Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo

Seu desejo é manter seu jardim florido o ano todo? Então precisa conhecer as flores que gostam de sombra e dão o ar da graça em diferentes meses. Vale dizer que nem toda planta terá florescimento constante, então se esse é o objetivo cabe à escolha de uma espécie adequada para as condições climáticas da sua região.

Flores

Antes de apresentar as espécies que florescem o ano todo é interessante explicar que essas estruturas vegetais tem como função a reprodução da planta, por isso elas têm um visual chamativo e possuem características como fragrância e cores diferenciadas. Têm flores de vários tamanhos, cores e formatos para enfeitar os seus dias, lembrando que dependendo da espécie a floração pode se dar somente num determinado período do ano.

Dicas de Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo

A seguir listamos algumas espécies de flores que apresentam florescimento o ano todo podendo ser uma excelente alternativa para deixar seu jardim sempre colorido e perfumado.

Flor: Lavanda (Lavandula dentata)

Lavanda

Lavanda

Bastante utilizada nas indústrias de produtos de beleza e limpeza, a lavanda, se caracteriza pelo seu perfume peculiar. Também chamada popularmente de alfazema é usada para banhos e lavagem de roupas desde o império romano. Pode ser empregada como para aromatização de ambientes com grande sucesso. O perfume da lavanda contribui para o tratamento da ansiedade, estresse e insônia.

Essas flores podem atingir alturas entre 60 e 90 centímetros tendo preferência por climas temperados, podem resistir a geadas. Há variedades desenvolvidas mais recentemente que são adaptadas ao clima tropical. Em relação à coloração podem ser encontradas nas cores branca, azul e dentro de uma paleta de roxo com destaque para as violetas.

Uma curiosidade é que a lavanda é comestível e seu sabor doce a torna ingrediente ideal para a aromatização de produtos como biscoitos, mel e sorvetes. Faz parte da família do alecrim podendo ser usada ainda em pratos com carnes e ensopados. Contudo, fica a dica de usar a lavanda com moderação, pois o seu odor forte pode roubar a cena do restante dos ingredientes. A lavanda floresce o ano todo, porém, menos abundantemente no verão.

Flor: Maria Sem Vergonha (Catharanthus roseus)

Maria Sem Vergonha

Maria Sem Vergonha

Uma bela flor originária de Madagascar e que mesmo sendo cultivada em todo o mundo se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção. Essa flor tem preferência por climas tropical e semitropical, para que cresça com saúde deve ser cultivada em solo enriquecido com matéria orgânica (pode se desenvolver em solos pobres de nutrientes) e com relativa umidade (em excesso pode contribuir para o surgimento de fungos).

A preferência da Maria Sem Vergonha é pela sombra ou meia-sombra, também gosta de luz natural, mas de forma indireta. As suas folhas apresentam boa resistência a incidência dos raios solares. Pode atingir alturas entre 30 e 60 centímetros, aliás, a capacidade de crescimento por cima de muros é que lhe atribui a imagem de invasora. No Brasil o cultivo dessa planta demanda fiscalização. Pode ser conhecida por outros nomes populares (e tão curiosos quanto Maria Sem Vergonha) como Beijo-Turco, Beijo e Beijo de Frade.

Flor: Begônia

Begônia

Begônia

Uma flor de grande beleza e delicadeza que não deve ser exposta diretamente ao sol, nem a temperaturas muito baixas ou ventilação direta. Originária de florestas tropicais ou savanas que tem boas condições de umidade.  Dentre as cores de begônias mais comuns estão amarelo, vermelho, branco e rosa. Podem alcançar até 40 centímetros de altura e 45 centímetros de largura.

Há mais de 1.000 espécies classificadas dentro do gênero das Begônias, não é ato que esse gênero está entre os 10 maiores das angiospermas. Boa parte das espécies é terrestre, contudo, há algumas epífitas (que crescem apoiadas em outras plantas, mas sem relação de parasitismo). É interessante ficar atento que algumas espécies de begônia são mais sensíveis a incidência solar do que outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *