascar, porém é comum encontrarmos essa flor em todas as partes do mundo. É uma flor selvagem, que apesar de estar na lista das espécies em extinção, ainda existe uma considerável quantidade de cultivos ao redor do mundo.

O motivo da Maria sem vergonha ter passado a fazer parte das plantas em extinção foi porque, como ela é considerada uma planta endêmica, as áreas de cultivo sofreram com queima para que o plantio dessa flor fosse substituído para outro tipo de agricultura. O cultivo da Maria sem vergonha é mais comum em locais que apresentam o clima tropical e semi tropical, o solo deve ser bem rico em matéria orgânica pois isso irá facilitar o crescimento da sua flor.

Sobre a rega, a Maria sem vergonha deve ser irrigada de acordo com o clima. Em regiões onde o clima é mais tropical, a flor vai precisar de mais rega pra manter-se sempre úmida. Sempre se atente para não deixá-la seca nem úmida demais, o primeiro caso vai causar a morte da sua planta e o segundo a incidência de fungos.

Lavanda

A lavanda é muito conhecida aqui no Brasil pelo nome de Alfazema. O termo lavanda foi adotado para perfumes com aromas refrescantes justamente por ser essa a característica mais forte essa planta. Tecnicamente chamada de Lavandula essa flor da família das Lamiaceae, são pequenos arbustos lilás que além de um aroma delicioso e refrescante, dão um toque visual incrível em qualquer jardim.

Esse tipo de planta pode ser cultivado tanto em vaso como em solo, desde que eles apresentem as condições necessárias para que a lavanda mantenha-se saudável. Em caso de plantação em vaso, opte pelos de barro ou cimento por causarem uma umidade melhor para a lavanda. A terra sempre tem que permanecer úmida porém não deve estar encharcada, mantenha a umidade suficiente apenas para alimentar sua lavanda por 1 dia.

Imagem de Amostra do You Tube

Gerânio Pendente

A Pelargonium peltatum, nome técnico dessa planta, é uma flor da família das Geraniaceae e tem tanto o formato quanto a coloração muito bonita. Elas são originárias da África do Sul, mas muito comum no nosso país, principalmente em cultivos da região Sudeste. A Gerânio Pendente deve ser cultivada a pleno sol ou em locais com meia sombra. Quanto á rega, elas não gostam muito de água, portanto é indicado manter o solo deve ligeiramente seco, sendo necessário fazer apenas 1 rega por semana, focando apenas na areia, evitando molhar tanto as flores quanto as folhas pois pode matar a planta.

Sobre a terra, o solo pode ser de areia comum de jardim ou areia grossa de construção. Caso você opte por utilizar a segunda opção, certifique-se de lavar bem para evitar algum sedimento que possa danificar a florescência da sua planta. Para melhorar o crescimento, você ainda pode misturar uma das duas opções acima com terra vegetal.

Begônia Cerosa

A Begonia semperflorens é uma flor da família das Begoniaceae e também é popularmente conhecida como Azedinha do brejo, Begônia, Begônia de jardim. É uma planta originária aqui do Brasil, mas há grande incidência dela por toda a América do Sul. São flores extremamente delicadas e muito populares nos jardins devido a variedade de coloração que as suas flores apresentam.

Atualmente, as cores mais comuns de begôna são o branco, o rosa e o vermelho. Quanto as folhas, elas são verdes e/ou avermelhadas. A begônia cerosa é comum em jardins também, por diversas outras caracteristcas que envolvem o cultivo fácil, o preço acessível de mudas e sementes, a procura para decoração e buquês além de propriedades medicinais.

Para cultivo, elas devem ser plantadas em locais com sol ou meia sombra, onde o solo apresente uma riqueza abundante de matéria orgânica e você tem que manter regas regulares para que a sua begônia cresça bonita e saudável. Como elas florescem durante o ano inteiro, elas não tem vida longa, perdendo o vigor com o tempo, então o mais indicado é você manter a regularidade de cultivo para sempre ter begônias novas e bonitas em seu jardim.

Posts Relacionados

Siga as nossas dicas se você quiser que o seu jardim fique com flor todo o ano. As espécies citadas neste artigo estão sempre floridas. Se quiser ter orquídeas o ano todo, confira outro de nossos posts. Aproveite para conferir outro artigo que mostra quais são as principais árvores floríferas e una o útil, que é ter sombra, com o agradável, que é ter lindas flores no jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>