Flor de Camomila

A camomila é uma erva que tem sido usada durante séculos para fins medicinais. É nativa da Europa e, em seguida introduzida na América, onde é comercializado e cultivado. Cultivada na Alemanha, Hungria, Rússia e vários outros países europeus, a camomila alemã é nativa da Europa e da Ásia ocidental e naturalizados na América do Norte.

Erva

Flores secas de camomila romana e alemã são utilizadas em chás de ervas. A camomila é da família das margaridas tendo as flores muito semelhantes. Os óleos essenciais da camomila são utilizados como agentes de bebidas alcoólicas, confeitos, doces, perfumes e cosméticos. São atribuídas à Camomila muitas propriedades curativas, mas não existem estudos que comprovem tal afirmação cientificamente.

Entre as Qualidades da Camomila Estão:

A Camomila tem sido utilizada em xaropes, tônicos, repelentes de insetos e, como remédios populares contra a asma, cólicas, febres, inflamações e câncer. É um antiinflamatório. Ajuda a aliviar processos inflamatórios podendo tanto ser tomado chás da planta quanto usada externamente. Possui propriedades antimicrobianas e fungicidas. É usada também para gargarejo, auxiliando no tratamento de problemas na garganta e gengivas.

Ajuda no tratamento de problemas digestivos, é calmante e relaxante, e atua como um sedativo leve, muito usada em casos de depressão, irritabilidade e ansiedade.

E ainda ajuda a controlar eczemas e hemorróidas. Facilita a menstruação e ajuda a eliminar o desconforto das cólicas. Também é útil para Leucorréia ou corrimento vaginal branco. Em produtos cosméticos é usado para a lavagem do cabelo e aliviar irritações da pele. É um diurético leve e ajuda a tratar a artrite, sinusite, asma e gripe. É também usada para curar a conjuntivite, a inflamação da membrana mucosa que circunda o globo ocular.

Como Usar a Camomila

Existem várias maneiras de usar camomila, a mais comum é a infusão (chá), que possui um sabor muito agradável. Pode ser usada para o banho, a limpeza de feridas, em compressas ou massagens. Os extratos e óleos essenciais de camomila utilizadas em medicamentos e cosméticos naturais.

Cha

A Camomila pode ser usada para preparar óleo de massagem ou tratamento facial para obter os benefícios. Seu vapor pode ser usado para limpar o rosto trazendo muitos benefícios e limpando profundamente a pele. Pode também ser usada em banhos de assento e outras doenças digestivas.

Contra-indicações da Camomila

A camomila pode apresentar casos raros de alergias, seu uso não é recomendado durante o primeiro trimestre da gravidez porque pode ter efeitos abortivos. Na medicina Maia é considerada uma erva quente, e que em grandes quantidades pode causar problemas com o sistema urinário.

Uso

Assim como todas as plantas medicinais, a Camomila deve ser usada com moderação e sempre com uma orientação profissional, seja de um médico ou farmacêutico.
Por Heloisa Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>