Como Cultivar Flores em Jardins

Todas as pessoas que amam flores, natureza, jardinagem, sonham, evidentemente, em ter um belo jardim para chamar de seu. Aquelas que tem um bom quintal podem pensar em cultivar flores e ter o próprio jardim.

Não importa se você nunca fez um antes ou se já fez há muito tempo atrás e só agora resolveu dedicar-se de novo a jardinagem. O importante é ter vontade de criar esse espaço e aproveitar bons momentos ao ar livre. Aliás, cultivar flores em jardins não é só bom pela beleza do resultado final, mas também é uma excelente forma de passar o dia.

Jardim: Luz e Localização

O primeiro ponto fundamental para quem está querendo cultivar flores em jardins é pensar qual será a localização. No caso de quem nunca fez a atividade antes, o conselho é que ele seja em um lugar que receba bastente luz solar. Considere pelo menos metade do dia como ideal.

Além da luz do sol, o solo também tem que ser bom, para que as flores possam crescer bonitas e fortes. A terra ideal tem que ter um pH equilibrado e perceba o que as flores que você vai plantar exigem, como por exemplo, um solo ácido. Algumas plantas podem preferir a terra alcalina e tem aquelas flores que tanto faz. Neste caso, é melhor escolher as mais “ecléticas”.

Ainda analisando o solo será necessário ver que tipo de nutrientes tem naquela terra e trabalhar também o nível de umidade. Para se ter um jardim bonito é muito importante analisar bem o solo antes de iniciar o cultivo. Quando você conhece bem a terra, saberá escolher bem as flores que se adaptam melhor aquele determinado solo.

A Primeira Experiência em Jardinagem

O conselho para quem está começando a fazer jardinagem é usar pequenas áreas para plantar, não saia cultivando no solo todo. Reserve um primeiro espaço de cerca de 1 metro e meio por 3 metros. É mais fácil para conseguir manter as flores no início e depois com a experiência vá aumentando a área e cultivando mais flores no seu jardim.

Outro detalhe importante é em relação a água, é necessário que as flores estejam perto de um lugar que seja fácil ter o líquido para regá-las.

O Colorido das Flores em Jardins

Na hora de cultivar flores em jardins é bom usar alguns critérios na escolha de que espécie usar. Um dos principais é os tipos de flores existentes, que será feita entre perianuais, que signifca que elas morrerão no inverno, mas voltarão na primavera. Outra alternativa são as flores anuais, que estarão bonitas o ano inteiro.

Além desse critério, considere também o estilo do seu jardim, para definir quais serão as flores protagonistas e as “complementares”. O orçamento também é fator que deve ser levado em consideração. Algumas plantas exigem mais atenção e mais gastos do que outras. Um equilíbrio entre as que exigem pouca manutenção com as que exigem mais atenção pode ser a melhor solução.

Todos os fatores devem ser analisados para você conseguir comprar a planta que atenda as suas necessidades e conseguir montar um jardim de flores lindo.

Utensílios Para Cultivar o Jardim

Para se cultivar flores em jardins é necessário ter o material certo para trabalhar com a terra. As ferramentas de jardinagem são fundamentais. Tesouras, pás, sacho, regador e forquilha são aqueles principais, que dão o ponto de partida para o trabalho.

Com os instrumentos necessários na mão para cultivar flores em jardim é hora de preparar o solo para receber cada uma das plantas. É com um bom solo que se garante um jardim florido e perfeito.

As ervas daninhas devem ser retiradas, além disso, retire raízes, lixo, qualquer tipo de intruso que tenha no solo, antes de começar o cultivo.

O segundo passo é remexer bem a terra e depois disso, acrescentar o adubo que dará mais “energia” ao solo para ajudar no crescimento das flores. Uma vez com adubo é necessário alisar a terra e regá-la. Com um pedaço de pau se pode “desenhar” a terra, fazendo a forma que você gostaria que o seu jardim tivesse.

Algumas Dicas Para Cultivar Flores em Jardim

Na parte de trás do jardim devem ficar as plantas mais altas, deixando as médias no meio e as rastejantes e pequenas na frente. Para delimitar o jardim podemos usar pequenos objetos eou pedras, a parte decorativa é muito importante para deixar o seu jardim mais bonito. Além disso, elas podem ser colocadas estrategicamente de forma que evitem que a água da chuva escorra. A borda também é importante para ajudar no combate contra as ervas daninhas.

Como Plantar as Flores

Depois do solo pronto e das flores escolhidas é hora de escolher como elas serão plantadas, o melhor é usar as sementes, siga as indicações do rótulo para colocá-las na terra.

Se você escolheu as plantas por estacas ou envasadas, lembre-se que o buraco feito no solo deve ser duas vezes maior do que o vaso onde elas estão, pois a planta está entre 6 a 7 centímetros de profundidade.

No fundo do buraco use o adubo ou a compostagem, uma camada de 6 ou 7 centímetros, isso será uma fonte de alimentação para as flores nas primeira semanas. Em seguida, use água para encher o buraco e aguarde até que todo o líquido tenha sido absorvido. Encha novamente e dessa vez vá colocando terra até fechar o buraco.

Depois de Cultivar Flores em Jardim: Manutenção e Dedicação

Não basta plantar e pronto, depois tem que dar a devida atenção, fazendo a limpeza do jardim, todos os dias de preferência. Só assim você terá um espaço perfumado, colorido e florido.

Fique observando o seu jardim para entender o que está faltando, se a luz do sol, sem tem algum tipo de praga ou doença. Se será preciso trocar as flores de lugar.

Você também pode optar por colocar novas flores no seu jardim, fazendo de forma a combinar com as flores que já cresceram e fazem bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *