Boca-de-Leão

A Boca-de-Leão é da família das Escrofulariáceas, cujo nome científico é Antirrhinum majus, que florescem no final do inverno e início da primavera, sendo comum na Europa e na Região Mediterrânea. Sua flor pode atingir a altura de 70 cm e são muito utilizadas em decorações ou em canteiros, visto que suas flores são lindíssimas e acrescentam colorido especial no jardim, com cores fortes e variadas, entre suas flores plantadas.

Além de ser utilizada decorativamente, a Boca-de-Leão também é utilizada como planta medicinal, indicada como purificador do sangue, em tratamentos de reumatismo, digestivo, diurético, além de estimular o apetite. A planta também pode ser empregada em problemas na vesícula e no fígado, pois ajuda a aumentar a produção da bílis. Seu nome popular se deve ao formato de sua flor, que quando pressionadas se abrem, parecendo uma “boca”.

Como Cultivar a Flor Boca-de-Leão

Sementes de Boca-de-Leão

As sementes dessa planta estão dentre as mais simples de serem cultivadas, a faixa de temperatura ideal vai de 20° a 24°C, quando cultivada em temperaturas muito altas as sementes podem ter dificuldade para germinar. Uma das dicas mais relevantes é não enterrar as sementes da planta, posicione-as com firmeza no solo, mas não as cubra de terra.

Fique atento ainda a quantidade de sementes que você posiciona, pois muitas sementes num espaço pequeno podem dificultar a germinação. Mantenha rega constante até observar que começou a germinar. O nascimento das folhas marca o momento de transferir a planta para um local mais iluminado.

Dicas para Cultivo da Boca-de-Leão em Vasos

Se você quer cultivar essa planta num vaso deve ficar atento a mistura do solo que deve ser rica em matéria orgânica. A melhor combinação que você pode fazer é ter uma parte de terra comum (aquela que tem no seu jardim), 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. A montagem do vaso é um processo que exige muito cuidado por parte do interessado no cultivo:

  • No fundo do vaso deverá ficar a brita (ou se preferir pode usar argila expandida);
  • Acima da brita você deverá acrescentar a manta de bidim (pode ser de poliéster) que tem como papel filtrar a água para evitar que as raízes apodreçam com o acúmulo;
  • Então chega a vez de adicionar o solo rico em matéria orgânica, atente para desfazer o torrão com os dedos para que as raízes se acomodem melhor.

Adubo para a Boca-de-Leão

Depois que der início o processo de floração você deverá acrescentar o adubo feito a partir de uma combinação de fósforo e potássio, contudo, observando baixo nível de nitrogênio. Isso irá ajudar a combater a formação de fungos nas folhas da sua planta. Outra possibilidade é usar superfosfato e farinha de osso.

Clima

O clima mais indicado para o cultivo da flor Boca-de-Leão é o ameno tendo temperaturas mais baixas, sendo assim os meses do inverno são os melhores para o florescimento. Nas regiões mais frias do país é possível que as flores Boca-de-Leão se mantenham belas mesmo nos primeiros meses do verão.

Luz e Regas

Essas flores necessitam de luz do sol para que possam crescer com mais vitalidade, contudo, suportam bem sombra parcial. Regue as suas flores com frequência para que não fiquem murchas. A dica é observar que o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.

Altura da Planta

A Boca-de-Leão pode medir entre 20 cm e 25 cm quando atinge a vida adulta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • essas flores são muitos lindas

    larissa 17 de junho de 2010 20:33 Responder
  • oi queria sabe si vc tem flores naturais de casamento …………..
    rosas
    boca leão
    lisiantur
    gubera..praciso para desebro
    espero a resposta pelo meu email
    obrigada

    jaqueline 29 de setembro de 2011 20:57 Responder
  • eu queria saber sobrea raiz dessa planta e curiosidades

    natalia 15 de novembro de 2011 12:23 Responder
  • oiii gostaria de saber se a boca de leão , tambem pode ser cultivada em estados qui na qual a temperatura é muito quente….eu moro na bahia e gostaria de cultiva essa flor so qui nao sei se ela resistirá ao calor…….obrigada aguardo a resposta….

    carla gabriela fagundes gringo 14 de maio de 2012 3:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *