Glicínia

A planta conhecida popularmente como Glicínia e de nome científico Wisteria sp é uma trepadeira que apresenta sua floração em cachos no começo da primavera sendo um espetáculo a parte para os amantes de flores. Tendo grande vocação ornamental essa planta pode até mesmo ser cultivada como Bonsai. Conheça um pouco mais sobre a Glicínia.

Características da Glicínia

A principal característica dessa planta é ser uma trepadeira com flores de aspecto bastante decorativo. As folhas que compõem essa planta são pinadas e possuem entre 9 e 19 folíolos. No começo do seu ciclo de vida as folhas tem uma coloração avermelhada que vai se tornando verde com o passar do tempo conforme envelhece.

Quando as flores surgem nessa bela planta se apresentam nas cores azul, rosa, branco ou roxa. Tem sua origem em países como China e Japão sendo que as suas variedades mais cultivadas são desses países, respectivamente: Wisteria sinensis e Wisteria floribunda. A planta ainda possui fruto que é um tipo de vagem comprida de tom amarronzado e cujas sementes tem 1 cm. Tem variedades dessa planta que apresentam porte diferenciado.

Paciência

Quem opta por cultivar Glicínia deve ter bastante paciência uma vez que a planta pode levar anos para chegar a idade adulta e florescer. Porém, essa calma é recompensada uma vez que a Glicínia é uma planta com boa longevidade, vive até um século. Por ser uma trepadeira pode ser usada para cobrir muros, portões, caramanchões e pérgolas. A dica é não usá-la sobre estruturas frágeis já que é bastante vigorosa.

Bonsai

Como citamos no começo a Glicínia pode ser cultivada como Bonsai, quando no formato de árvore tem seu tronco ondulado e a copa com visual aplainado. Nessa forma o seu florescimento varia conforme o clima da região.

Dicas para Cultivo de Glicínia

Para que a Glicínia se desenvolva mais rapidamente e com saúde deve ser cultivada em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica bem como deve receber regas regularmente. O seu crescimento ocorre de maneira mais adequada quando a planta recebe poda anual e adubação.

Por ter um bom comportamento em regiões frias essa planta é indicada para locais que tenham clima mediterrâneo ou subtropical. Contudo, pode ser cultivada em regiões mais quentes, a diferença é que não terá o mesmo bom desempenho. A atenção fica para regiões de clima temperado em que as geadas podem se tornar empecilho para o desenvolvimento de suas flores.

Reprodução

Para ter melhores resultados indicamos que a reprodução da Glicínia seja feita por meio de estacas de galho, contudo, também funciona através de sementes. Nesse caso a floração demora mais para acontecer.

Planta Tóxica

É fundamental esclarecer que a Glicínia é uma planta tóxica que deve ser mantida longe de crianças e animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber onde posso encontrar mudas de glicinia, em Brasilia/DF

    Tania 10 de fevereiro de 2011 15:15 Responder
    • No Polo de Artesananto do Jardim Botânico. Não sei o nome da loja mas a dona se chama Carmem, Creio que é a segunda depois da feira do produtor, no sentido ponte JK.

      Gallo 21 de abril de 2011 21:18 Responder
  • Gostaria de saber onde encontrarmudas deGlicinia em BH, ou Contagem MG?

    Elisa 25 de dezembro de 2012 14:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *