Como Cultivar Plantas em Ambientes Internos Com Pouca Luz

Não é porque você não tem um jardim, uma varadinha, ou qualquer área externa, que não será possível cultivar plantas na sua casa. Para resolver o problema basta que seja feita a escolha da espécie certa, isto é, aquela que gosta de sombra, que não precisa de sol e por isso, pode ser cuidada dentro de casa.

Depois é só escolher onde colocá-la para incrementar ainda mais a sua decoração, pode ser na entrada, nos cantos dos espaços internos dos ambientes e até mesmo no vão de uma escada. Outro fator importante é cultivar cada planta no vaso adequado ela, nem maior e nem menor do que ela precisa.

O primeiro passo é escolher a planta, depois o vaso, levando em consideração a decoração da casa, o espaço disponível e principalmente se ele é adequado aquele determinado tipo de planta. Depois é só escolher o cantinho, mesmo que não tenha muita iluminação e cuidar da espécie como ela deve ser cuidada. Porém, vale ressaltar que existe uma grande diferença entre uma planta que sobrevive sem a luz direta do sol, o que não quer dizer que ela goste de escuro.

Um pouco de luz, ventilação e temperatura adequada a ela, são essenciais para que ela sobreviva bonita e saudável. Então, nem pense em colocar a sua planta em um canto escuro da água sem circulação de ar.

Do Que As Plantas Precisam Para Serem Cultivadas Nos Ambientes Internos?

Antes de comprar uma planta você deve saber tudo sobre ela e para garantir que conseguirá cuidar dela como deve ser, informe-se como é o seu habitat natural. E não esqueça de saber qual é o porte final que atinge a planta no futuro, para evitar de colocá-la em uma situação não propícia a ela.

Uma das coisas que não muda, tanto para as plantas que são cultivas na parte externa e serve também para aquelas da parte interna é o enriquecimento do solo. É necessário enriquecer a terra com material orgânico.

Na hora de regar, outra atenção especial, a planta precisa de água na medida certa, exagerar na quantidade do líquido pode acabar matando-a. Na maioria dos casos, aliás, a morte se dá pelo excesso e não pela falta.

Qual é a Definição Correta de Uma Planta de Sombra

As plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos, isto é, com pouca luz, são definidas como “plantas de sombra”. O que significa que elas não suportam luz intensa e nem direta. Quando ficam expostas diretamente ao sol, as folhas secam, queimam e ficam feias e ela perde o valor ornamental.  É comum que as pessoas pensem que uma planta apresenta estas características porque está sofrendo com alguma doença ou está debilitada de algum nutriente.

Na melhor das hipóteses, uma planta exposta ao sol não fica com as folhas queimadas, porém, sofre outro tipo de dano que é aquele de reduzir o seu crescimento, não florear como deveria ou nem mesmo florear.

Como Cultivar Plantas Dentro de Casa: Cuidados

Quando uma planta não precisa de sol, ela não precisa mesmo, a pouca luminosidade que chega até ela é absorvida e é o suficiente para que ela cresça bonita e forte. Aliás, a pouca luminosidade é mais fácil para essas espécies de ser absorvida. Mas, vale ressaltar que isso não quer dizer que as plantas não precisem de nenhuma luz. Neste caso, é de forma indireta, mas é necessário. Sem a luz a planta não pode realizar a fotossíntese e o resultado é que ela fica desnutrida, o que a deixa debilitada e mais fácil de ser atacada por doenças e pragas.

Um outro ponto de extrema importância que não pode ser ignorado para quem está cultivando uma planta dentro de casa é em relação a ventilação. Deve existir, não pode ser de pouca intensidade e deve ser natural. Ar-condicionado não substitui uma janela aberta, pelo contrário, ela pode acabar fazendo com que a planta seja atacada por doenças e pragas, a probabilidade neste tipo de ambiente é muito maior.

Mas, não esqueça de buscar a ventilação como meio termo, um lugar que venta muito, é bem provável que faça a planta precisa de mais água, a evaporação será mais rápida. É melhor evitar, porque segundo os paisagistas, o vento forte causa estresse na planta.

Algumas Plantas Que São Adequadas Para Ambiente Interno e Dicas Para Cuidar Delas

Se podemos destacar algumas das plantas que são mais adequadas ao ambiente interno, citamos as palmeiras, mas aquelas chamadas de palmeirinhas de sombra da família do Chamaedora. Porém, se você está procurando uma planta mais vistosa, que fique mais alta, a palmeira licuala grande é uma boa opção, porque ela é de meia sombra, apesar de poder ser usada na parte externa também.

Também pode usar as espécies do gênero Philodendron e nessa família você terá opção de tamanhos e cores, com maior e menor folhagem, como a filondentro xanadu ou pacovás.

1- Não encharque nunca o vaso onde está a planta, o correto é que terra esteja sempre úmida e jamais seca. As plantas que ficam na sombra precisam de menos água do que aquelas que ficam  expostas ao sol. Lembre-se que excesso de água pode apodrecer a raiz.

2- A rega deve ser de 2 vezes por semana quando a planta é pequena e 3 quando a planta é grande, mas mesmo assim, confira antes de molhar.

3- Não considere uma regra os dias que você deve regar a planta. Sempre coloque o dedo na terra para ter certeza que é necessário molhar, que a terra não está mais úmida. Para medir saiba que se a terra grudar no dedo, não é hora, se não grudar é hora de molhar.

4- As folhas devem ser limpas com pano úmido para retirar a poeira.

5- Todas as espécies de planta da sombra devem receber de 2 a 3 vezes por ano um novo adubo, de preferência durante o inverno. De preferência use adubos como o húmus de minhoca ou aqueles líquidos.

6- Não faça nenhuma poda antes de entender bem a sua planta, somente as folhas amarelas podem ser retiradas sem pensar.

Posts Relacionados

Veja dicas para montar um jardim interno e decorar a sua casa com muito verde. Saiba quais são as plantas ideais para ambientes fechados e faça as suas escolhas. Existe uma grande variedade de plantas que podem ficar dentro de casa, portanto você não terá muitas dificuldades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *