Cheiro de Alfazema – Significado

O cheiro da Alfazema possui vastos significados em crenças populares, se faz presente em determinadas culturas e também em ritos religiosos. A planta possui características para marcar presença em tais credos, é uma planta de atributos enobrecedoras. É um ramo alto, de cor verde em tons acinzentados, e que quando secos ao sol ganham um tom mais azulado. Seu perfume é marcante na memória, e consigo vem lembranças acolhedoras. A Lavandula officinalis chaix, seu nome científico, traz com seu aroma sentimentos e energias ao local em que está, já que esta traz consigo equilíbrio, purificação e estabelecendo assim um ambiente harmonioso com sentimentos de paz e tranquilidade.

No umbanda a flor de alfazema é referenciada a Iemanjá e Oxum, já que seu aroma é referência a limpeza da alma. É uma planta ritualística, sua textura, aroma e cor instiga os sentidos, sendo esta amplamente utilizada em banhos energéticos, defumação em interiores e também para benzer. Segundo o pesquisador Erveiro Adriano Camargo, a Lavandula em questão é considerada uma erva morna. Mas o que é uma erva morna?

Erva Morna

É uma planta que tem como atributo principal garantir a manutenção do equilíbrio corpóreo, e deste modo reabastecendo as energias, curar, regenerar, rearranjar e expurgando todas energias ruins que ainda ficaram. Fazendo analogia aos mecanismos do corpo humano, esta agem como plaquetas em um local de ferimento, responsável pela cicatrização deste.

No umbanda, acredita-se que tais ervas mornas são coadjuvantes na limpeza da mente e corpo, e quando há algum problema e setas negativas que nos deixam completamente esfalfado a limpeza, equilíbrio e cura podem ser buscados através de ritos com ‘ervas quentes.’ A alfazema age na sequência, na classificação de ervas mornas, em que consegue realinhar o equilíbrio espiritual, realinhas as vibrações que são advindas do ambiente externo e até com pensamento íntimo.

Banhos de Alfazema em Casa

A planta se faz presente em crenças populares é perceptível em casos de família, onde avós convictos sempre citavam benefícios e  acerca de plantas, flores e sua poderes místicos. Sobre a alfazema é sempre citada como a planta de proteção e limpeza. A pessoas que sofriam algum desvio energético, sofrendo influências negativas sempre é indicado um banho de cheiro. Quem realiza tais procedimentos em casa ou mesmo no corpo acredita em seus poderes de paz, limpeza e bem estar.

Para realizar uma limpeza na casa, primeiramente realize a limpeza normal desta, sempre limpando de dentro para fora. Prepare uma mistura de água, sal grosso, uma colher de amoníaco, esta mistura deve ser borrifada em todo o caminho que você percorreu para realizar a limpeza dos ambientes. Agora misture água e três colheres de perfume de alfazema, com esta mistura você deve jogas percorrendo toda a casa sempre de fora para dentro.

Banho corporal

Há também banhos de alfazema corporal, para o banho é necessário água limpa o suficiente para todo seu corpo, adicione um punhado de sal grosso. Depois deste, numa mesma quantidade de água adicione três colheres de perfume de alfazema e banhe-se.

Este processo descrito anteriormente é realizado após o banho comum com shampoo, condicionador, sabonete. Finalizado, com a salmoura banhe seu corpo a partir do pescoço para baixo, mentalizando sua limpeza energética, jogando todas setas negativas ralo abaixo. E para restabelecer o equilíbrio e carregar as energias banhe com a água de cheiro, após isso seque-se e vista roupas claras, é garantido a sensação de descarrego e bem estar.

Agora já sabe, se sentiu que o ambiente esta carregado, se conviveu e absorveu muita energia negativa de pessoas com o qual conviveu por um período não perca tempo e ache sua paz mental com banho corporal e de ambientes. A sensação é de paz, calma e equilíbrio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *