Como Conservar um Buquê de Flores

As flores representam situações incontáveis na nossa vida. Damos flores à alguém quando queremos representar a alegria e o amor e ao mesmo tempo fazemos isso no momento mais triste de nossas vidas, quando há morte de um ente querido. Presentear alguém, independente do momento, com flores é sinal de nossa gratidão, uma demonstração do nosso afeto e do nosso amor.

Para os antigos povos, as flores deveriam ser depositadas aos mortos para que estas os guiassem até os campos de Deus, assim como acreditavam que nas rosas estava a pureza e a beleza do amor, por isso deveriam ser dadas em demonstração desse sentimento.

Buquê de Rosas

Buquê de Rosas

Quando recebemos flores de alguém, queremos mantê-las eternamente intactas, porém sabemos muito bem que as flores não duram muitos dias. Alguns tipos conseguem sobreviver depois de tiradas as suas raízes, por muito mais tempo que outras, mas como cada momento exige um tipo de flor diferente, muitas vezes não temos escolhas.

Já pensando nisso, foram desenvolvidas algumas ótimas técnicas de conservação do buquê de flores depois de presenteado e é justamente sobre esse assunto que vamos conversar aqui. Se você ganhou aquelas lindas rosas do seu amado ou da sua amada e não sabe como conservá-las, papel e caneta em mãos para não deixar passar nenhuma dica.

Era Uma Vez Um Buquê de Flores

Antes de começar a falar sobre nossas ótimas dicas, um momento de curiosidade. Vocês sabem como se deu o início dessa linda tradição, de presentear alguém querido com buquês de flores? Já citamos mais acima que a tradição de presentear alguém com flores é de tempos incontáveis, mas antes elas não eram dadas como buquês e sim como ramos ou até mesmo uma flor única. Os buquês foram inventados muitos anos depois.

Os primeiros buquês de flores vieram da Grécia antiga, onde era tradição uma noiva fazer o trajeto de um ponto até a igreja a pé. Como os povoados não eram grandes, toda a cidade se mobilizava quando um novo casal se unia para formarem uma família, sendo assim as pessoas ao longo do caminho presenteavam a noiva com ervas, temperos e até flores que tinham um significado bem especial cada um desses itens.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando chegava à igreja, a noiva possuía em mãos um aglomerado de plantas que simbolizavam o amor, a felicidade, a sorte na nova vida, a união entre tantos outros simbolismos que o casamento precisa. Dessa forma a noiva permanecia durante e cerimônia e ao terminar, presenteava alguém querido com aquele ramalhete e geralmente eram moças que já tinham seus pretendentes e iam casar.

Com a tradição já ultrapassando as fronteiras gregas, foi na França que esses ramalhetes ganharam o nome de bouquet assim como foram modificados na sua formação. Como nesse país as noivas não seguiam a tradição grega de caminhar de casa até a igreja, elas mesmas formavam seus buquês com algumas flores. Como cada flor já tinha seu significado nessa época, cada noiva escolhia o que queria para o seu casamento. Apesar de mudar a tradição da montagem do buquê, o ato de jogar ou presentear uma próxima noiva permaneceu no país francês.

Onde e Como Guardar Meu Buquê?

Ganhou aquele lindo buquê e não sabe como ou onde guardar, e agora? Isso é importante na hora de tirar as flores daquele papel que envolve o buquê para guardá-lo. Muitas pessoas recorrem imediatamente ao vaso de vidro com água, outras não atentam para o vaso, só para a água, afinal é o que mantém as plantas vidas (mas nem sempre é assim) e por último, existem aquelas que usam fórmulas mágicas para fazer com que as flores duram mais tempo. Mas afinal como devem ser guardadas e como devem ser guardadas as flores?

Vamos Começar Então!

  1. Use sempre vasos limpos. Não importa o material do seu vaso ou o tamanho dele, a limpeza deve ser primordial nessa hora. Então antes de colocar suas flores na água, limpe bem o recipiente com água e sabão e certifique-se de ter tirado todo o sabão ao enxaguar.
  2. Assim como os vasos, a água também deve ser limpa. Se seu buquê vem com um saquinho de água, o que é bem comum hoje em dia, não utilize essa mesma água no novo recipiente, a não ser que você saiba o tipo de produto que contém nela. Isso porque muitas floriculturas colocam produtos para conservar mais as flores e você misturando com a sua água, pode acabar fazendo o efeito contrário. Você também não precisa de uma água especialmente tratada, pode ser água da torneira contanto que não tenha resíduos que possam danificar as flores.
  3. É normal as folhas caírem do seu buquê. Isso pode acontecer quando você o recebe e com o tempo que as flores ficam na água. Sempre que observar uma folha na água, retire-a, pois isso impede a proliferação de bactérias.
    Confira As Dicas

    Confira As Dicas

  4. Adicione um pouco de preservativo floral (mais abaixo deixaremos a receita caseira).
  5. A água das suas flores deve ser trocada todos os dias.
  6. Deixe-as sempre expostas ao sol. Toda planta precisa do calor solar para energizar-se. Assim como você deve mantê-las em locais ventilados, pois da mesma forma que as flores precisam do calor do sol, o excesso deste faz com que elas sequem.

Seguindo essas dicas, seu buquê com certeza se conservará um pouco mais. Lembrando que essas dicas não farão com que suas flores não murchem, elas apenas irão durar um pouco além do normal, se você não se prevenisse dessa forma.

Imagem de Amostra do You Tube

Receita de Preservativo Floral

Esse produto está a venda em qualquer floricultura, mas se quiser pode fazer em casa.

Como fazer:

  • Encha um copo grande com água filtrada.
  • Coloque meio limão espremido na água. O limão fará o papel de acidificante.
  • Acrescente duas colheres de chá de açúcar do tipo cristal. O açúcar dá energia à mistura.
  • Acrescente duas colheres de chá de vinagre branco. Isso impede o aparecimento de bactérias.

Agora com essa mistura, guarde em local fresco e sempre que trocar a água do seu buquê, acrescente 5% desse fortificante e 95% de água. Evite colocar qualquer outro produto na água das suas flores se for utilizar essa mistura.

Posts Relacionados

Depois de ver como conservar, é a hora de aprender como fazer um buquê de flores bem bonito para decorar a sua casa ou presentear. Para complementar as dicas, leia o nosso post com dicas de como conservas flores de outras espécies e que estão plantadas. Saiba como escolher as flores para buquê para diversas situações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>