Espécies de Trepadeiras: Dicas Para Jardins

O Que São Plantas Trepadeiras?

As plantas conhecidas como trepadeiras também podem ser chamadas de cipós e lianas. Esse tipo de planta germina no solo e se mantém enraizada ao longo da vida, porém, necessita de algum tipo de suporte para que possa crescer ereta e assim em direção a luz. As trepadeiras têm como habitat natural as florestas e por isso se desenvolveram dessa forma precisando de suportes, pois para conseguir luz numa densa floresta é necessário se projetar. A divisão dessas plantas pode ser feita entre herbáceas e lenhosas. Aquelas que recebem o nome de lianas são lenhosas.

Imagem de Amostra do You Tube

Trepadeiras – Soluções Paisagísticas

Quem está criando um jardim em casa já deve ter ficado as voltas em busca das plantas ideais para esse espaço. Uma solução que tem se mostrado atraente para muitos projetos paisagísticos é o uso de trepadeiras. Em alguns casos essas plantas tem a mera função de enfeitar, porém, em outros tem funções vitais como decorar e oferecer sobra para outras espécies. O que muitos não sabem é que algumas espécies de trepadeiras podem até mesmo ser utilizadas para reduzir a quantidade de pó das ruas e ainda contribuir para que a sua casa fique sempre com um ambiente mais ameno. Assim como qualquer outro tipo de planta as trepadeiras devem ser escolhidas a dedo para o clima e ambiente que você pretende decorar.

Tipos de Trepadeiras

É possível encontrar dois tipos de trepadeiras, uma que tem fixação própria feita através de ventosas e o outro tipo é aquele que não se fixa sozinho. No caso de quem está querendo uma planta para uso vertical e horizontal a dica é preferir as trepadeiras que tem fixação própria. As trepadeiras com fixação podem se adaptar a pergolados e até mesmo adquirir um visual espiralado. Dentre as espécies que podem ser usadas dessa forma destacamos a Unha de Gato (Uncaria tomentosa) e a Falsa Vinha (Parthenocissus tricuspidata). O outro tipo de trepadeira é bastante interessante para quem precisa de plantas para espaços verticais como muros e paredes, por exemplo. Dentre as espécies bastante utilizadas para esse fim estão Sapatinho de Judia (Thunbergia mysorensis) e Jade (Strongylodon macrobotrys). A Jade apresenta queda de folhas durante o inverno o que torna mais fácil para o sol entrar na sua casa nesse período. Porém, para que haja a aderência necessária a parede ou muro não pode ser pintado com cal. Há a possibilidade de a planta se soltar.

Tipos de Trepadeiras

Tipos de Trepadeiras

Suportes Para Trepadeiras

Não tem como falar sobre espécies de trepadeiras e não citar os suportes para esse tipo de planta. Jardins que contam com trepadeiras precisam desses suportes e em grande parte dos casos eles dão toda a graça para a decoração. Vale dizer que você encontra diversas possibilidades de suportes para acomodar as suas plantas. O que determina a escolha de um suporte em detrimento do outro é o espaço que você tem no seu jardim e claro a espécie da planta. Por exemplo, se você tem um amplo jardim pode cogitar usar caramanchões de ferro, concreto ou madeira além de arcos que são muito bonitos. Já para os espaços mais reduzidos a dica é usar gaiolas, telas, treliças e postes.

Cuidados Com Trepadeiras

Muitas pessoas evitam o uso de trepadeiras em seu jardim porque acreditam que esse tipo de planta demanda cuidados diferenciados das demais. Na verdade os cuidados com as trepadeiras são os mesmos que aqueles dispensados a outras plantas. Você precisará regar e adubar as trepadeiras, da mesma forma que faria com outras espécies. A diferença é a necessidade de avaliar o local em que essa trepadeira será plantada. Conhecer mais informações sobre a espécie que você deseja cultivar é essencial para garantir que ela cresça e se desenvolva da forma correta.

Cuidados Com Trepadeiras

Cuidados Com Trepadeiras

Dicas de Espécies de Trepadeiras Para Diferentes Espaços

A seguir vamos te dar algumas dicas de como escolher as melhores espécies de trepadeiras para cada espaço. As plantas devem ser escolhidas levando-se em conta o espaço disponível bem como o tipo de suporte que você pretende utilizar. As espécies que listamos são as mais utilizadas e podem fazer a diferença no seu jardim.

Sapatinho de Judia (Thunbergia Mysorensis)

Essa planta tem excelente adaptação a espaços à meia sombra e como bônus ainda cresce rapidamente. Geralmente essa planta é utilizada para fazer o contorno dos telhados. Ela produz folhas que ficam lindamente penduradas assim como flores excepcionais. O efeito proporcionado por essa planta é como uma cortina.

Ipoméia (Ipomoea Horsfalliae)

Quem optou por pergolados em seu jardim deve considerar o cultivo da Ipoméia, ela também fica ótima para ser cultivada com a parede como suporte. As suas folhas são brilhantes e o florescimento acontece durante quase todo o ano. Uma planta que se adapta bem a espaços com maior exposição ao sol.

Jasmim de Madagascar (Stephanotis Floribunda)

Se no seu jardim os suportes escolhidos foram arcos a Jasmim de Madagascar é uma ótima opção, porém, é necessário lembrar que ela tem um crescimento bastante lento. O perfume dessa planta é maravilhoso e ela reveste incrivelmente bem estruturas que sejam mais delicadas.

Clerodendro Vermelho (Clerodendron Splendens)

Quem enfrenta dificuldade com o sol pode cultivar a Clerodendro Vermelho que auxilia na obstrução do mesmo. O florescimento dessa planta acontece durante as estações mais frias do ano. Destaque para o fato de que as folhas dessa planta são abundantes, grandes e com um brilho intenso.

Maracujá Doce (Passiflora Alata Curtis)

A procura de uma cobertura para a sua garagem? Então conte com a Maracujá Doce, uma planta que possui uma densa ramagem e que oferece excelente sombra. Quando você observa as condições que o ambiente impõe e as necessidades de cada espécie de planta é possível escolher as melhores para enfeitar o seu jardim. Depois disso basta que você mostre a sua criatividade, pois as trepadeiras são plantas incríveis para dar outro visual para a sua casa e para o seu jardim. Quem não tem como ter um jardim tradicional pode enfeitar a casa com as plantas, por exemplo, utilizar trepadeiras em janelas e portas. Um jardim vertical pode ser a solução também para a sua falta de espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>