Arranjos Com Plantas de Interior

Na decoração de ambientes interiores tem se destacado a utilização de plantas ornamentais, com o intuito de trazer um ar novo e diferenciado ao ambiente.

O local que contem plantas transmite tranquilidade, paz e uma temperatura mais amena, além do que as plantas concedem beleza aos ambientes. Contudo, as plantas não são cultivadas somente em ambientes externos, existem muitas espécies vegetais que são cultivadas em ambientes internos.

De uma maneira geral, as plantas de ambiente interior são aquelas que vivem nos jardins, na sombra formada por outras plantas.

As plantas utilizadas em ambientes internos são usadas com objetivo decorativo, alem de influenciar no psicológico das pessoas que frequentam aquele local. A presença de plantas de uma maneira geral, oferece ao ambiente um ar puro, ajudando ao ambiente a ter vida e uma coloração diferente.

Arranjos de Plantas

Arranjos de Plantas

O uso de plantas para decoração de ambientes harmoniza o local, trazendo vida e encantando o ambiente, sejam essas plantas verdadeiras ou até mesmo artificiais.

As plantas usadas na decoração de ambientes podem ser colocadas em vasos e comporem arranjos personalizados, esbanjando charme e beleza para o local onde elas irão ficar.

Os arranjos podem ser compostos de espécies vegetais que sejam cultivadas em vasos (o próprio vaso irá ter função decorativa) ou mesmo em jardineiras, caso a planta apresente um crescimento pendente e necessite ficar pendurada para ganhar mais destque.

Uma técnica que pode ser considerada no cultivo de plantas de ambiente interior é a Arte Bonsai. Que é uma arte do continente asiático que consiste em trabalhar com replicas de plantas, contudo em tamanho de miniatura. As plantas cultivadas em Bonsai causam grande efeito decorativo.

O ideal para quem optar pelo cultivo de plantas em ambientes externos, é que opte pelo cultivo de espécies de pequeno porte, que ficarão em vasos e sejam muito bem cuidadas (questões de manutenção, água, iluminação, poda, adubação e etc.) para que possam ser espécies vegetais bonitas e saudáveis.

Os Benefícios do Cultivo de Plantas em Ambientes Interiores

O cultivo de plantas no interior de ambientes trazem vários benefícios, como por exemplo:

  • Purificação do ar – pois transformam dióxido de carbono em oxigênio;
  • Ajudam a eliminar poluentes atmosféricos que podem causar dor de cabeça, náuseas e outros sintomas;
  • Ajudam aos moradores terem um ambiente mais favorável psicologicamente falando, com maior energia positiva e com visualização da natureza. Inclusive existe uma síndrome psicológica, que afeta as pessoas que não possuem contato com a natureza;
  • As plantas auxiliam no resfriamento do ar;
  • As plantas possuem efeito que combatem o estresse e auxiliam as pessoas a  apresentarem aumento na produtividade no trabalho;
  • Ajudam as crianças a se acalmarem e reduzir sintomas de alterações comportamentais;
  • As plantas ajudam ao sistema nervoso a passar por um processo de relaxamento;
  • Estar em contato com a natureza estimula o processo psicológico da cura física de maneira mais eficaz;

A Questão da Luminosidade Para Plantas de Interior de Ambientes

Para as pessoas que cultivam plantas em ambientes interiores, com o intuito de dar um novo ar ao ambiente e decorar o local, precisa tem um grande cuidado com a questão da luminosidade do ambiente para que a planta receba a quantidade de luz adequada para que ela consiga sobreviver, pois o fator iluminação é item fundamental no cultivo de uma planta de ambiente interior.

Caso o local onde você irá cultivar a sua planta não tenha entrada de luz solar, você deve procurar utilizar plantas que conseguem viver e se reproduzir em qualquer local, sem a necessidade de receber incidência direta da luz do sol em grandes quantidades.

Esses tipos de plantas que precisam de pouca luz ou até mesmo nenhuma luz, são apropriadas para serem colocadas em locais como banheiro, sala de estar e outros locais da sua casa onde o sol não tem incidência direta.

Caso o local onde irá colocar a sua planta de ambiente interior tenha incidência direta do sol, inúmeras espécies podem ser cultivadas, até mesmo plantas frutíferas de pequeno porte.

Os Fatores Que Definem a Escolha de Plantas Para Cultivo em Ambientes Interiores

Para que a pessoa consiga obter uma boa decoração de ambiente interior com a utilização de plantas é necessário usar da criatividade e de uma das variadas plantas que podem ser cultivadas nesse tipo de ambiente.

Os especialistas indicam fazer uso de plantas que possuam flores, pois estas oferecem o diferencial de terem cores vivas e brilhantes, para decorar os interiores dos ambientes.

Para manter uma planta de interior bonita e saudável é importante tomas cuidado com 03 detalhes: a escolha da espécie vegetal, a localização dela no ambiente e os cuidados de manutenção que serão despendidos.

A escolha da espécie vegetal a ser cultivada é um passo importante, pois é necessário optar por uma planta que não precise de muita quantidade de iluminação ou incidência de luz solar.

A localização da planta no ambiente é fundamental, pois todas as espécies vegetais necessitam de condições ideais de temperatura, iluminação, umidade e etc.

Mix de Plantas

Mix de Plantas

Com relação a manutenção, cada tipo de planta exige cuidados diferenciados para que possam crescer e se manter saudáveis. Existem plantas que não precisam de muita manutenção, como por exemplo os cactos, contudo existem espécies que requerem bastante dedicação das pessoas que as cultivam.

Outros fatores que influenciam na questão da manutenção da planta, são os níveis de água e de umidade da areia que precisam ser observados, pois o excesso ou a falta de água podem levar a espécie vegetal à morte.

Procure cultivar suas plantas em locais que apresentem pouca variação de temperatura, por isso os ambientes da casa ideais para o cultivo de plantas são os quartos e a própria sala.

A escolha adequada da planta fará com que você mantenha plantas bonitas e saudáveis em seus ambientes interiores, fazendo com que o ambiente interno se torne mais vivo e colorido.

Entre as espécies vegetais que estão aptas para serem cultivadas em ambientes interiores estão as bromélias (principalmente as plantas que compõem o gênero Neoregelia e Cryptranthus), Samambaias (principalmente a Samambaia Crespa – Nephrolepis Exaltata), a Calathea Louisae, a Ardisia Crenata (a popular cafezinho de jardim), a glecoma (Glechoma Hederacea), a Ecalisia (Callisia Repens) e outras diversas espécies vegetais.

Um cuidado fundamental para que m pretende cultivar plantas de ambiente interior, é de não optar por uma espécie vegetal que seja tóxica, principalmente em caso de existirem crianças e animais em sua residência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *