Ageratum

Conhecida sob os nomes populares de Agerato e Celestina, a planta Ageratum, apresenta lindas flores que podem ser azuis com rosadas. Tendo ciclo de vida anual essa planta pode atingir envergadura entre 0,30 e 0,40 centímetros. Quanto a sua forma é uma planta irregular que possui grande quantidade de folhas que possuem um tom de verde-claro.

O tamanho das flores é bastante peculiar sendo pequeninas e reunidas em capítulos que nascem em racemos nas pontas dos ramos. O período de florescimento da Ageratum é bastante longo começando no final do inverno e se estendendo até o início do verão. Como é uma planta que tem boa resistência ao frio pode ser cultivada em regiões mais frias do país.

Como Cultivar Ageratum

Quem se interessou em contar com a beleza da planta Ageratum em seu jardim deve ficar atento para alguns requisitos importantes como: ter solo enriquecido com matéria orgânica e fértil, boa drenagem e um local que receba incidência de sol por bastante tempo. Antes de começar o cultivo é recomendado fazer uma extensa limpeza do canteiro para evitar a presença de ervas daninhas.

Para impulsionar o bom desenvolvimento da planta é importante dar atenção especial para a adubação com adubo do tipo NPK com fórmula de 4-14-8 numa quantidade de cerca de 100 gramas por metro quadrado. Você poderá comprar as suas mudas de Ageratum em lojas do ramo como floriculturas que costumam comercializar caixas com 15 unidades.

O espaço entre uma muda e outra deve ser de 0,20 a 0,40 m, a cova deverá ser cavada do tamanho do torrão. Coloque então a muda no buraco e aperte bem para que se fixe. É importante manter o hábito de regar o canteiro todos os dias especialmente aqueles em que o sol estiver a pino. Os resultados serão melhores se você realizar o plantio da metade para o final do inverno.

Uso Paisagístico

Sendo uma planta bonita, o Ageratum, tem uso bastante diversificado no paisagismo e como planta ornamental. Pode ser usada para a forração de canteiros mais extensos adicionando mais beleza para o seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu dei essa flores hoje, para alguém MUITO especial…
    E todos os sentimentos que precisava e queria que variasse, são os significados dessa bela Ageratum.
    Purificar… espantar tristeza e aflições!! =D

    Roger 3 de agosto de 2010 22:59 Responder
  • eu ganhei esta flor e ñ sei como cuidar dela vcs podem me ajudar?

    Leila 26 de setembro de 2013 22:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *