Como Cultivar Acerolas: Frutas Ricas em Vitamina C

A acerola é um frutinho bem pequeno e que a maioria dos brasileiros adora degustar. Por isso, pelo menos uma árvore desse fruto pode ser encontrada em diversos quintais em território nacional, ou em diversas fazendas. Ela é nativa de alguns continentes como América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe. O seu segundo nome é “cereja das Antilhas” pois a fruta realmente se parece muito com uma cereja, por ser bem vermelhinha e pequena. Neste artigo, você vai aprender algumas propriedades da acerola e vai saber como cultiva-las de forma correta.

O paisagista João Jadão, pertencente ao escritório Planos e Plantas.

Fonte de Vitaminas

Fonte de Vitaminas

Vitamina C

O nosso corpo exige uma grande quantidade de vitamina C diária. Você sabia que com apenas dois frutos de acerola ingeridos, esta quantidade fica sanada? A acerola é rica em  ácido ascórbico. Quanto mais verde a frutinha estiver, mas vitamina C ela possuirá. Quando chega algumas determinadas épocas de colheita, essa quantia de vitamina C pode variar e muito! Por isso, fique atento e saiba quando colher a acerola para que você adquira saúde.

Além dessa vitamina, a fruta contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro: substancias essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Segundo especialistas: “A acerola é uma frutinha poderosa: tem cerca de 100 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju ou a amora.”

Diferentes Espécies

A acerola pode possuir diferentes espécies, variando em formato e tamanho. Elas também podem ser diferenciadas quanto a sua cor. É uma fruta muito frágil que quando se desenvolve só se mantém no pé por apenas dois dias após chegar na época da sua maturação. Segundo o paisagista João Jadão: ” As mais cultivadas no Brasil são: junco, Costa Rica, flor branca, sertaneja, cereja, apodi, frutacor, roxinha e rubra. Fácil de cultivar, frutifica o ano todo quando em clima tropical. Porém, em clima tropical de altitude e nas regiões temperadas, sua frutificação acontece apenas na primavera e verão”.

As acerolas também podem variar no sabor e algumas são taxadas de doces, ácidas ou até mesmo super ácidas. O seu cultivo muitas vezes é voltado para a produção de sucos, mas as outras possibilidades do seu uso não estão limitadas: “Hoje é consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geleias, xaropes, licores e doces em calda.” dizem os profissionais da área.

Outras Utilidades e Técnicas de Cultivo

A acerola é consumida por pessoas que costumam ter certas doenças. Por exemplo, a gripe, infecções pulmonares, doenças no fígado e problemas nasais e gengivais podem amenizar com a ingestão dessa fruta, que também ajuda a prevenir tais enfermidades. A aceroleira é a árvore em que cresce a acerola e ela pode ser bem cultivada em áreas de clima tropical e subtropical.

Através da propagação de sementes e técnicas de enxerto ou por estaquia, elas podem crescer e se desenvolver sem problema algum. A árvore da acerola pode crescer em até 3 metros de altura, não sendo considerada de grande porte. Por isso, é caracterizada como um pequeno arbusto.

Determinadas técnicas são usadas para melhorar ainda mais o cultivo da fruta e segundo profissionais especializados: “Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.”

Entenda Melhor

Entenda Melhor

Formas de Cultivo

As aceroleiras podem ser cultivadas em vasos sem precisar de estacas para mante-las. Elas devem ser colocadas em ambientes onde exista muita luz solar, para que ela posa se desenvolver de forma correta e gerar bons frutos. Segundo os profissionais acostumados ao seu cultivos: “A planta é comercializada em mudas produzidas pelos processos de estaquia ou sementes, mas a melhor forma de começar o cultivo é adquirir mudas produzidas a partir de estaquias selecionadas de plantas matrizes com qualidade comprovada.  Se planta for cultivada em vasos, duas irrigações semanais são suficientes.”. As aceroleiras não toleram o encharcamento do solo pro irrigação!

Época Ideal

Quem deseja plantar uma árvore de acerolas com certeza deu sorte, já que no Brasil o clima é muito propício para o seu desenvolvimento. Porém, a época ideal para o plantio seria na primavera e verão, somente em regiões mais frias do país. No nordeste brasileiro, a acerola pode ser plantada também durante o ano inteiro, desde que seja irrigada de forma constante.

De acordo com o engenheiro agrônomo Egídio Flori, pesquisador doutor em Fitotecnia do Embrapa Semiárido: “a planta exige solos de textura média e argilosos (bom teor de argila) com boa fertilidade e muita matéria orgânica (estercos e outros resíduos orgânicos). Além do esterco curtido ou composto orgânico, as plantas podem ser adubadas com uma mistura tipo 10 -10 -10 (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) em quantidades que podem variar de 10 gramas para vasos de 20 litros até 500 gramas para plantas cultivadas no campo, com aplicação a cada dois ou três meses.”

Poda

A poda é uma prática que deve ser realizada constantemente na aceroleira. Ela precisa ser feita para que a árvore tenha uma boa formação futura e possa desenvolver bons frutinhos. Segundo o engenheiro Flori: ” A retirada de alguns ramos ajuda a melhorar a ventilação interna, visto que é um arbusto muito denso, ou a acomodá-la aos espaços limitados, no caso do cultivo em vasos.”

As Pragas

O cultivo é muito prático mais requer muito cuidado com certas pragas. As árvores de acerolas podem ser atacadas pelos temidos pulgões, moscas das frutas, cochonilhas, cigarrinhas, nematoides em geral e outros parasitas que afetam as raízes. Essas pragas atrapalham no desenvolvimento da planta, impedindo que a mesma absorva nutrientes e água necessária para o seu crescimento e sobrevivência. Com isso, a aceroleira fica bastante enfraquecida, podendo não se recuperar nunca mais.

Como solução, o engenheiro agrônomo indica: “Em plantios comerciais, existem defensivos apropriados para o controle destas pragas, mas em culturas caseiras o melhor é usar produtos naturais como calda de sabão de coco ou extratos vegetais repelentes e inseticidas”.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber se posso podar meu pé de acerola, que esta plantado em vaso, e já esta com algumas flores. qual a melhor época para poda-la?

    martha 28 de julho de 2015 4:12 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *