Curiosidades Sobre os Lírios

Tendo suas origens registradas no Hemisfério Norte, o Lírio, da família das Liliaceae, possui centenas de espécies diferentes do gênero Lilium encontrados no mundo todo. Devido a grande variedade a flor é sempre requisitada nos mais diversos eventos principalmente como parte da decoração.

Representando muito mistério e sedução a flor tem sua história baseado em várias crenças, lendas e até religião. Ela também é símbolo de elegância, por isso está sempre presente em decorações de festas importantes, festivais e palácios, até hoje ela é símbolo tradicional de alguns brasões de famílias reais da Europa.

Curiosidades

É uma flor exótica e em muitas menções da Bíblia refere-se a ela como uma flor que representam inocência, pureza e castidade por isso ele está presente também na maioria dos buquês de noivas do mundo inteiro. O aroma da flor possui substâncias bem peculiares, assim como as rosas, chamada de feniletilamina. Essa substancia ajuda o organismo da planta na produção de endorfinas, que é atribuído a sensações de bem estar e tranqüilidade. A palavra Lírio refere-se ao Amor Eterno (taí o porquê da utilização dela em casamentos), receberam esse nome dos chineses que já cultivavam essa planta há mais de 3 mil anos atrás.

Mas na China, ela também representa fartura e calor, pois é bastante associada à chegada do verão no país. Devido ao aroma e beleza, ficam ótimos em arranjos de centro de mesa e não passam despercebidos. Também é considerado em alguns lugares do mundo com o “Rei das Flores”. Assim como existe uma grande variedade de espécies, também são variadas as cores, e cada uma delas possui um significado diferente em sua simbologia. Conheçam alguns desses significados:

  • Lírios Brancos: no sentido mais nobre da palavra eles representam pureza, maternidade, matrimonio e inocência.
  • Lírios Com as Pétalas Azuis: transmite segurança, e passa a ideia de um sentimento bom permanente.
  • Lírios Amarelos: representa amizade que quer virar amor, mas também representa a decepção.
  • Lírios de Cor Alaranjada: representam atração e grande fascínio, é excelente para presentear uma paquera.

Informações Sobre os Lírios

Existe catalogadas mais de 100 espécies diferentes de lírios, isso acontece devido a sua grande distribuição pelo mundo, que se dá em países do Oriente, Europa e América do Sul. Além disso, elas participam da cultura de diversos povos. Os lírios são usados desde a antiguidade com datas desde o Egito antigo e Grécia em toda a mitologia da época e até mesmo na igreja. Em terras egípcias, a flor representava à deusa Isis, a principal deusa dos panteões. Na cultura grega, especificamente na mitologia, acreditava-se que a deusa Hera estava ligada as flores, pois era o seu símbolo pessoal segundo os gregos. Na história de Hércules conta que o lírio nasceu de uma gota da lua que um dia caiu na terra e então também surgiu Hera. Com o enraizamento da cultura cristã no ocidente a flor ganhou muitas novas conotações.

Na era medieval, elas simbolizavam proteção contra o mal e as bestas por isso muitas pessoas mantinham o cultivo dela nos jardins das casas. Outra história ainda conta, que a planta nasceu de uma lágrima caída de Eva assim que ela foi expulsa do paraíso. Em alguns lugares o lírio é dedicado em culto para a santa Virgem Maria, representando a pureza. Além de serem usados muito em buquês e fora do contexto religioso, os lírios também são bastante usados na produção de cosméticos e farmacêuticos, pelo odor e alguns benefícios que as substancias que a planta carrega. Uma novidade é de que também existem terapias feitas com plantas, chamadas de terapias florais, e a principal característica é a de purificação do ambiente, de acordo com os terapeutas elas eliminam elementos tóxicos do ambiente e absorvem para si. Lírios são flores de jardim, em cultivo doméstico elas são recomendadas ficar na terra, quando montadas em arranjos não duram muito tempo. O tipo de solo ideal para a planta é o argiloso e elas são plantas de clima quente, mas não suporta sol muito quente, assim como também não suporta temperaturas muito frias. No calor as regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana e no frio apenas 1 vez. Eles são ótimas escolhas para o buquê muitas vezes por causa do aroma e pela beleza da flor, que chama bastante atenção das pessoas. Como decoração da festa também. Ficam bem posicionadas em arranjos, pois possuem o caule longo e resistente. É uma flor delicada por isso dá suavidade ao ambiente.

Como Cultivar?

Existem alguns passos para fazer o seu vaso de flores florescerem sempre mais, saiba como:

  1. Depois que as flores murcharem e secarem, não pare de regar, esse é um dos principais erros. A rega deve seguir por mais uns 3 meses. Depois desse tempo é preciso deixar que os ramos e galhos sequem por completo. Nesse caso é hora de parar a rega.
  2. Nessa etapa você pode retirar os bulbos que existem nos galhos embrulhá-los em sacos plásticos e colocá-los na geladeira por mais 4 meses. Esse é um processo usado como quebra de dormência (um estado que a planta entra até que ela se quebre novamente ou se sinta mais apta a florescer novamente).
  3. Após esses 4 meses de geladeira, plante os bulbos em um novo vaso e deixe em um local arejado e fresco com regas freqüentes de 2 a 3 vezes por semana. Em poucas semanas você já verá os brotos novos.

Algumas precauções devem ser tomadas na hora do cultivo, excesso de algumas coisas ou falta delas pode causar o aborto do botão e ele não nasce. Sol demais pode queimar as pétalas das flores e elas ficam feias, além de também diminuir o tamanho das flores. Pouca luz e falta de água também causa o aborto do botão. A planta do lírio costuma atingir até 2 metros de altura quando bem cuidadas. Assim como as tulipas os lírios são flores que precisam de muitos cuidados especiais, pois elas levam muito tempo para florescer. Sendo assim é importante pesquisar em casas especializadas sobre alguns fertilizantes e coisas que se pode fazer para que essas lindas flores apareçam mais vezes no ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *