Copo-de-Leite

O copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) é uma flor originária da África,  muito utlizada como planta ornamental e para arranjos. Elas devem ser cultivadas em solo úmido e necessitam da luz do sol para florescer, podendo chegar a 1,5m de altura. São naturalmente brancas, mas após o cruzamento com outras flores apareceram em outras cores, como vermelho e amarelo. São flores de beleza ímpar, bem como outras como a gérbera ou a tradicional rosa.

Além de sua beleza, o copo-de-leite representa paz, inocência e pureza. Seu nome vem do fato de sua flor aparentar um copo associado com a sua cor branca. Lindas cestas são montadas com essas flores, além de buquês de copo-de-leite.

Conhecendo Mais Sobre a Flor Copo-de-Leite

Também conhecida como lírio-do-nilo essa flor se adapta a lugares com clima tropical, contudo, tem preferência por temperaturas mais amenas podendo ser exposta a um frio de até 4°C. O copo-de-leite tem dificuldade de crescer com saúde nas temperaturas altas do verão brasileiro. O formato exótico dessa flor é acompanhado de textura aveludada das suas pétalas e suas folhas tem um verde bastante vivo fazendo dessa espécie excelente como flor de corte.

Algo bastante curioso é que o ‘copo’ é na verdade a inflorescência da planta que tem como objetivo proteger as flores menores. Outra função da inflorescência é atrair os polinizadores para as pequeninas flores. Uma flor que desperta a curiosidade e que é usada em buquês de noivas e na decoração de uma forma geral.

Como Cultivar Copo-de-Leite

Preparação do Solo

O solo usado para o plantio dessa flor deve ser comum com adição de matéria orgânica. É importante que depois do plantio feito a terra seja mantida úmida, mas não encharcada. O objetivo é fazer com que as condições fiquem semelhantes a aquelas encontradas perto de lagos e rios, algo que a Copo-de-Leite gosta muito. Mesmo quem vai fazer o cultivo em vasos deve atentar para esse cuidado.

Rega

Mantenha a rega constante, mas jamais molhe diretamente as flores ou folhas. A terra é que deve receber água.

Reprodução

Quem deseja fazer a reprodução dessa flor deve optar por touceiras de flores plantadas ou pelo uso de sementes.

Iluminação

Essa é uma planta que gosta de boa iluminação, você pode manter sem iluminação durante os dias de temperaturas mais baixas cuidando para que não fique exposta ao sol em dias de calor intenso.

Floração

O período de floração acontece entre os meses de janeiro e agosto. Contudo, por ser uma planta do tipo perene pode manter a floração o ano todo quando em condições propícias.

Cuidados com o Copo-de-Leite

Essa flor está na categoria de flores rústicas, isso significa que ela é fácil de ser cultivada e que não exige cuidados tão constantes. Fique de olho somente nas pétalas das flores porque elas são muito delicadas e podem ser bastante perecíveis. Pode chegar a medir até 1 metro de altura. Como se trata de uma flor tóxica deve ser cultivada longe de crianças e animais domésticos. Quando a flor entra em contato com a língua ou com a boca pode causar irritação local e dificuldade de engolir e respirar.

Flor Selvagem

Durante muito tempo a Copo-de-Leite não foi considerada uma flor comercial por ser extremamente selvagem e florescer em locais até mesmo insalubres como perto do esgoto. Porém, com o uso de técnicas de cruzamento que tornaram essa flor mais resistente e duradoura bem como com cuidados especiais se tornou uma variedade bastante comercial.

Copo-de-Leite – O Significado

Essa flor é muito usada para montar buquês de noivas por representar paz e pureza. Acredita-se que essa flor tem ligação com a ideia de castidade e santidade do casamento. No interior da flor tem um espádice amarelo que representa a felicidade e a prosperidade que espera o casal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • parabens essas flores são lindas gostaria de receber mais modelos de flores em meu email.

    naly. 14 de setembro de 2010 14:48 Responder
  • obriado ajudou mto em meu trabalho sobre essa flor

    renatin 27 de setembro de 2010 19:54 Responder
  • Peço a gentileza de me informar se vocês têm à venda mudas de margarida branca e copo-de-leite.
    Se sim, por favor informem como posso adquirir.
    Sou de Porto Alegre e não estou encontrando por aqui.
    Obrigada.
    Lourdes

    Lourdes Margarida Grings 30 de setembro de 2010 22:38 Responder
  • lindo

    carlos 23 de dezembro de 2011 12:25 Responder
  • linda esta flor

    carlos 23 de dezembro de 2011 12:26 Responder
  • elas além de lindas realmente trazem a paz . Obrigada

    Ellen joice 5 de fevereiro de 2012 3:43 Responder
  • muito linda essa flor

    daniel 23 de fevereiro de 2012 16:47 Responder
  • esses copo de leite sao perfeito

    aline 22 de abril de 2012 21:25 Responder
  • Adoro a flor copo de leite sao muito bonitas

    kelly 17 de agosto de 2012 12:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *