Cyclanthus – Mapuá

Cada espécie de planta da natureza é única, a que vamos conhecer mais abaixo é típica de floresta, mas não existe limitação alguma para que ela seja colocada em seu jardim e deixe-o mais bonito. Vamos conhecer mais um pouco sobre a Cyclanthus ou Mapuá.

Principais Características da Cyclanthus

Este arbusto possui o nome cientifico de Cyclanthus bipartitus, sendo uma das espécies de plantas da família das Cyclanthaceae e tem origem na Floresta Amazônica. Esta é uma planta bem particular e com alguns detalhes diferenciados, principalmente quanto ao seu cultivo que pode ser amplamente feito em diversos locais, somente obedecendo o tipo de solo e clima ideal para o desenvolvimento da planta.

Como a popularidade da espécie é bem abrangente, você pode encontrá-la em diversas outras nomenclaturas populares, mas nenhuma será de fato mais conhecida como a Mapuá e a Ciclanto. O ciclo de vida desse arbusto é perene, o que indica que ele vai levar um tempo maior para ser concluído e por este motivo, flores, folhas e frutos aparecem pela planta durante o ano inteiro.

Quando bem cultivada, a Mapuá pode chegar até 1,80 de altura e as informações sobre cultivo e manutenção, nós vamos explicar no decorrer do texto. 

Folhas e Flores

As maiores características de uma planta estão nas suas folhas e em suas flores, porque é esse conjunto que leva a maior identificação da espécie. No caso da Mapuá, as folhas são bem grandes, largas e possuem um pecíolo longo com um formato que cada forma parece ser na verdade duas.

Já as flores não possuem tanto destaque na planta,ficando de fato, escondidas pelo tamanho das folhas. 

Sobre o Cultivo da Cyclanthus – Mapuá

Cultivar uma planta é muito simples e você precisa apenas atentar-se para os pequenos detalhes que ela precisa. No caso dessa espécie, elas preferem se desenvolver em locais onde a luminosidade não é tão forte, então as deixe sempre à meia sombra e evite que elas tenham acesso à luz direta do sol entre as 10 horas da manhã e as 17 horas da tarde.

O solo deve ser bem úmido, mas nunca o deixe totalmente encharcado que você pode apodrecer a raiz da planta. Uma dica muito eficiente para essa questão, é você regar sua planta normalmente e colocar uma pequena quantidade de cascas de pinos ou aquelas pedrinhas de jardim para manter a umidade do canteiro e evitar que a água evapore rapidamente.

Por ser uma planta típica da nossa Floresta Amazônica, então ela se desenvolve melhor em locais de clima mais quente e úmido. Regiões onde a temperatura é muito baixa com certeza vai prejudicar o crescimento da Mapuá ou ela não se desenvolverá de nenhuma forma. Temporariamente indicamos que você retire todas as folhas secas para que a sua espécie aparente sempre bonita e saudável. 

Condições do Solo e Cuidados Especiais

Atentar-se sobre o solo onde você cultiva a sua mapuá é muito importante porque esta espécie é típica de floresta, então você deve ofertar exatamente isso quando colocá-la em seu jardim. Solos com um valor maior de matéria orgânica e que possuem uma boa capacidade de drenagem porque como citamos no tópico anterior, esta planta não suporta solos encharcados.

Para fertilizar o local onde sua mapuá está plantada, indicamos que faça uma mistura com 2 (duas) partes do composto orgânico que você usa comumente em seu jardim, 1 (uma)  parte de terra vegetal e 1 (uma) parte de terra comum de jardim. Todos esses itens são facilmente encontrados em qualquer loja de produtos para jardim ou floriculturas.

Já para fazer a fertilização do solo, você vai precisar enriquecer o local com NPK de formulação 10-10-10. Para este produto, aplique 1 (uma) colher de sopa se a sua mupuá estiver plantada em um vaso pequeno e 3 (três) colheres de sopa se ela estiver plantada em vasos grandes. Na hora de aplicar o fertilizante, jamais jogue sobre a planta. Ele deve ser espalhado ao redor dela para que o solo absorva de uma melhor forma. 

Como Plantar a Cyclanthus em Jardins

Mesmo sendo uma espécie típica de floresta, você pode cultivá-la facilmente em jardins e precisa apenas que siga algumas instruções que vamos ensinar como fazer para que tenha sempre uma planta bonita em seu ambiente. Montamos um passo a passo bem prático.

  • Passo 1: Com a terra do canteiro já separada, retire todas as sujeiras como restos de plantas mortas, pedras e qualquer outro resíduo.
  • Passo 2: Acrescente um pouco de adubo animal do tipo bem curtido e misture bem. Você pode usar a medição de 1 (um) quilo de adubo para cada 1 (um) metro quadrado de terreno. Para melhorar ainda mais, você pode acrescentar um composto orgânico ou então turfa modificada na quantidade que o seu canteiro precisar. Esses materiais podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem.
  • Passo 3: Com a mistura feita, retire a sua muda de mapuá do saco que ela vem envolvida e aplique na terra. Para isso, você vai precisar abrir um buraco do tamanho da muda de sua planta. Não deixe nenhum espaço muito amplo nem apertado, sendo o ideal, aquela cova onde você colocar o seu torrão e um pouco de areia ao redor. Aperte um pouco a terra para fixar a sua planta e regue bem.

Cultivando em Vasos

Caso vá plantar a mapuá em vasos, você pode usar o mesmo tipo de mistura com terra que citamos no passo 2. O diferencial desta vez fica por conta do vaso que não pode ter mais que 50 centímetros de profundidade e também não deve ser muito raso. Você também precisará passar uma camada de tinta impermeabilizante das paredes do vaso e deixar secando por alguns dias antes de colocar a planta.

Antes de colocar a areia, acrescente um pouco de brita e areia umedecida no fundo do vaso para reter a umidade das regas. Na hora de repor os nutrientes, use também o fertilizante NPK com fórmula 10-10-10, mas a quantidade cai bastante, sendo preciso apenas 100 gramas por vaso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *