Flor De Gengibre

Conheça a Flor De Gengibre e Suas Características

Sabia que do gengibre nascem lindas flores? Comercializado e cultivado em terras brasileiras desde a época do descobrimento, o gengibre, além de deixar aquele gostinho picante às refeições, tem função antibacteriana, desintoxicante, afrodisíaca e ainda o poder de melhorar os sistemas digestivo, circulatório e respiratório. A raiz é um santo remédio mas não é só isso.

Flor

Flor

Poucas pessoas sabem, mas do gengibre nascem lindas flores. Atualmente, o Zingiber officinale é mais conhecido pelos brasileiros como o simples e bom gengibre. Essa planta é geralmente mais cultivada na região litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo, pois há nesses lugares as condições da cultivo bem mais adequadas para um crescimento da tal planta saudável e protegida. Para que você entenda melhor, a parte que é utilizada como tempero ou para ações medicinais é o chamado rizoma, que fica submerso na terra.

As Raízes Do Gengibre

Flor De Gengibre

Flor De Gengibre


Você já deve ter comprado, utilizado ou visto algum gengibre com aqueles raminhos de folhas, os rizomas são as raízes das flores. Quando começam a crescer pequenos ramos no gengibre, isso é sinal de que chegou o momento de comercializá-lo, se não ele passa do tempo e fica duro demais para ser utilizado como alimento ou tempero.

Se você plantar um gengibre no quintal de sua casa, em pouco tempo ele irá gerar lindas flores tubulares. Também conhecidas como bastão-do-imperador, as flores de gengibre são exuberantes e podem ser de várias cores, entre elas amarelo, vermelho e rosa, isso irá depender do tipo de gengibre que você plantar. Esse tipo de flor é ótima para ornamentação de arranjos, decoração e jardins, elas costumam atrair pássaros e borboletas que deixam o jardim ainda mais colorido.

Dicas De Como Cultivar o Gengibre

É preciso ter um pouco de atenção se você quer cultivar essa planta. Saiba que para ter uma flor de gengibre bela e saudável, você, cultivador ou plantador, como queira chamar, deve ter alguns cuidados com a terra e a água. A raiz deve ser enterrada abaixo de aproximadamente 10 centímetros de terra, mas como na fase do gengibre o desenvolvimento acontece rapidamente, é necessário que acrescente mais terra com frequência para que a raiz fique sempre submersa.

Gengibre

Gengibre

Já sobre a água, é importante que saiba diferenciar regar bem de “alagar” a planta. A flor de gengibre gosta de muita água, pois é sensível à falta dela. Mas lembre-se sempre que regar com abundância não significa deixar a planta boiando na água. Colocar mais água do que planta precisa pode lhe fazer mal, quando o vaso fica encharcado e até com terra boiando ao lado da raiz. Saiba que em caso disso acontecer, o seu bastão-do-imperador pode não resistir.

4 comentários

  1. Adoro plantas ,flores e folhagem e meu fraco

  2. Plantei esta flor branca que florece em cachos ,mas confesso que nao sei o nome nem mesmo sua utilidade. alguem poderia me esclarecer? pois o gengibre que conheço é aquele que vendem em supermercado sao raizes de gosto e forte e bem caracteristico. ja esta planta fica a +- 1 1/2 m a 2m de altura, formam toceiras enorme e depois de tantos anos ainda nao decobri sua utilidade. AGRADEÇO se alguem me esclarecer pois ainda hoje pensei em cortar por estar ocupando mto espaço no terreiro

    • Sra está flor é de um tipo de gengibre, dá uma flor com excelente perfume que lembra o jasmin, nãO sei se possui as mesmas caracteristicas medicinais do de flor vermelha. já experimentei o rizoma e não é picante. Não arranque apenas mantenha confinado em um espaço pequeno que não irá se arrepender devido ao perfume.
      SDS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>