Fotos de Flores Orquídeas

Recebem o nome de orquídeas as plantas que fazem parte da família Orchidaceae e que são integrantes da ordem Asparagales que é uma das famílias com mais representantes. As plantas dessa família podem ser encontradas sob diversas formas, cores e tamanhos. Uma curiosidade a respeito das orquídeas é que elas podem ser encontradas em todos os continentes com exceção da Antártida. Aparecem em maior abundância em regiões tropicais.

Epífitas

As orquídeas são plantas do tipo epífitas o que significa que elas crescem sobre árvores. Contudo, que fique claro que as orquídeas não são parasitas uma vez que elas somente usam a árvore como uma base de apoio para procurar por luz. As orquídeas se nutrem apenas do que cai das árvores, ou seja, do que não é utilizado por elas. Quando na natureza essas plantas contam com algumas formas de se reproduzir como por dispersão de sementes. As plantas cultivadas podem se reproduzir através de divisão de touceiras.

Plantas Ornamentais

As orquídeas podem ser encontradas numa grande variedade de espécies e poucas delas tem uso comercial além da finalidade ornamental. Contudo, mesmo sendo um tipo de planta com vocação muito mais ornamental também conta com um uso comercial interessante que consiste na produção de baunilha a partir dos frutos obtidos de algumas espécies que fazem parte do gênero Vanilla.

Porém, até a produção de baunilha tem a sua limitação uma vez que pode ser substituída por um composto artificial muito parecido e que custa bem menos para produzir. Na ornamentação apenas uma parcela pequena de espécies de orquídeas são usadas já que a maioria das espécies tem flores e folhagens que não são muito atrativas. Um segmento que tem se destacado é o de híbridos de orquídeas que tem grande apelo comercial.

Associações Orquidófilas

Embora boa parte das espécies de orquídeas não seja muito atrativa visualmente elas se destacam por terem flores com um formato único. Essa forma especial das flores desperta a atenção de muitos aficionados que se tornam colecionadores e que passam a integrar as associações orquidófilas que podem ser encontradas em muitas cidades ao redor do globo.

Na maior parte dos casos essas associações contam com a oferta de palestras e exposições de espécimes de orquídeas. O trabalho dessas associações funciona como um incentivo para que mais pessoas se interessem pelas orquídeas aumentando então a quantidade de cultivadores profissionais. Assim até mesmo espécies com pouco valor ornamental passam a ser cultivadas.

Adaptação das Orquídeas

Conforme já destacamos as orquídeas são plantas presentes em várias regiões do planeta com exceção da Antártida. Devido a essa abundante distribuição as plantas dessa família se viram em diferentes habitats e acabaram tendo que se desenvolver conforme o local em que estão inseridas.

A grande variedade de climas bem como os diferentes agentes de polinização ajudaram a criar plantas bastante diversas. A família das orquídeas se encontra num ciclo de evolução ativo e quando um gênero encontra outro por perto tem a capacidade de se combinar produzindo um novo tipo de planta na natureza.

Regiões Tropicais

Como já citamos acima há grande variedade de espécies de orquídeas em regiões tropicais. Essas plantas costumam se reproduzir com mais facilidade em áreas de montanhas que agem como isoladoras das plantas. Em destaque estão as ilhas e a área do continente do sudoeste asiático bem como a região de montanhas do Equador e Colômbia.

Nessas regiões podemos encontrar muitos casos de endemismos porque as espécies de orquídeas acabam isoladas e se reproduzindo entre si. Aparece em terceiro lugar no ranking de áreas com maior quantidade de orquídeas a Mata Atlântica brasileira em que se tem mais de 1.500 espécies. Também se destacam na quantidade de espécies de orquídeas áreas como o sul do Himalaia na Índia e a China.

O Desenvolvimento de Diferentes Espécies

Cada uma das áreas que citamos acima conta com uma grande quantidade de tipos de orquídeas. Os tipos que se destacam e conseguem se desenvolver em cada uma dessas regiões depende diretamente das condições que cada área oferece. Por exemplo, nas regiões tropicais úmidas tem grande quantidade de luz e umidade o que favorece as orquídeas, no entanto, existe a necessidade de competir com as espécies arbóreas de maneira que predominam as plantas com comportamento epífito.

Nessas situações as espécies de orquídeas acabam se desenvolvendo sobre os troncos e galhos de árvores que podem ter até 40 metros de altura. Assim as orquídeas passam a ter as suas raízes expostas ao ar, uma condição que facilita obter mais nutrientes do material que se encontra em decomposição ao seu redor.

Não é Parasita

Para algumas pessoas as orquídeas parecem parasitas pelo fato de terem o seu desenvolvimento feito sob árvores, mas na verdade elas nunca sugam nutrientes dessas árvores. Em casos extremos as orquídeas podem passar a absorver nutrientes e água através dos seus poros e em suas folhas deixando para a raiz o papel apenas de sustentar a planta.

Podemos dizer assim que a única maneira de uma orquídea prejudicar o seu hospedeiro (árvore) é se o galho não suportar o peso da planta e vir e quebrar, mas nunca devido a um comportamento parasita.

Orquídeas Terrestres

Existe também uma grande gama de orquídeas terrestres, algumas dessas espécies podem ser encontradas em regiões tropicais. O desenvolvimento desse tipo de planta se dá durante todo o ano. O que favorece a planta é o fato de existir uma grande quantidade de matéria orgânica disponível no solo. Dessa forma podem surgir algumas espécies saprófitas que são orquídeas que não tem clorofila e cuja matéria orgânica vem do material em decomposição do que está em torno.

As orquídeas localizadas em regiões de clima temperado em que é predominante a relva as plantas costumam ser do tipo terrestre. As raízes então são subterrâneas e tem um desenvolvimento maior podendo até mesmo dar origem a formação de tubérculos. Essas plantas podem resistir tanto ao frio como ao gelo e ao fogo. Mais uma mostra de adaptação, por uma planta epífita teria as suas raízes facilmente congeladas.

As orquídeas são uma família de plantas que se distinguem pela complexidade de suas flores. São entre 25 e 30 mil espécies, divididas em uns 800 gêneros de orquídeas que maravilham pessoas no mundo inteiro.

Estas surpreendentes plantas constituem um grupo extremadamente diverso que podem ter desde uns poucos milímetros de longitude, podendo chegar a constituir gigantescas agregações de vários centos de quilos de peso, ou, até mesmo, apresentar longitudes de até 13,4 metros.As flores das orquídeas também variam de tamanho.

Podemos encontrar orquídeas dificilmente visíveis a simples vista com menos de 1 mm, ou encontraremos grandes flores de 15 a 20 cm  até 76 cm de diâmetro. A fragrância de suas flores não é menos variável como seu tamanho. Às vezes podemos apreciar o delicado aroma de Cattleya ou até mesmo o repulsivo cheiro das flores de certas espécies.

As orquídeas encontram-se na maior parte do mundo, mas com abundância nos trópicos. Não obstante, sua capacidade de adaptação tem permitido conquistar diversos lugares, desde os mais secos e quentes do planeta até os mais úmidos e frios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sou apaixonada por orquidias mas as minhas nunca masi dao flores mas sempre compro acho maravilhoso 1!!!!!!!!

    claudete de campos 22 de maio de 2012 21:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *