Cuidados Com Hibiscos: Flores Grandes e Coloridas

Um belo jardim precisa contar com belas flores para perfumar e também embelezar o ambiente. Uma boa dica para quem ainda está procurando o seu tipo de flor ideal é conhecer os Hibiscos. Além de serem flores lindas podem se adaptar muito bem ao seu jardim.

Para que o plantio de Hibiscos seja bem feito a dica é tomar alguns cuidados essenciais para o crescimento da planta e também saber como fazer o plantio. Continue lendo e saiba exatamente como garantir que os seus Hibiscos germinem e cresçam perfeitamente.

Cuidados Com Hibiscos: Flores Grandes e Coloridas

Cuidados Com Hibiscos: Flores Grandes e Coloridas

O Hibisco

O Hibisco mais comum de se ver no Brasil é a espécie Hibiscus rosa-sinensis, pelo fato de a flor dessa planta ter sido usada durante algum tempo para engraxar sapatos ganhou alguns nomes populares interessantes como “graxa-de-soldado” e “graxa-de-estudante”.

Essa planta é um arbusto perene que teve a sua origem na China, em geral produz grandes flores em tons que vão do branco ao vermelho. Você encontra flores de Hibisco em tons de rosa, laranja e até amarelo.

As flores dessa planta tem vida curta, sendo que aquelas que têm forma simples podem durar apenas 24h, já aquelas que têm forma dobrada podem resistir cerca de dois dias. Essa planta pode florescer o ano todo, o ambiente que ela mais gosta é aquele que é quente e úmido.

Tem facilidade de adaptação em terrenos arenosos o que a torna uma planta boa para se ter em regiões próximas a praia. Uma espécie de planta que é bastante utilizada como cerca viva porque tem um crescimento e desenvolvimento bastante rápido.

Os Tipos de Hibisco

Como já dissemos acima existem alguns tipos de Hibisco, conheça cada um deles em detalhes abaixo:

  • Singelas – As flores que tem 5 pétalas, são sobrepostas e separadas (lembra um moinho de vento).
  • Semidobradas – As flores de Hibisco que tem mais uma a três pétalas vindas do centro.
  • Dobradas – As flores que tem mais de 5 pétalas que vem do centro.
  • Miniaturas – As flores que tem menos de 5 cm de diâmetro, são simples ou dobradas. 

Composição Ideal da Terra Para Plantar Hibiscos

Abaixo uma sugestão de composição, mas você pode substituir elementos como o esterco de gado por fertilizante.

  • 10% maravalha de madeira (serragem grossa)
  • 10% barro vermelho ou amarelo
  • 30% Terra
  • 50% Esterco de gado

Como Plantar Hibiscos

Uma coisa importante é plantar os seus hibiscos logo depois de comprá-los. Além disso, saiba que os cuidados começam já na hora de retirá-los da embalagem. Não retire o esfagno que envolve a raiz, retire somente o saco plástico que envolve a raiz.

Comece plantando os seus hibiscos em vasos ou sacos plásticos que fiquem a meia sombra, durante um período de uns 20 dias. Regue as suas plantas diariamente se estiver num período de muito calor.

Depois desses 20 dias é importante plantar os seus hibiscos num local definitivo, pode ser a meia sombra ou mesmo no sol total. Uma dica importante para quem pretende plantar os hibiscos em jardineiras ou vasos é garantir uma profundida de uns 40 cm.

Os Cuidados

A Poda

A poda é muito importante para o Hibisco, uma dica é fazer uma poda anual no final do mês de maio ou então dos meses que não R no nome. Corte os galhos no sentido diagonal reduzindo pela metade o seu tamanho.

Vale ressaltar que se forem realizadas podas assertivas durante o crescimento do Hibisco evitando a bifurcação de tronco essa planta pode crescer com uma forma de arvoreta.

O Ambiente e o Clima

O Hibisco precisa de locais com boa luminosidade para conseguir crescer. A iluminação pode ser direta da luz do sol. No caso de você estar pensando em deixar os seus hibiscos num local com pouca iluminação deixe-os pelo menos nos primeiros dias em exposição ao sol.

Essa planta prefere um clima tropical, mas pode se adaptar bem a outros climas desde que tenha boa iluminação. Um hibisco que não tem contato com o sol é um hibisco que não cresce de forma saudável.

A Drenagem

Quando os hibiscos são plantados em vasos ou jardineiras precisam de drenagem para que haja um bom desempenho das plantas. Uma forma de fazer uma boa drenagem é com a ajuda de pedra brita. Coloque a pedra brita nuns 5 cm como forração do fundo da jardineira ou vaso.

A Multiplicação

A multiplicação dos hibiscos deve ser feita por estaca durante a primavera ou no fim de fevereiro.

O Solo e a Rega

O solo onde estão os hibiscos precisa estar sempre úmido, porém, tome muito cuidado para não encharcar as raízes da planta. A rega durante o verão é muito importante, uma boa dica se na sua região faz muito calor é regar uma vez pela manhã e outra no final da tarde. Nos meses mais frios do ano basta uma rega diária.

No caso de plantar os seus hibiscos no jardim de casa mantenha o solo sempre úmido e coloque adubo mensalmente. Mantenha o seu hibisco sempre adubado para ajudar a protegê-lo de problemas como o ataque de pragas. A adubação ideal para hibiscos costuma ser uma composição de NPK 10-10-10.

Prepare o adubo de acordo com as indicações da embalagem, geralmente esse tipo de adubo deve ser aplicado no começo da primavera. Repita o processo de adubação de 40 em 40 dias.

Ainda vale a ressalva de que os hibiscos sofrem muito mais por excesso de água do que por falta da mesma.

O Cultivo de Hibisco

O cultivo do Hibisco pode ser feito como cerca-viva ou isoladamente em vasos, canteiros, jardineiras e jardins. A grande dificuldade de cultivo do hibisco é não tolerar geada, se você mora numa região em que acontecem muitas geadas pode não ser indicado ter hibiscos em casa.

Hibiscos, Abundância de Flores

Uma das características dos hibiscos é a sua abundância de flores, uma planta que floresce muito rapidamente. Por isso mesmo tantas pessoas optam por tê-la em seu jardim. Quem gosta de belas e grandes flores não pode deixar de considerar plantar hibiscos.

Além disso, trata-se de uma planta que não exige tantos cuidados e nem mesmo dificuldades para ser plantada.

Posts Relacionados

Depois de conhecer um pouco mais sobre esta bela flor, aproveite para ver como fazer uma cerca viva com hibisco e deixar a sua casa muito mais bonita. Além disso, saiba que o chá de hibisco é um importante auxiliar do processo de emagrecimento. Conheça também outras espécies de plantas ideais para sol pleno e plante no seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • estou usando espero obter bons resultados

    JANE 23 de novembro de 2013 14:34 Responder
  • Estive a ler a descrição sobre o hibisco e estou mesmo tentade em plantar mais e seguir os conselhos descritos.

    Maria Silva 2 de abril de 2014 9:53 Responder
  • Muito bom os ensinamentos a respeito do cultivo do hibisco,sou colecionador,possuo aproximadamente 100 mudas de cores e especies diferenciadas no sitio Agoropeuaria Calanguinho na regiao de Brasilia Df.
    Reginaldo Alves

    Reginaldo alves de olivierira 29 de abril de 2014 0:22 Responder
  • Muito bom os ensinamentos a respeito do cultivo do hibisco,sou colecionador,possuo aproximadamente 100 mudas de cores e especies difenciadas no sitio agropecuaria Calanguinho na regiao de Brasilia Df.
    Reginaldo Alves

    Reginaldo alves de olivierira 29 de abril de 2014 0:25 Responder
  • para decoração de casamento precisa de algum cuidado especial, mesmo que seja flores regionais

    neide nascimento 4 de outubro de 2014 6:54 Responder
  • Adorei as informações,estou com cinco mudas de hisbisco de cores diferentes e não quero perder nenhuma delas.Estou apaixonada por está planta linda.

    sandra aparecida flores frança 11 de outubro de 2014 7:00 Responder
  • Amei as informações sobre esta planta linda.tenho cinco mudas e não quero perder nenhuma.

    sandra aparecida flores frança 11 de outubro de 2014 7:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *